Distribuição

A nova era da Metro

Admitindo não ter acompanhado a evolução das tendências no retalho, no ponto de venda e na forma de consumo, a Metro mexeu em toda a estrutura. A dona da Makro substitui a gestão da rede internacional e a comunicação com o cliente está mais especializada

 

Ana Catarina Monteiro
Distribuição

A nova era da Metro

Admitindo não ter acompanhado a evolução das tendências no retalho, no ponto de venda e na forma de consumo, a Metro mexeu em toda a estrutura. A dona da Makro substitui a gestão da rede internacional e a comunicação com o cliente está mais especializada

 

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Ana Catarina Monteiro
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metroAna Monteiro, em Berlim*

O grupo alemão, dono da Makro e da Media Markt, mudou a sua estratégia em 2012. Depois de um período de estagnação, o negócio começou a “perder atratividade e os lucros caíram”. Agora o foco principal é o consumidor e a estratégia já está a dar frutos. “Estamos em posição financeira para investir, agora mais que nunca. Talvez em 2017 possamos expandir o nosso portefólio internacional com novos negócios”, admite Mark Freese, CFO (Chief Financial Officer) do Grupo Metro, na conferência anual onde participaram dezenas de jornalistas internacionais.

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A empresa alemã deu a conhecer dois exemplos de lojas que ostentam as inovações introduzidas recentemente para proporcionar um melhor serviço ao cliente, quer no modelo ‘Cash& Carry’ quer na insígnia de tecnologia Saturn, que se diferencia da Media Markt pelo posicionamento em preços e pelo modo como as lojas são geridas.

 

Investimento e “desinvestimento”

 

A empresa deixou de se concentrar nas vendas e na expansão como sinónimo de abertura de lojas e transformou a política de investimento num esforço mais assertivo. Está assim a proceder a um “desisvestimento” em mercados mais concentrados onde não há espaço para crescimento, como Itália, França e Alemanha. “Não faz sentido investirmos em mercados muito saturados. O investimento tem que ser direcionado consoante as diferentes oportunidades de crescimento existentes em cada país”, explicou, por sua vez, Olaf Koch, que assumiu o cargo de Chairman of Management Board em 2012. Desta forma, a expansão vai privilegiar os “booming markets”, como China e Índia. Na Europa, as  maiores oportunidades de investimento estão na Rússia e Turquia.

Para criar valor, o grupo decidiu arriscar em novos produtos e modelos de negócio, para proporcionar uma melhor oferta ao consumidor, que passou a ser o foco principal. “Não dizemos ao consumidor o que ele tem que comprar. A nossa função é servir da melhor forma os nossos clientes, consoante as necessidades de mercado de cada país, onde estamos presentes”, disse o Chairman.

 

O formato ‘Cash & Carry’

 

O formato grossista obteve vendas no valor de 30,513 milhões de euros entre 2013 e 2014. A nova estratégia trouxe uma preocupação acrescida em relação aos produtos frescos e a tecnologia permitiu ao grupo maior transparência com o consumidor, que pode saber tudo sobre os produtos, desde o nome dos barcos de pesca, por exemplo, até ao rastreamento de todo o percurso feito até à loja. Também a comunicação entre clientes e fornecedores se tornou mais fácil e direta com a tecnologia que a retalhista aliou ao modelo de negócio, direcionado principalmente para o canal Horeca. Desde a disposição ao atendimento, tudo foi renovado para oferecer o melhor serviço e garantir a transparência. Com aposta no aumento da oferta e na diferenciação, este formato teve o seu maior crescimento (2%) no terceiro trimestre do ano fiscal entre 2013 e 2014.

“O online ajudou a melhorar as contas. Desde 2010 até 2014 a redução da dívida foi de 3,3 mil milhões de euros”, explica, por sua vez, o CFO. “A política de investimento passou a privilegiar outros aspetos, além dos que tradicionalmente já atendia, e é aplicável a todas as áreas”.

Com base numa nova cultura coorporativa, que passa pelo compromisso dos empregados e dirigentes, o grupo prevê um crescimento do LfL (Like for Like) das vendas para mais de 2% a médio prazo, até 2020.

