48% dos consumidores digitais exigem apoio personalizado às marcas
Os consumidores sabem que a informação pessoal que fornecem é bastante valiosa para as empresas. 61% diz estar disposto a partilhar mais informação desde que tenha como moeda de troca um benefício pessoal

Ana Catarina Monteiro
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Os consumidores sabem que a informação pessoal que fornecem é bastante valiosa para as empresas. 61% diz estar disposto a partilhar mais informação desde que tenha como moeda de troca um benefício pessoal.
O estudo sobre tendências digitais Microsoft Digital Trends 2015, resultado da parceria entre a Microsoft e o Future Laboratory Research Now, que consultaram 13 países e mais de 13 mil consumidores, concluiu que os consumidores estão a exigir a criação de produtos e serviços mais adaptados às suas necessidades e uma resposta mais personalizada e eficaz, em troca de toda a informação pessoal que cedem às marcas.
Ainda assim, insistem em manter a sua própria identidade. 80% dos consumidores interessa-se por serviços digitais que lhes permitem gerir tudo aquilo que partilham online e 57% também quer poder decidir quanto tempo a informação partilhada pode estar disponível online.
Cada vez mais, os consumidores usam a tecnologia à disposição para separar conteúdos consoante o interesse em cada momento ou para gerir a informação que partilham online. Para a Microsoft, esta é uma tendência para aumentar a par do crescimento do uso de wearables – em 2013 cresceu 13% face ao ano anterior -, e do interesse pela Internet of Things. Neste momento, 28% dos inquiridos afirma nunca ter usado aplicações ou dispositivos móveis.
Por sua vez, as marcas têm de responder, de forma mais eficaz, às expectativas e necessidades do consumidor, sem quebrar a sua confiança. 48% dos inquiridos espera que as marcas os conheçam e os ajudem a descobrir novos produtos ou serviços que respondam às suas necessidades no que toca a novas tecnologias e sugestões para novas experiências.
O estudo revela ainda que os consumidores usam diferentes redes sociais, de acordo com as suas diferentes necessidades. 55% dos inquiridos afirma estar mais disponível a interagir com uma marca quando usam mais do que um serviço digital especializado ou de nicho. Aos marketeers cabe a tarefa de encontrar rede certa para o momento certo.