Perfil ambiental das marcas “influencia a escolha” do consumidor
Os consumidores preferem comprar marcas cujas embalagens respeitem a questão ambiental, revela um estudo da Tetra Pak
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Um estudo realizado pela Tetra Pak indica que os consumidores preferem comprar marcas cujas embalagens respeitem a questão ambiental.
Na investigação realizada este ano, a empresa de embalagens para alimentos líquidos observou que mais de três quartos dos inquiridos referem que o perfil ambiental das embalagens tem influência na marca de bebidas que compram.
Quando inquiridos sobre os seus hábitos de compra recentes, dois terços dos consumidores referem ter comprado produtos com um perfil ambiental responsável mesmo quando o seu preço é superior, enquanto cerca da mesma proporção refere ter evitado marcas ou produtos específicos devido a questões ambientais.
Entre os seis mil entrevistados em 12 países, os fatores ambientais foram uma maior influência na escolha das marcas de bebidas em desenvolvimento como a China, Turquia, Brasil e Índia do que em mercados mais desenvolvidas como o Reino Unido, EUA ou Japão.
Aliás, na Índia, China e Turquia, mais de 60% dos inquiridos afirmaram procurar sempre informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% que referem fazê-lo nos EUA, Reino Unido e Japão.
Paralelamente, as respostas procuradas junto de produtores de alimentos indicam que a maioria tem incluído as questões ambientais na sua estratégia de negócios. Mais de metade estão neste momento centrados na utilização de matérias-primas provenientes de fontes geridas de forma responsável.
“Hoje em dia, os consumidores esperam que as empresas façam mais pelo ambiente e verificam cada vez mais as informações ambientais sobre os produtos antes de os comprarem. Enquanto parceiro das indústrias de laticínios e bebidas, a Tetra Pak assume uma abordagem de ciclo de vida total nos produtos que fornece”, diz Mário Abreu, vice-presidente da Tetra Pak para o Ambiente.