Produtores mundiais comprometidos com consciencialização do consumo de bebidas alcoólicas nas sociedades
Os CEOs de produtores mundiais de cerveja, vinho e bebidas espirituosas divulgaram o relatório anual da iniciativa “Compromisso”, que promove a redução do consumo nocivo de bebidas alcoólicas. Os assinantes do programa têm atividade em 117 países
Ana Catarina Monteiro
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Os CEOs de produtores mundiais de cerveja, vinho e bebidas espirituosas divulgaram o relatório anual da iniciativa “Compromisso”, que promove a redução do consumo nocivo de bebidas alcoólicas. Os assinantes do programa têm atividade em 117 países.
As iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa “Compromissos dos Produtores de Cerveja, Vinho e Bebidas Espirituosas para Reduzir o Consumo Nocivo de Bebidas Alcoólicas”, visam comprometer as empresas de bebidas alcoólicas com os riscos do consumo da categoria de produtos.
Os produtores assinaram os “Compromissos” pela primeira vez em outubro de 2012, quando concordaram em realizar uma série de ações num período de cinco anos (teve início em 2013), com o objetivo de fortalecer e alargar os esforços existentes para reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas.
Dois anos depois do lançamento do programa, as empresas signatárias já promoveram 180 programas educacionais de prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por menores em todo o mundo.
Os produtores demonstram progressos em áreas como a redução do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, a contenção da prática de beber e conduzir e o fortalecimento das práticas de marketing para promover o consumo responsável de estas bebidas.
Em 2014, os produtores de cerveja, vinho e bebidas espirituosas ajudaram no desenvolvimento de uma política de idade legal para a compra de bebidas alcoólicas no Vietname. Coletivamente, os programas de formação resultantes do trabalho dos empresas com ONGs (Organizações não governamentais), organizações intergovernamentais e outros grupos de interesse “atingiram diretamente mais de 2,58 milhões de menores de idade”.
O relatório anual mostra ainda esforços para envolver a influência de adultos, que “aumentaram de cerca de meio milhão para 3,26 milhões”. Novas ferramentas incluíram o desenvolvimento “significativo” da construção de um website para o consumidor, fornecendo “informações factuais e fáceis de utilizar” sobre o consumo responsável dentro de esta categoria de produtos.
Através do trabalho individual e coletivo, os produtores de cerveja, vinho e bebidas espirituosas lançaram 375 esforços únicos relativos à prática de beber e conduzir em 146 países. Em parceria com a IARD (International Alliance for Responsible Drinking) – Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas, os produtores lançaram uma série de programas-piloto “bem-sucedidos”, destinados a reduzir a prática de beber e conduzir na China, Colômbia, México, Nigéria, Rússia e Vietname.
Em setembro de 2014, foi lançado o Digital Guiding Principles, com princípios que marcam o “primeiro conjunto de diretrizes globais da história para que os produtores de bebidas alcoólicas imponham ao marketing online e à utilização das redes sociais, por parte dos vendedores, o cumprimento dos mesmos altos padrões que se aplicam às tradicionais atividades de marketing. O que inclui a adesão à regra 70/30, que estabelece que anúncios impressos, televisivos e nos media digitais devem ter, no mínimo, 70% de audiência adulta.
No mês seguinte, em outubro de 2014, dá-se o lançamento do Guia Educacional sobre o Álcool, elaborado com a orientação de um painel de especialistas. Com base nas melhores práticas em todo o mundo, o Guia dá suporte ao desenvolvimento de programas educacionais sobre bebidas alcoólicas, com recursos interativos.
“Em 66 dos 117 países em que os produtores signatários do “Compromisso” estão ativos, pelo menos um signatário está a trabalhar para promover progressos nas iniciativas dos distribuidores para reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas”.
“Acreditamos que a luta contra o consumo nocivo de bebidas alcoólicas deve envolver todos os setores da sociedade, incluindo os governos, a sociedade civil e o setor privado. Estamos, portanto, satisfeitos que os CEOs dos maiores produtores de bebidas alcoólicas tenham concordado em aprovar um conjunto de cinco compromissos para lidar com o consumo prejudicial de bebidas num programa de trabalho de cinco anos”, afirma a presidente e CEO da Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas (IARD – International Alliance for Responsible Drinking), Ann Keeling.
A Aliança serve como Secretaria da iniciativa “Compromissos”. “A IARD acolhe com agrado outros produtores e distribuidores de bebidas alcoólicas que queiram aderir à iniciativa, de forma a fortalecermos estes esforços, e convida parceiros dos governos, sociedade civil e organizações internacionais a ler o relatório e perceber como podemos colaborar para encontrar soluções”.
“As nossas empresas estão representadas em mais de 100 países e assumimos o compromisso de fazer uma contribuição positiva e duradoura, através dos nossos esforços conjuntos em todos os mercados onde operamos”, considera o CEO da iniciativa “Compromissos”, Carlos Brito, que é também presidente do Grupo e CEO da Anheuser-Busch InBev.
O Relatório sobre o Progresso (Progress Report) de 2014, baseado em indicadores essenciais de desempenho desenvolvidos pela Accenture Sustainability Services, foi assegurado pela KPMG Sustainability e examina os ganhos conseguidos em diversas áreas de ação identificadas.