 

Nova cultura corporativa

 

Para se adaptar às características particulares dos mercados onde opera, o grupo procede a uma descentralização das funções a partir de julho deste ano e, no próximo dia 1 de outubro, terá oficialmente um novo CEO, reponsável por garantir as sinergias da empresa. Olaf Koch, que dirigia o Management Board desde 2012 ao mesmo tempo que detinha o cargo máximo sobre as operações ‘Cash & Carry’, assumirá o cargo de CEO da Metro. O dirigente foi responsável por inovar o modo de atuação da retalhista alemã quando assumiu o comando há três anos, dada a necessidade de acompanhar a evolução do setor. “O modelo Cash & Carry foi o mais difícil de adaptar às atuais exigências do mercado”, centradas na multicanalidade, sustentabilidade e proximidade. “Tivemos que adaptar os meios do comércio tradicional ao modelo de negócio da Metro”, explica o Chairman.

Pieter Boone, atual responsável pelas operações Cash & Carry da Metro na Rússia,  será o substituto de Olaf Koch, na liderança do formato que a empresa detém em Portugal com a marca Makro.

Além das substituições na frente, o grupo descentralizou a gestão dos negócios, adaptando-os a cada geografia através de um dirigente independente em cada um dos 26 países onde marca presença, com autonomia para atuar de acordo com as necessidades locais. Esta organização será gradualmente implementada a partir de 1 de julho de 2015.

 

Novo formato de loja em Portugal

 

Em Portugal, as únicas insígnias presentes são a Makro e a Media Markt. O grupo não pretende desinvestir no País mas reconhece que já não há muito espaço para crescer. O mercado português é “muito concorrido” em relação à oferta de lojas de tecnologia, entre as quais o grupo não detém a liderança como acontece, por exemplo, em Espanha, onde se justifica a presença da outra insígnia do mesmo segmento, a Saturn. Já o comércio grossista não é preocupação.

A “Saturn não é uma opção para Portugal”, diz Pieter Haas, MSH e Member of the Management Board do grupo Metro, que considera o mercado nacional “saturado” a nível de oferta de tecnologia. “Não somos líderes em Portugal, ao contrário de Espanha, pelo que não se justifica a introdução de mais um dos nossos formatos de tecnologia”. A aposta em território luso passa, portanto, por implementar em todo o parque de  lojas da Media Markt uma experiência de compra multicanal. O país será o primeiro a receber o novo formato da insígnia de tecnologia.

No entanto, apesar de representarem dinâmicas diferentes, os mercados português e espanhol têm características similares, pelo que a mesma estratégia replica-se em toda a Península Ibérica no que diz respeito ao negócio global do grupo alemão que, durante a iniciativa em Berlim, deu a conhecer a ‘Flagship Store’ da Saturn.

 

A insígnia Saturn

 

No centro da capital alemã, a principal loja Saturn apresenta inovações como o ‘Smartbar’, para apoio técnico na personalização dos dispositivos (aplicações e outras ferramentas e complementos que melhor se aplicam às atividades de cada cliente) e etiquetas de preço digitais.

O responsável revelou que Portugal será o primeiro país a receber os mesmos mecanismos tecnológicos para potenciar a experiência multicanal do cliente nas lojas Media Markt, que passa pelo suporte tecnológico dos colaboradores, comparação de preços através do smartphone, conteúdos online exclusivos no ponto de venda e ainda pelo serviço ‘Click & Collect’.

“A tecnologia tornou-se um aliado para potenciar a compra ‘Click & Collect’”, explica. O modelo ‘Cash & Carry’ tinha supostamente os dias contados, com a tecnologia que surgiu no ponto de venda. Mas, o que era um inimigo tornou-se no principal instrumento para o formato progredir, ao potenciar um contacto mais direto com consumidores e fornecedores. O ‘Cash & Carry’ foi o tipo de negócio que mais revolucionou o retalho com a tecnologia aplicada”.

Com a digitalização dos pontos de venda Saturn, 50% dos clientes que compram online voltam à loja para recolher o produto. A diferença entre as duas insígnias de tecnologia está no posicionamento de preços, essencialmente.

 

*A jornalista viajou a convite da Makro Portugal

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Retalho

Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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Alimentar

Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados

A Takis, marca reconhecida pelos seus snacks intensos e irreverentes, acaba de lançar em Portugal uma das suas versões mais icónicas: os Takis Blue Heat.

