Entrevista

“Funcionalidades mobile são a chave para o mercado português” (Groupon)

Mais do que utilizadores, os portugueses são fãs da compra com cupões, acredita Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon para o Sul da Europa. “A marca permite aos portugueses desfrutarem de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar”

Rita Gonçalves
Entrevista

“Funcionalidades mobile são a chave para o mercado português” (Groupon)

Mais do que utilizadores, os portugueses são fãs da compra com cupões, acredita Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon para o Sul da Europa. “A marca permite aos portugueses desfrutarem de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar”

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Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon

Mais do que utilizadores, os portugueses são fãs da compra com cupões, acredita Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon para o Sul da Europa. “A marca permite aos portugueses desfrutarem de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar”.

Há cinco anos em Portugal, a Grupon está apostada em agilizar o processo de compra e oferecer os melhores preços, através do lançamento de funcionalidades mobile. Em entrevista, por e-mail, Giulio Limongelli revela a estratégia da marca com presença em 48 países.

Que balanço da actividade da Groupon desde o seu nascimento em Portugal até hoje?

O balanço que fazemos de quase cinco anos de actividade em Portugal é extremamente positivo. Desde 2010 que procuramos oferecer aos portugueses os melhores descontos nas principais cidades do País. Sentimos que em Portugal, mais do que utilizadores, encontramos fãs da compra com cupões. Ao nível de parceiros, o impacto é também extremamente positivo ao longo destes anos. Sempre apostámos em acordos com pequenas e médias empresas locais nos países onde operamos. Em Portugal, desde o início que estamos contentes por dar a oportunidade a empresários locais de desenvolverem o seu negócio e potenciá-los junto do grande público.

Que alterações fizeram no posicionamento da marca? Definem-se hoje como um operador puro de e-commerce ou um site de compras colectivas com promoções diárias?

Acima de tudo, estamos orgulhosos de ser os pioneiros na compra com cupões. Quanto ao e-commerce, fomos os fundadores de uma nova cultura de compra online, através de cupões, uma área na qual investimos muitas horas de trabalho para criar plataformas modernas e acessíveis que nos permitem oferecer diariamente descontos exclusivos em actividades de lazer, restaurantes, beleza, saúde, viagens e num vasto leque de produtos. Na verdade, o e-commerce é um sector em crescimento e expansão e estamos seguros que temos as características para continuar a ser uma referência neste mercado. Podemos afirmar que temos as melhores promoções aos melhores preços, mas também a melhor plataforma que facilita o processo de escolha e de compra aos utilizadores.

“A Groupon cresceu de um site de compras diárias para um mercado online com um elevado número de seguidores, nomeadamente nas versões mobile”, disse Eric Lefkofsky, CEO da Groupon. Em que consiste a nova estratégia?

O objectivo da implementação de novas plataformas online, como as aplicações mobile, é chegar a grande parte da população com a experiência da marca. Há alguns anos, a maior parte do público estava centrado nas grandes cidades mas, hoje em dia, com a crescente penetração dos dispositivos móveis como os smartphones e os tablets, os utilizadores podem consumir as nossas ofertas a qualquer altura, em qualquer lugar. É por isso que plataformas como a Groupon crescem diariamente, e é também por isso que sublinhamos a importância e o sucesso deste tipo de plataformas e a sua contribuição para o desenvolvimento e a promoção do e-commerce. É por isso que estamos a lançar novas funcionalidades nas nossas aplicações móveis, que nos proporcionam uma maior proximidade aos nossos utilizadores através de uma nova secção que permite ver quais as ofertas promocionais em vigor próximo do local onde o utilizador se encontra. Facilita assim a procura – agora localizada no topo da app. Tudo isto mais rápido e uma oferta mais ampla de experiências e produtos.

Quais as perspectivas para o negócio em 2015?

O nosso principal objectivo é continuar a consolidação no mercado, ser uma referência para os nossos clientes e parceiros. O lançamento do novo site, em Setembro passado, e das novas funcionalidades mobile são a chave para o mercado português, visto que permite agilizar o processo de compra aos clientes e oferece-lhes as melhores ofertas aos melhores preços.

