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Ponto de Venda

43% dos consumidores exige resposta aos serviços online em menos de uma hora

“Há hoje três grandes dinâmicas que mostram por onde o mundo está a ir. O ‘big data’ com analítica avançada e computação cognitiva, o novo modelo de serviço ‘everything-as-a-service’ a partir da ‘cloud’ e a nova forma de nos relacionarmos com o mobile e o social. Juntas representam uma oportunidade para todos”

Ana Catarina Monteiro
Ponto de Venda

43% dos consumidores exige resposta aos serviços online em menos de uma hora

“Há hoje três grandes dinâmicas que mostram por onde o mundo está a ir. O ‘big data’ com analítica avançada e computação cognitiva, o novo modelo de serviço ‘everything-as-a-service’ a partir da ‘cloud’ e a nova forma de nos relacionarmos com o mobile e o social. Juntas representam uma oportunidade para todos”

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Ana Catarina Monteiro
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António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal

A tecnologia é o “fator disruptivo” para as empresas responderem às tendências emergentes do mercado. “Para 74% dos empresários, a dificuldade não está em ter uma agenda digital mas sim em saber como executá-la”, diz António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, que teve honras de abertuda da conferência anual “Business Connect 2015 – Agora é o Momento!”.

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A conferência decorreu a 23 de maio no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e reuniu personalidades do tecido empresarial e político português, numa iniciativa da IBM em parceria com o Jornal Expresso.

Segundo os dados apresentados durante o seu discurso de abertura, 43% dos consumidores exige resposta aos serviços online em menos de uma hora e 79% dos administradores de empresas, a nível mundial, tem em curso iniciativas para responder à demanda tecnológica. “Há hoje três grandes dinâmicas que se retroalimentam e nos mostram por onde o mundo está a ir. O ‘big data’ com analítica avançada e computação cognitiva, o novo modelo de serviços “everything-as-a-service” a partir da ‘cloud’, e a nova forma de nos relacionarmos com o mobile e o social. Juntas representam uma oportunidade acrescida para todos nós”. Hoje em dia, “já 70% dos softwares produzidos têm interacção” e estas novas plataformas “estão a criar um novo mundo”, sendo que o maior risco está ao nível da segurança. Para o responsável, a personalização a partir da segmentação do público “tende a acabar”. O novo terreno da competitividade está na “capacidade de gerar experiências e já não se joga com o preço ou a conveniência” do negócio. “O tema da convergência passa pela “analítica e pelo ‘mobile’”. Por sua vez, Ricardo Martinho, diretor de Enterprise Sales Unit da IBM Portugal, considera que os ambientes ‘cloud’ já “não são vistos como um mero meio para minimizar custos, mas como um modo de gerar valor”.

As expressões “Transformar, acelerar e personalizar” serviram de mote para os três momentos de reflexão e partilha de experiências que se seguiram, nos quais participaram gestores do Novo Banco SI, do Banco BPI, da Câmara Municipal de Abrantes, da Galp, do Grupo Impresa, da Novabase, da Idealmed e da IBM. Moderado por Pedro Santos Guerreiro, diretor executivo do Expresso, o debate centrou-se na forma como empresas dos vários setores podem tirar partido da nova era digital.

Dar o salto tecnológico com criatividade

11232232_852001031544539_2076258767486344027_nPedro Varela, Business Manager da Load Interactive, empresa portuguesa reconhecida pela NASA pela sua aplicação Spacestuff, criada para melhorar a comunicação entre astronautas via ‘tweeter’, foi mais um dos oradores. Vencedora do “International SpaceApps Challenge 2015”, organizado recentemente pela NASA, a aplicação da empresa de Aveiro, que atua nas áreas de Big Data, Mobile, Web e Internet of Things, venceu na categoria de “Most innovative use of IBM Bluemix”. A startup desenvolveu a tecnologia, utilizando uma plataforma da IBM baseada em ‘cloud’ e em open-standards, que permite criar, gerir e executar apps de todos os tipos.
“O IBM Bluemix é uma plataforma robusta e ágil que nos permitiu chegar à prova de conceito de uma nova ‘app’ com a qual conseguimos entrar em contacto com os astronautas da Estação Espacial Europeia, sendo premiada pela NASA pelo uso inovador dos seu serviços”, descreveu o executivo da Load Interactive.