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Esta nova referência junta-se ao portefólio da marca com a promessa de uma experiência sensorial arrojada, marcada por um sabor picante extremo e uma cor azul vibrante que transforma o ato de consumir num momento visualmente impactante.

Com um toque cítrico de limão a intensificar o perfil de sabor, os Takis Blue Heat destacam-se no segmento dos snacks, posicionando-se como a escolha ideal para consumidores que procuram intensidade e inovação. O produto, que já é um sucesso consolidado no mercado norte-americano, chega agora a Portugal com o objetivo de conquistar os paladares mais ousados e consolidar a sua presença no mercado nacional, apostando numa estratégia de diferenciação que alia inovação, intensidade de sabor e uma identidade visual disruptiva.

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Bebidas

Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025

De entre 21 países e 433 vinhos inscritos, o vinho Quinta de Canivães DOC Douro ganhou o prémio de melhor vinho tinto da competição.

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A Casa Ermelinda Freitas voltou a ver os seus vinhos reconhecidos com mais uma distinção no Concurso Citadelles Du Vin 2025: conquistou o Prémio Especial – Melhor Vinho Tinto da Competição, 1 medalha de Grande Ouro, 3 Medalhas de Ouro e 2 medalhas de Prata), No total, recebeu 7 medalhas.

De destacar o Prémio Especial atribuído ao vinho Quinta de Canivães DOC Douro 2020, que foi considerado o melhor vinho tinto na competição.

Citadelles du Vin 2025

Prémio Especial 2025:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalha de Grande Ouro:
– Quinta de Canivães DOC Douro 2020

Medalhas de Ouro:
– Vinha do Torrão Grande Escolha Branco 2023
– Gábia Jovem e Refrescante Ligeiro
– Quinta de Canivães Reserva 2019

Medalhas de Prata:
– Casa Ermelinda Freitas Cabernet Sauvignon Reserva 2023
– Vinha da Valentina Reserva Signature Tinto 2022



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ESG

Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal

A iniciativa resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford.

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O Continente está a lança uma nova iniciativa desenvolvida em parceria com a Antarr, que tem por objetivo contribuir para a revalorização de capital natural e para o desenvolvimento de uma floresta produtiva e biodiversa.

A marca de retalho alimentar da MC vai plantar um total de 115.280 árvores, numa iniciativa que resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, campanha de recolha e reciclagem de cadernos fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford. Em 2024, desão dos clientes Continente a estes dois projetos resultou na recolha e reciclagem de 37 mil toneladas de rolhas de cortiça e 89 toneladas de papel, o que motivou a iniciativa de plantação de árvores.

Assim, para incentivar as pessoas a preferirem sacos reutilizáveis em alternativa aos tradicionais, por cada saco Pl’Antarr comprado nas lojas Continente, será plantada uma árvore em Portugal, informa a marca. “Com uma capacidade de 20 kg, os sacos Pl’Antarr são versáteis e multiusos, o que potencia a sua reutilização, e têm estampadas as frases ‘Empowered by Nature’ ou ‘The Places You’ll Grow’. Estão disponíveis em todas as lojas Continente, com um PVP de 4€”, refere ainda o Continente, numa nota de imprensa.

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Retalho

Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal

No The Adecco Group, Ricardo García López desempenhou funções como head of FP&A em Espanha, liderando a planificação financeira, a otimização de processos e a melhoria da eficiência operacional.

Hipersuper

A Adecco Portugal, empresa de soluções de recursos humanos, nomeou Ricardo García López como Diretor Financeiro, “reforçando a sua equipa de liderança e consolidando a aposta numa gestão financeira orientada para a inovação e eficiência operacional”, informou.

Com uma trajetória consolidada na área financeira, Ricardo García López desenvolveu um percurso em empresas como EY, BNP Paribas e The Adecco Group. No grupo, desempenhou funções como Head of FP&A em Espanha, liderando a planificação financeira, a otimização de processos e a melhoria da eficiência operacional.