Segundo uma análise do Observador Cetelem, Portugal encontra-se no topo da lista de países onde os consumidores tendem a pesquisar cada vez mais na internet informações sobre os produtos que pretendem adquirir, comparando preços e características. Como tiram partido desta tendência?

Ao longo dos anos, temos vindo a notar uma grande evolução dos portugueses quanto ao e-commerce, têm vindo a quebrar algumas barreiras existentes. Este estudo do Observador Cetelem mostra essa evolução: os utilizadores baseiam as suas decisões de compra na informação que encontram online…por isso, sem dúvida alguma, o e-commerce será beneficiado. O sector tem vindo a melhorar nos últimos anos, tornando-se mais seguro e cómodo. Isso tem contribuído notoriamente para que a percepção dos utilizadores se altere. Por outro lado, e num contexto económico de crise, a marca tornou-se uma grande ajuda para as pessoas, porque permite que não deixem de desfrutar de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar. Além disso, verificamos que as pessoas, a fim de encontrar novas experiências, utilizam o Groupon como um guia de tendências, o que nos leva a tornar uma boa ferramenta de ajuda no contexto económico atual.

Quantas pessoas em Portugal já descarregaram a app da Groupon?

Mais de 50 milhões de pessoas, em todo o mundo, já fizeram download da aplicação.

Qual a vossa estratégia para conquistar mais consumidores para os vossos canais digitais? Utilizam as potencialidades da analítica no relacionamento com os consumidores? Em que medida?

A nossa estratégia não se baseia em números: baseia-se na qualidade dos serviços e produtos que oferecemos. O nosso principal objectivo é melhorar a experiência dos utilizadores e dos parceiros, com novas formas de tornar fácil e cómodo o acesso a uma mais ampla oferta, ao melhor preço.

Quantos produtos têm em média à venda por dia? Qual a rotatividade da oferta?

Depende do tipo de campanhas (única, durante uma semana, mensal) que os nossos merchants fazem connosco, portanto o número de ofertas online e a sua rotatividade vai mudando ao longo dos meses.

Quais os produtos estrela da loja em Portugal?

Em Portugal, as ofertas mais procuradas são as de restaurantes e tratamentos de beleza.

Qual a dimensão da vossa base de dados no nosso País?

A Groupon está localizada em 48 países, presente em mais de 500 mercados em todo o mundo. Temos mais de 200 milhões de subscritores e 42,6 milhões de clientes activos a nível global. A nível de negócios, a Groupon promoveu mais de 500.000 merchants em todo o mundo.

Qual o papel dos fornecedores portugueses no vosso negócio?

Não temos fornecedores: trabalhamos com os negócios locais, os nossos merchants. Temos uma equipa que trabalha exclusivamente a relação com os merchants, à procura das melhores contrapartidas. Há algo muito importante a ter em conta quando estabelecemos as ofertas: os nossos merchants não gastam dinheiro algum até ao cliente ir ao seu negócio e usufruir dos seus produtos ou serviços. De facto, os nossos parceiros tiram grande proveito da sua relação com a Groupon, não só a nível publicitário, mas também com a redução de possíveis riscos, e obtêm resultados reais.

Têm algum ponto de venda físico para a recolha dos produtos em Portugal ou lá fora? Qual a vossa posição nesta matéria?

A nossa génese e o nosso futuro estão focados no e-commerce e continuaremos nessa inha: o futuro está na evolução do comércio online e no desafio do mobile commerce, para o qual estamos preparados e determinados em manter-nos focados. Assim, continuaremos a melhorar a experiência neste tipo de compra.

 

 

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“Partilha uma Coca-Cola” regressa com mais nomes e foco na Geração Z

“Partilha uma Coca-Cola” está de volta com mais nomes, novas expressões e um nível de personalização inédito. A icónica campanha da marca regressa a 19 de maio com uma estratégia 360º e ativações em todo o país, numa aposta clara em conquistar a Geração Z. “Com a campanha ‘Partilha uma Coca-Cola’, damos protagonismo ao consumidor e convidamo-lo a fazer parte da campanha, com o seu nome, o seu estilo e as suas relações. Queremos estar presentes nesses momentos de celebração entre pessoas e reforçar a magia que nos aproxima”, sublinha Diogo Martins, diretor de marketing da Coca-Cola para Portugal.