Sendo a tecnologia o “agente transformador das empresas, fator de criatividade, de competitividade e de inovação e facilitador da experiência com o cliente” é necessário que se aplique aos vários serviços disponíveis na sociedade moderna.

No que diz respeito à gestão de uma autarquia, ideias não faltam à Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Alburquerque. “Hoje em dia, as cidades são redes e os cidadãos são os nossos clientes”. Além de disponibilizar uma ferramenta para as pessoas que vivem sozinhas poderem pedir socorro sempre que necessário, a autarca criou uma plataforma de conectividade com os cidadãos da região que permite uma optimização dos serviços prestados e ainda uma maior transparência  na administração central, já que toda a informação “está disponível online para pessoas e negociantes”.

“Os cidadãos de Abrantes espalhados pelo mundo continuam ligados à região através do digital, como também temos uma rede de promotores de negócios, para dar a conhecer as oportunidades que o concelho oferece, sendo que os projetos podem ser entregues online. Só os despachos oficiais é que ainda não estão no mobile devido á leitura do cartão de cidadão”.

Em Abrantes, há ainda ferramentas tecnológicas de monitorização dos recursos disponível, tanto para escoar excedentes das hortas das famílias que não podem entrar no comércio como para minimizar as perdas de água, e ainda uma aplicação, através da qual se disponibiliza “transporte a pedido”, evitando que os motoristas façam rotas desnecessárias pela região.

Passar o atendimento bancário para o digital

A IBM disponibiliza um outro serviço na ‘cloud’, o Watson Analytics, que tem capacidades da computação cognitiva assim como de analítica preditiva e pode ser aproveitado por qualquer empresa para responder às perguntas que todos os negócios enfrentam: o que está a acontecer, por que é que está a acontecer, o que é que poderá acontecer e que ação devemos tomar.

Pedro Gaspar, Senior Manager, Head of Livebanking da Novabase, partilha que a entidade “encara a ‘cloud’ como um recurso de agilidade e não pelo tema da poupança” e que têm em desenvolvimento projetos na ‘cloud’ “mais para clientes do privado do que para o público”.

O desenvolvimento tecnológico deve acontecer em todos os setores, como os ligados à banca, energia, retalho, entre outros, mas no entanto, os empresários ligados aos sistemas bancários são os que mais se mostram “de pé atrás” na adaptação aos sistemas, devido aos “riscos de segurança que ainda têm que ser colmatados”.

Nos sistemas financeiros, o serviço físico de atendimento ao clientes que se presta nos balcões, para José Manuel Paraíso, diretor de Global Business Services da IBM Portugal, deve “passar para o digital, sobretudo integrado no ‘mobile’, através da analítica cognitiva”. No entanto, Manuel Domingues, administrador do Novo Banco, defende que “as tecnologias de informação não são o foco do negócio mas sim os clientes e uma empresa não pode entrar na ‘cloud’, enquanto solução para o negócio, sem dela saber sair ”.

2,5 mil milhões de gigabytes criados por dia

11228500_852001108211198_4890402689676511869_n“Todos os dias são gerados 2,5 mil milhões de gigabytes de dados de forma constante”, atira Gonçalo Costa Andrade, Diretor de Cloud da IBM Portugal. “ Há dados que perdem valor quase depois de serem desenvolvidos. A informação está totalmente destruturada e temos que organizá-la”. Encontrar formas de tratar e gerir essa informação e “não deixar que se torne obsoleta” é o desafio.

Certo é que as empresas lidam hoje com um cliente cada vez mais inteligente, informado e exigente, mas que “está cada vez mais disponível para partilhar parte da sua privacidade”. Neste sentido, há que aproveitar a oportunidade e dar ao cliente o que realmente interessa e não apenas “ofertas generalizadas”.

É importante conhecer  em tempo real os clientes, os colaboradores, os processos e o negócio no seu todo, de forma a que os decisores tenham acesso a informação crucial para obterem vantagem competitiva. E, para isso, há que integrar todos os canais da empresa (loja, online e mobile) garantindo que cada um por si oferece uma experiência única e direcionada.

“Agora é o momento! A transformação já está a acontecer, agora há é que acelerar. Até porque, o terreno de jogo da competitividade joga-se cada vez mais na experiência do cliente. Há que oferecer a experiência certa, ao cliente certo, no momento certo”, concluiu o Presidente da IBM Portugal.

 

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Bebidas

Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Retalho

Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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