Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm. O que é o Neo Marketing?
Bruno Rente, Administrador da Opal Publicidade, responde à pergunta da leitora Catarina Oliveira no novo espaço do Hipersuper que promove a troca e partilha de ideias entre os leitores e especialistas na área do grande consumo

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024

Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
O espaço ‘Brainstorm’, nova rubrica do Hipersuper, nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI
Pergunta da leitora Catarina Oliveira
O que é o Neo Marketing?
Resposta de Bruno Rente | Administrador da Opal Publicidade (sexto na fotografia)
A melhor forma de ilustrar o que é o Neo Marketing é utilizando o exemplo do dilema da “galinha e do ovo”: o que vem primeiro o produto ou o marketing?
Se tempos houve em que o produto veio primeiro e depois a necessidade de comercializá-lo, outras o inverso em que lançado o conceito de marketing vinha a produção e a comercialização do produto.
Na abordagem Neo Marketing o desenvolvimento e a comercialização, no sentido lato dos temas, não são dois vetores separados, mas sim dois lados da mesma moeda em que todos os agentes de uma empresa/projeto têm de estar de mãos dadas a partir da própria ideia de produto/serviço. Todos os agentes da empresa têm de absorver marketing. Não sendo obviamente um desaparecimento da comercialização, mas a sua evolução.
Outro ponto que importa reter aquando se aborda o Neo Marketing é que hoje tudo acontece muito rapidamente e da mesma forma se prolifera. Assim, transporta-nos para uma abordagem aberta ao Marketing e também crescente em função da complexidade dos dias de hoje e da economia, tentando encontrar a combinação de instabilidade social e tecnológica em contraponto com as estratégias de Marketing tradicionais.
Envie as suas perguntas AQUI
Texto escrito segundo o novo acordo ortográfico