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A Coca-Cola volta a apostar numa das suas campanhas mais emblemáticas com o relançamento de “Partilha uma Coca-Cola”, uma ação que combina nostalgia e inovação, dirigida a uma nova geração de consumidores. Com mais nomes, novas expressões e uma personalização reforçada, a iniciativa pretende conquistar a Geração Z e reavivar a memória coletiva daqueles que já viveram a emoção de encontrar o seu nome numa embalagem da marca.

A campanha, com arranque nacional marcado para esta segunda-feira 19 de maio, terá uma abordagem de comunicação 360º, com presença em televisão, digital, redes sociais, ponto de venda e ativações presenciais, entre as quais se destaca a participação no festival NOS Alive. Com mais de 50 milhões de embalagens personalizadas em Portugal, esta nova edição reforça a ligação emocional da marca com os consumidores.

Apresentada oficialmente a 15 de maio no Studio Chefs Agency, em Lisboa, a campanha contou com a presença de Diogo Martins, diretor de marketing da Coca-Cola em Portugal, e de Alexandre Lino, diretor de commercial development da Coca-Cola Europacific Partners. O evento incluiu um momento gastronómico concebido pela Food Design Lab, bem como ilustrações personalizadas da artista Sofia Alves.

Diogo Martins, diretor de marketing da Coca-Cola para Portugal, lembra que “na Coca-Cola, acreditamos que as ligações reais se constroem através de experiências partilhadas. A campanha ‘Partilha uma Coca-Cola’, lançada originalmente em 2011, tornou-se rapidamente uma campanha icónica e um verdadeiro movimento cultural, ao transformar a partilha de uma bebida num símbolo de conexão emocional”.

“Desde então, tem evoluído em linha com a forma como a sociedade muda e como a ideia de ‘partilhar’ se reinventa nos dias de hoje – seja presencialmente ou através do digital. Com a campanha ‘Partilha uma Coca-Cola’, damos protagonismo ao consumidor e convidamo-lo a fazer parte da campanha – com o seu nome, o seu estilo e as suas relações. Queremos estar presentes nesses momentos de celebração entre pessoas e reforçar a magia que nos aproxima”, acrescenta.

O responsável da marca partilha ainda que o conceito da campanha “partiu da ideia de que cada partilha é uma forma de dizer estamos presentes e nos preocupamos. Cada momento partilhado com amigos e família é uma oportunidade de criar novas memórias e alimentar relações e Coca-Cola está lá para a tornar tangível e duradoura.”.

Disponível em latas de 33 cl e garrafas de 50 cl, nas versões Sabor Original e Zero, a edição de 2025 inclui 156 nomes próprios e apelidos carinhosos inspirados nas expressões da Geração Z. Os consumidores terão ainda a possibilidade de criar embalagens personalizadas através de um QR code presente nas latas, ou em experiências pop-up de personalização ao vivo que vão percorrer várias cidades durante 15 dias, com mais de 36 mil latas produzidas no momento.

Também presente na apresentação da campanha, Alexandre Lino, diretor commercial development da Coca-Cola Europacific Partners, destacou: “Evoluímos para regressar com uma campanha mais forte e mais conectada com os novos consumidores e a forma como desfrutam dos nossos produtos através dos nossos clientes. Ativámos toda a nossa estrutura comercial e de marketing para continuar a impulsionar a categoria a partir da nossa posição de liderança.”.

A campanha, desenvolvida pelo Grupo WPP através da Open X e com meios a cargo da Essence Mediacom, aposta numa presença multimeios, incluindo televisão, redes sociais, plataformas digitais, vídeo e outdoor. A tournée de personalização arranca no ISCTE, em Lisboa (20 a 22 de maio), passando pela Praça da República, em Coimbra (27 a 29 de maio), e por Armação de Pêra, no Algarve (1 a 3 de agosto), estando previstas novas localizações a anunciar.

