90% das PME europeias espera aumentar exportações em 2016
90% das pequenas e médias empresas (PME) europeias esperam uma consolidação ou crescimento das suas exportações no próximo ano. Esta é a principal conclusão do estudo “European SME Exporting Insights 2015”, desenvolvido pela empresa global de logística UPS
Ana Catarina Monteiro
Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal
Festival do Azeite Novo reúne sete produtores e sete restaurantes em Évora
Eurofirms Foundation assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com nova campanha
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
90% das pequenas e médias empresas (PME) europeias esperam uma consolidação ou crescimento das suas exportações no próximo ano. Esta é a principal conclusão do estudo “European SME Exporting Insights 2015”, desenvolvido pela empresa global de logística UPS.
Os empresários europeus estão “otimistas em relação ao crescimento das exportações” para o próximo ano, segundo a conclusão dos inquéritos realizados pela empresa junto de cerca de 11 mil PME europeias dos setores automóvel, ‘healthcare’, high tech, industrial e retalho.
Os resultados demonstram que as exportações estão fortemente associadas ao aumento da receita global das PME e à rápida adoção do e-commerce. Em todos os mercados analisados, à exceção de Itália, a procura por parte dos clientes surge no entre os três principais motores da exportação. Empresas da Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido admitiram que a procura por parte dos clientes foi o principal fator para começarem a exportar.
A Alemanha concentra o maior número de PME exportadoras da Europa, com mais de 120 mil pequenas e médias empresas presentes no comércio internacional. França, Itália e Reino Unido também reúnem um grande conjunto de PME dedicadas à exportação.
Quanto aos países de destino, de forma geral, Estados Unidos da América é “maior destino não europeu”. A Ásia fica em segundo lugar, seguida do continente africano e do Médio Oriente. A China permanece como um mercado de exportação menor, sendo o destino de apenas 11% das exportações das PME europeias.
“As pequenas e médias empresas europeias dedicadas à exportação atravessam um período de grande maturação. Estes empresários estão altamente focados nas questões práticas que as exportações implicam, como a segurança física dos seus envios, preocupações que um parceiro logístico de confiança pode ajudar a ultrapassar, de forma a alcançar mais mercados internacionais”, conclui a presidente da UPS Europa, Cindy Miller.
“Nos últimos três anos, 49% das PME europeias a atuar no comércio transnacional viram o seu volume de negócios crescer”.
O estudo conclui ainda que o setor exportador entre as PME europeias é cada vez mais forte, à medida que os empresários adotam novas tecnologias que sustentam o crescimento e procuram formas inovadoras de fazer negócios, “duas grandes tendências que vão ser reforçadas no próximo ano”.