35% do consumo privado dos portugueses destinado ao retalho em 2014
O volume de negócios do retalho em Portugal ascendeu em 2014 aos 39,2 mil milhões de euros
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Ana Catarina Monteiro
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O volume de negócios do retalho em Portugal ascendeu em 2014 aos 39,2 mil milhões de euros.
O estudo “European Retail in 2015”, realizado pela GfK, indica que os portugueses dedicaram 35% da totalidade das suas despesas privadas ao retalho em 2014. O consumo privado das famílias portuguesas regista um crescimento contínuo desde 2013, depois de permanecer em queda desde 2010.
Ao contrário da Polónia que viu o setor do retalho a estagnar devido ao estabalecimento do e-commerce, com um crescimento de apenas 0,2% em 2014 , em Portugal a consolidação do comércio online fez com que os negócios em loja caíssem 1,1%.
A Gfk prevê que Portugal, assim como Itália e Eslovénia, continuem a sofrer perdas em 2015. Desta forma, o volume de negócios de ratalho em Portugal cai 1% em 2015, redução prevista também para a Grécia, assumindo que o país não abandona a União Monetária Europeia.
Em contrapartida, a Espanha registou um crescimento do volume de negócios efetuados em loja de 0,8% em 2014, pelo que se prevê que este valor cresça 0,3% em 2015.
A dinamização do comércio online pressiona as vendas nas lojas da Europa, que assiste à estagnação das vendas no retalho. Este ano, o volume de negócios cresce apenas 0,5% nos países da União Europeia a 28, valor que ascende a uma média de 0,8% quando todos os 32 países avaliados no estudo são tomados em consideração.