Como marca global com forte presença local, a Coca-Cola produz localmente as embalagens personalizadas através da sua fábrica em Azeitão, onde cerca de 400 colaboradores asseguram a produção e distribuição para todo o país.

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Retalho

Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional

Através das campanhas ‘A Receita do Ano’ e ‘Fica bem contigo’, as duas marcas do universo Sonae foram distinguidos nos Internationalist Awards for Innovation in Media.

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O Continente e a Wells, marcas da MC, empresa de retalho do universo Sonae, foram distinguidos nos Internationalist Awards for Innovation in Media, respetivamente pelas campanhas ‘A Receita do Ano’ e ‘Fica bem contigo’. Foram as únicas marcas portuguesas a alcançar o ouro na edição deste ano.

‘A Receita do Ano’ apresentou na App Cartão Continente um resumo pioneiro do ano anterior de cada família, incluindo as suas compras, os seus produtos favoritos e as suas poupanças. E ofereceu a cada um dos 3,4 milhões de clientes Continente um reflexo do seu ano pela lente das suas compras. Através da tecnologia data driven, foi criada uma narrativa personalizada e envolvente, em formato vídeo, protagonizada por Joana Barrios.

Já a campanha ‘Fica bem contigo’, da Wells, teve como principal objetivo desmitificar os conceitos de beleza e bem-estar e temas considerados ‘tabu’ como a menopausa, para dar voz às mulheres e sensibilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde e do bem-estar feminino.

“O reconhecimento nesta competição internacional, que celebra o que de melhor se faz nos universos de marketing e de media a nível global, reflete os elementos essenciais da proposta de valor da MC, que se apoia na inovação como uma característica transversal, para estar sempre na vanguarda das expectativas dos consumidores e oferecer experiências distintas e personalizadas, nas suas diferentes áreas”, destaca a MC num comunicado.

As campanhas foram desenvolvidas em conjunto com a Arena Media Portugal.

 

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ESG

RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas

Esta iniciativa conta agora com a adesão das nove ilhas dos Açores e dos seus 19 municípios, abrangendo um total de 236 mil habitantes

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Um protocolo assinado em Ponta Delgada, Açores, com o impulso da Secretaria Regional do Ambiente do Governo Autónomo dos Açores, confirmou a adesão dos municípios açorianos ao sistema de recolha e reciclagem promovido pela RECAPS (Sociedade de Reciclagem de Cápsulas de Café).

Com o objetivo de levar a reciclagem até à porta dos consumidores de cápsulas de café em Portugal, marcando presença em cada município, esta iniciativa conta agora com a adesão de todas as nove ilhas dos Açores e dos seus 19 municípios, abrangendo um total de 236 mil habitantes.

“A adesão dos 19 municípios dos Açores a este projeto liderado pela RECAPS reveste-se de enorme significado. O contributo dado pelo Governo Regional para que todos os municípios açorianos façam parte desta rede, vem confirmar a importância de assegurar que os resíduos sejam efetivamente reciclados e seja assegurada a circularidade dos respetivos materiais”, afirmou Gonçalo Granado, gerente da RECAPS.

A RECAPS junta seis empresas produtoras de café detentoras de 14 marcas (Bellissimo, Bogani, Buondi, Chave D’Ouro, Delta Q, Dolce Gusto, Ginga, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC). O sistema que promove abrange, atualmente, mais de 26% da população portuguesa e alcançou já um total de 531 toneladas de cápsulas de café recolhidas.

Com esta expansão para o arquipélago dos Açores, tem agora ‘Capsulões’ distribuídos por 42 municípios, designadamente: Alcanena, Albergaria-a-Velha, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Cascais, Cantanhede, Castro Marim, Condeixa, Entroncamento, Figueira da Foz, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Lisboa, Mafra, Moita, Montemor-o-Velho, Oeiras, Proença-a-Nova, Seixal, Sintra, Torres Novas e nos Açores: Calheta, Horta, Madalena, Povoação, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Angra do Heroísmo, Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, São Miguel, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto, Vila Franca do Campo e Corvo.