“A nomeação de Ricardo García López reforça o compromisso da Adecco em promover uma gestão financeira robusta e inovadora. A sua experiência internacional e capacidade estratégica serão determinantes para continuar a impulsionar o crescimento sustentável da Adecco Portugal, assegurando valor para clientes, colaboradores e parceiros”, refere Alexandra Andrade, Country manager da Adecco Portugal.

Licenciado em Administração e Direção de Empresas pela Universidade Autónoma de Madrid e com um mestrado em Banca e Riscos pela Universidade de Alcalá, traz consigo um conhecimento aprofundado do setor financeiro e uma visão “que contribuirá para fortalecer a Adecco Portugal e potenciar o seu crescimento sustentável”, destaca a empresa.

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ESG

II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto

Sob gestão da Widerproperty, o evento juntou 17 entidades, incluindo organizações locais, associações, instituições sociais e a autarquia, numa manhã dedicada à mobilização comunitária e à partilha de boas práticas.

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O Tavira Plaza voltou a vestir-se de verde na passada sexta-feira, 11 de abril, com a realização da segunda edição do “Go Green – Comunidade de Parceiros”, uma iniciativa que pretende reforçar o compromisso do centro comercial com a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a cidadania ativa.

A programação diversificada foi enriquecida pela adesão de novos parceiros, como a Tavira Verde, a Cruz Vermelha de Tavira, a Associação de Proteção à Rapariga e Família e a ARCCDA, que se associaram pela primeira vez à iniciativa. A sua participação contribuiu para ampliar o alcance e o impacto da ação junto da comunidade, reforçando a importância das pequenas ações com grande repercussão social e ambiental.

Segundo o João Xavier, diretor de retail da Widerproperty “A II Edição do Go Green no Tavira Plaza demonstrou, uma vez mais, que a união da comunidade em torno de causas comuns é o caminho para um futuro mais sustentável, inclusivo e consciente. Cada parceiro, cada ação, reforça a força da mudança quando é feita em conjunto.”.

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Bebidas

Vinho na Vila regressa a Vila Alva com mais produtores, experiências e cultura alentejana

A terceira edição do Vinho na Vila realiza-se a 10 de maio e promete uma celebração vibrante do vinho, da gastronomia e da cultura local, num ambiente de festa pensado para atrair visitantes de todo o país.

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A aldeia de Vila Alva, no concelho de Cuba, volta a ser palco de um dos eventos mais singulares do Alentejo. A terceira edição do Vinho na Vila realiza-se a 10 de maio e promete uma celebração vibrante do vinho, da gastronomia e da cultura local, num ambiente de festa pensado para atrair visitantes de todo o país.

O programa deste ano integra cerca de 250 vinhos em prova, oriundos de 35 produtores nacionais e internacionais, que estarão em destaque no Mercado da Vila, acompanhados por uma seleção de produtores regionais. A estes juntam-se exposições de olaria e artes gráficas, passeios de charrete, novas zonas de descanso e um miradouro com vista para o património envolvente.

De acordo com Luís Gradíssimo, do projeto Enóphilo, “este é um projeto que tem crescido de forma sustentada, em número de produtores, de visitantes, de adegas recuperadas, de novas experiências e de animação”. Desde a primeira edição, o evento já atraiu mais de 1200 visitantes, maioritariamente portugueses.

Este ano, 16 adegas da aldeia aderiram à iniciativa, mais quatro do que em 2023, espelhando o envolvimento crescente da comunidade local. “Algumas adegas têm vindo a ser recuperadas e sente-se, também, um maior estímulo nos alojamentos da região e na restauração”, partilha, por sua vez, Ricardo Santos, do projeto XXVI Talhas.

A programação estende-se ao dia seguinte, 11 de maio, com o regresso da ação “Chefs na Vila”, liderada pelo chef João Simões, do restaurante Casta85, de Alenquer. O almoço, com reserva obrigatória até 7 de maio, tem o custo de 65 euros por pessoa.

Além da componente vínica e gastronómica, o evento promove também a cultura local, com a participação de artistas como Fernando Estevens, que apresenta a exposição “Cancioneiro Ilustrado”, e o artesão José Miguel, especializado em olaria tradicional.

“Queremos que o Vinho na Vila seja um evento de referência a nível nacional, proporcionando um ambiente autêntico e diferente, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura”, acrescentam.

Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e na Ticketline, com preços especiais até 7 de maio.

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