Panificação e pastelaria portuguesas aumentam exportações em 2014
O segmento de massas congeladas foi o que mais cresceu em 2014 dentro do mercado do panificação e pastelaria em Portugal. As exportações aumentaram 6,3%

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
O segmento de massas congeladas foi o que mais cresceu em 2014 dentro do mercado do panificação e pastelaria em Portugal. As exportações aumentaram 6,3%, situando-se nos 187 milhões de euros.
O estudo Sectores Portugal “Panificação e Pastelaria Industriais”, publicado pela Informa D&B, dá conta que o mercado de panificação e pastelaria industriais registou um crescimento de 2,1% em 2014. O valor das vendas em Portugal situou-se nos 625 milhões de euros, face a 612 milhões no exercício anterior.
Relativamente ao comércio externo, as exportações atingiram os 187 milhões de euros em 2014, 6,3% acima dos 176 milhões de euros apurados no ano transato. Espanha constitui o principal destino das vendas para o exterior, assumindo uma quota sobre o total acima de 45%. O valor das importações, por seu lado, situou-se em 296 milhões de euros, um aumento de 0,3% face a 2013.
O segmento de massas congeladas tem registado nos últimos anos um crescimento superior à média do mercado. No exercício de 2014, o mercado de massas congeladas registou um crescimento de 2,9%, percentagem semelhante à dos anos anteriores, alcançando um valor de 178 milhões de euros.
No setor de panificação e pastelaria operam perto de 4 600 empresas, que geram um volume de emprego de cerca de 30 mil trabalhadores. A maior parte destas empresas corresponde ao segmento de panificação, que contava com 4 428 empresas a operar em 2012, incluindo estabelecimentos de elaboração artesanal. Nesse ano contabilizaram-se 224 fabricantes de bolachas, de bolos e de pastelaria industrial. Cerca de 80% dos operadores tem menos de dez empregados, e apenas seis contam com mais de 250 trabalhadores.