A separação dos materiais das cápsulas recolhidas no âmbito deste projeto é realizada por entidades recicladoras especializadas. Começa pela remoção da borra de café, que pode ser utilizada para compostagem ou como aditivo agrícola. Seguem-se o alumínio e o plástico, que uma vez separados são encaminhados para reciclagem, onde são transformados em novos produtos. O plástico pode ser reutilizado, por exemplo, na produção de mobiliário urbano, como cadeiras e mesas, enquanto o alumínio pode ser reciclado para, por exemplo, criar estruturas metálicas.

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Alimentar

Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas

A Carnes Avenida foi duplamente referenciada no guia TasteAtlas, com dois dos seus artigos mais emblemáticos: Morcela de Arroz e Farinheira.

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A empresa sediada em Leiria e uma referência na produção de charcutaria tradicional, sublinha que “estar presente no TasteAtlas, uma das plataformas gastronómicas mais influentes a nível mundial, representa mais do que um marco de qualidade”. “É um selo de prestigio internacional, com um reconhecimento crescendo junto de chefs, distribuidores e consumidores globais”, enaltece.

Estas referências atribuídas na categoria de novos produtos gourmet, colocam não só a Carnes Avenida, mas também Leiria, entre os grandes embaixadores do sabor e da autenticidade portuguesa, visando uma valorização continua da herança gastronómica, acrescenta em comunicado.

 

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Retalho

Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra

Esta é a quinta loja da Auchan neste segmento e reúne um portefólio de produtos de beleza, cuidados pessoais e soluções para um estilo de vida saudável.

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A Auchan Retail Portugal inaugurou, no centro comercial Alegro Sintra, uma loja ‘My Auchan Saúde e Bem-Estar’ . Com um investimento de cerca de 400 mil euros e 134 metros quadrados de área, a quinta loja da Auchan neste segmento reúne um portefólio de produtos de beleza, cuidados pessoais e soluções para um estilo de vida saudável.

Um dos grandes destaques da loja, localizada no piso 0 e aberta das 10h às 23h, é a forte aposta em cuidados capilares, com especial ênfase nas marcas Novex e Lola. Apresenta uma seleção de produtos de K-beauty (dermocosmética coreana) e um mask bar com máscaras faciais a preços acessíveis. Para quem procura perfumaria de luxo, a loja disponibiliza insígnias como Calvin Klein, Christian Dior, Prada, Tous e Carolina Herrera.

A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial. Com a aquisição da cadeia Minipreço em 30 de abril de 2024, conta agora com mais de 560 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11 mil colaboradores.

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Retalho

Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática

Disponível em todas as lojas Aldi no país, a campanha apresenta dezenas de artigos.

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A Aldi Portugal lançou uma nova semana temática dedicada à gastronomia asiática, oferecendo aos seus clientes uma seleção de produtos autênticos a preços acessíveis. A iniciativa visa proporcionar uma experiência culinária diversificada, permitindo recriar pratos tradicionais asiáticos em casa.

Disponível em todas as lojas Aldi no país, a campanha apresenta dezenas de artigos que abrangem desde cogumelos secos, folhas de algas, molho sriracha, pão naan, diversos tipos de arroz e massa, biscoitos da sorte, pasta de wasabi até temperos típicos da região.

Grande parte da oferta integra a marca exclusiva Asia Green Garden que a Aldi Portugal refere destacar-se pela sua variedade de receitas e refeições prontas, concebidas para garantir conveniência e sabor, mantendo uma excelente relação qualidade-preço.

As semanas temáticas da Aldi têm-se afirmado como momentos de descoberta gastronómica para muitos consumidores, oferecendo experiências culinárias inspiradas em diferentes culturas. Esta edição dedicada à Ásia promete transformar cada refeição numa verdadeira viagem de sabores, reforçando o compromisso da ALDI em proporcionar produtos de qualidade a preços competitivos.

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Retalho

ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos

A marca de retalho da MC para o bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos, abre a loja em Barcelos, a 22 de maio.

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Para além de produtos de alimentação, higiene e acessórios, a marca que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos, inclui os serviços de spa com banhos e tosquias para os patudos. Com estas três lojas novas, a empresa vai assegurar cerca de 20 novos postos de trabalho e chegar a um total de 64 lojas em todo o país.

