Bricomarché inicia 2ª fase de expansão em Portugal com nova loja na Malveira
A Bricomarché, insígnia do grupo Os Mosqueteiros, abre hoje portas na Malveira, concelho de Mafra. Esta é a 34ª loja em Portugal da marca de bricolage, que tem o objetivo de chegar aos “50 espaços até 2020, atingindo um volume de negócios de 150 milhões de euros” no País
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Ana Catarina Monteiro
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A Bricomarché, insígnia do grupo Os Mosqueteiros, abre hoje portas na Malveira, concelho de Mafra. Esta é a 34ª loja em Portugal da marca de bricolage, que tem o objetivo de chegar aos “50 espaços até 2020, atingindo um volume de negócios de 150 milhões de euros” no País.
A terceira loja Bricomarché situada na grande Lisboa inaugura hoje, dia 18 de novembro. A abertura na região de Mafra marca a segunda fase do projeto de expansão da insígnia que, depois da remodelar os espaços, está a ampliar o parque de lojas.
A insígnia iniciou em 2013 a remodelação das suas lojas portuguesas, que foi “concluída no primeiro semestre de 2015”, explica Pedro Subtil, administrador do Bricormarché, na abertura da nova loja na Malveira. “Esta loja marca o início da segunda fase do projeto de expansão, definido pelo grupo para os próximos cinco anos. Nesta fase, depois da remodelação das lojas existentes, vamos ampliar o número de espaços”, privilegiando aberturas em “zonas semi-urbanas”.
A nova loja traduz um investimento “entre os três milhões e meio e os quatro milhões de euros”, seguindo o conceito já adotado pelos espaços remodelados. Está dividida em cinco zonas (“universos”), das quais duas se situam no exterior da loja. “Colocamos os artigos destinados para trabalhos no exterior de casa, fora da loja”.
Desta forma, os clientes podem encontrar uma área de venda de 2 400 metros quadrados, dividida entre Bricolage, Decoração, Jardim e Pet Shop, às quais se juntam as zonas a céu aberto de Construção, com 445 metros quadrados, e outra também de Jardim, com 260 metros quadrados, onde se encontram à venda hortícolas de produtores locais.
No total estão 20 mil referências disponíveis na loja. Segundo o administrador, a expetativa de visitas ronda os 2 500 e os 3 000 clientes semanais. “Não é o foco número um, mas tentamos cada vez mais direcionar a oferta para que o consumidor seja capaz de realizar todo o seu projeto” numa lógica “do it yourself”, sem necessidade de recorrer a outros serviços.
A insígnia tem uma quota de mercado de 17%, a qual pretende estender ao 20% até 2020. Os produtos de marca própria pesam 10% nas vendas totais da cadeia, número que também pretende aumentar para 20% nos próximos cinco anos.
A rede Bricomarché está a construir uma base de dados dos clientes nacionais, por loja, para desenvolver uma estratégia e-commerce, que está neste momento “em análise”.
As próxima abertura está marcada para “Janeiro, em Taveiro (concelho de Coimbra)” e a 36ª loja abre no “Verão do próximo ano no Entroncamento”.