Já tínhamos quatro lojas no distrito de Setúbal e chegamos agora à cidade propriamente dita com um novo espaço ZU na galeria comercial do Continente Modelo de Setúbal. Na semana passada, rumamos a norte com a abertura de uma loja de rua em Ponte de Lima e, a 22 de maio, a cerca de 30 quilómetros desta última localização, vamos inaugurar um espaço em Barcelos, no Continente Modelo daquela cidade”, afirma Bruno Loureiro, diretor de operações da ZU.

A nova loja em Setúbal está localizada na Galeria Comercial Continente Modelo Setúbal e tem um horário de atendimento das 9h às 21h. Em Ponte de Lima, o espaço localiza-se na rua General Norton Matos 209 e está aberto de segunda a sábado, das 9h às 20h. Já a loja que será inaugurada em Barcelos, estará implantada na Galeria Comercial Continente Modelo Barcelos (freguesia Vila Frescainha S Pedro), com horário de funcionamento entre as 9h e as 21h.

Fundada em dezembro de 2014, a ZU é a marca de retalho especializado da MC que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos. Conta uma rede de mais de 60 lojas em diferentes cidades portuguesas e com mais de 300 colaboradores.

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Retalho

Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten

A cadeia de retalho espanhola comercializa produtos para a comunidade celíaca há 25 anos.

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A Mercadona possui um sortido de mais 750 produtos livres desta proteína. A empresa espanhola de supermercados comercializa produtos para a comunidade celíaca há 25 anos e trabalha com mais de 200 fornecedores especialistas. Neste âmbito, a empresa colabora com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) na promoção de iniciativas com o objetivo de informar e consciencializar para esta doença.

Ana Carreto, diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e associações de consumidores da Mercadona, refere que “o compromisso da Mercadona com a comunidade celíaca, realizado através de uma estreita colaboração com a APC, ajuda-nos a desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco, de conhecer melhor as suas necessidades, de perceber os seus gostos, e poder ter uma oferta que faça efetivamente sentido no seu dia a dia”.

Hambúrgueres crunchy chicken, delícias de limão, nuggets de peru, douradinhos de pescada ou batatas pré-fritas, são algumas sugestões de produtos da cadeia de retalho para os consumidores celíacos.

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Logística

Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre

Para o segundo trimestre de 2025 a empresa europeia de tecnologia e logística, especializada em entregas não domiciliárias, prevê um crescimento homólogo perto dos 20 pontos percentuais.

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O volume de encomendas da InPost subiu para 272 milhões no primeiro trimestre de 2025 “e cresce acima da média do setor de ecommerce”, divulga o Grupo.

O volume de encomendas da InPost no primeiro trimestre deste ano corresponde a um aumento anual homólogo de 12%,. O segmento do Reino Unido liderou com um aumento de 39% do volume em relação ao ano anterior, seguido pela Zona Euro, com 11% (crescimento de 29% na componente de B2C) e pela Polónia, cujo volume de encomendas cresceu 10% em relação a igual período.

O Grupo fundado na Polónia iniciou 2025 com um crescimento significativo das suas receitas, atingindo 705,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 21,7% em relação ao ano anterior. Isto deveu-se aos bons resultados obtidos no Reino Unido e na Irlanda, com um aumento de 145% em relação ao ano anterior, enquanto a Polónia e a Zona Euro registaram taxas de crescimento anual de 11% e 14%, respetivamente.

O volume de encomendas na Zona Euro atingiu as 73,5 milhões, as receitas cresceram 13,5% comparativamente a igual período de 2024 e a margem EBITDA ajustada aumentou para 13,5%, em comparação com 10,0% registada no período homólogo. Este crescimento foi impulsionado por maior volume de encomendas, maior adoção do APMs e uma alavancagem operacional.

Na Polónia, o volume de receitas aumentou 10% em termos anuais, ultrapassando o crescimento do próprio mercado do comércio eletrónico. As PME foram o principal motor, com um crescimento anual de 18%. E no Reino Unido e  Irlanda a InPost entregou 24 milhões de encomendas no primeiro trimestre de 2025 (um aumento de 39% em relação ao ano anterior), enquanto as receitas cresceram 144,8%.

No segundo trimestre de 2025 o Grupo InPost prevê um crescimento anual de cerca de 20 pontos percentuais. Na Polónia o crescimento no volume de encomendas deverá situar-se na casa de um dígito elevado, continuando a tendência de recuo.

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Retalho

Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024

“Ao longo de 2024, consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades, destaca José Fortunato, presidente da Missão Continente.

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A Relatório de Impacto 2024 e Estratégia até 2030 da Missão Continente revela que, no ano passado, esta plataforma central para todas as iniciativas de responsabilidade social da marcas concedeu apoios financeiros diretos de mais de dois milhões de euros, beneficiou  mais de 1000 instituições e foi responsável pela doação de 8.800 toneladas de excedentes alimentares.

“Este Relatório de Impacto é mais do que um documento – é a prova viva do caminho que temos vindo a construir, lado a lado, há mais de 20 anos. Cada página reflete histórias de superação, solidariedade e progresso, testemunhando o impacto do trabalho incansável das pessoas que acreditam e partilham esta visão connosco”, sublinha José Fortunato,  presidente da Missão Continente, numa mensagem publicada no relatório.

A Missão Continente monitorizou no ano passado, 47 projetos sociais e beneficiou diretamente 107.751 pessoas. Foram ainda doados  31.103.463 euros em doações de excedentes e no âmbito das campanhas e peditórios locais, foram dinamizadas 117 iniciativas  – que resultaram em 18.627.19 euros angariados e 51.251,09 quilos reunidos nas recolhas locais. E no âmbito do projeto Green Cook, de reciclagem de rolhas de cortiça, de que o Continente é parceiro, foram recolhidos 38.180 quilos de rolhas

Os Projetos Estrela da Missão

No Global dos programas desenvolvidos pela Missão Continente, três são considerados ‘Projetos Estrela’: a Escola Missão Continente, a Campanha de Natal e os Produtos Solidários: Sacos com Missão.

Nas escolas desde 2016, a Escola Missão Continente promove a sensibilização para um estilo de vida saudável em comunidades escolares da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, através de três temáticas principais: alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. O programa tem uma abrangência nacional e no ano escolar de 2023/2024, chegou a 97.214 alunos e 7.789 professores de 873 escolas inscritas e proporcionou 355 visitas às escolas e 126 visitas às lojas.

Já a Campanha Natal Missão Continente, angariou 1.533.939 euros, que beneficiaram mais de 750 instituições, no ano passado. Há mais de duas décadas que a Missão Continente mobiliza milhares de pessoas e organizações sociais através das suas campanhas de Natal, com o objetivo de reforçar o compromisso com as comunidades. Nas mais de  20 campanhas solidárias de Natal desenvolvidas, a Missão Continente já apoiou mais de 2500 projetos e instituições, através da entrega de mais de 12 milhões de euros.

Em 2024, a Missão Continente voltou a desenvolver uma edição dos seus sacos, reforçando o seu apoio a instituições com trabalho reconhecido em temáticas mais prementes da sociedade, como o envelhecimento ativo, educação de qualidade, saúde mental, e acesso a bens essenciais. O impacto deste contributo será medido durante 2025 através de um acompanhamento regular junto das instituições beneficiárias, e partilhado no próximo relatório de impacto.

A plataforma tem vindo a construir relações contínuas com diversas instituições e projetos. Para além das iniciativas desenvolvidas anualmente, a Missão Continente apoia ativamente organizações como a Associação Sara Carreira, Corações com Coroa, Bagos D’Ouro e Stand4Good.

“A nossa atuação assentou em três grandes pilares: pessoas, alimentação e planeta. Mas, é através da alimentação que conseguimos chegar mais perto de quem mais precisa, promovendo soluções concretas e sustentáveis para os desafios sociais atuais”, refere José Fortunato, destacando ainda que ao longo de 2024, “consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades.”

A Estratégia da Missão Continente até 2030 vai procurar garantir a harmonia entre a política de responsabilidade social da plataforma e os territórios endossados pela marca Continente, com um foco que pretende evitar a dispersão e estabelecer critérios claros de atuação.

 

 

 

 

 

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