“Funcionalidades mobile são a chave para o mercado português” (Groupon)
Mais do que utilizadores, os portugueses são fãs da compra com cupões, acredita Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon para o Sul da Europa. “A marca permite aos portugueses desfrutarem de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar”
Rita Gonçalves
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Mais do que utilizadores, os portugueses são fãs da compra com cupões, acredita Giulio Limongelli, Vice-Presidente da Groupon para o Sul da Europa. “A marca permite aos portugueses desfrutarem de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar”.
Há cinco anos em Portugal, a Grupon está apostada em agilizar o processo de compra e oferecer os melhores preços, através do lançamento de funcionalidades mobile. Em entrevista, por e-mail, Giulio Limongelli revela a estratégia da marca com presença em 48 países.
Que balanço da actividade da Groupon desde o seu nascimento em Portugal até hoje?
O balanço que fazemos de quase cinco anos de actividade em Portugal é extremamente positivo. Desde 2010 que procuramos oferecer aos portugueses os melhores descontos nas principais cidades do País. Sentimos que em Portugal, mais do que utilizadores, encontramos fãs da compra com cupões. Ao nível de parceiros, o impacto é também extremamente positivo ao longo destes anos. Sempre apostámos em acordos com pequenas e médias empresas locais nos países onde operamos. Em Portugal, desde o início que estamos contentes por dar a oportunidade a empresários locais de desenvolverem o seu negócio e potenciá-los junto do grande público.
Que alterações fizeram no posicionamento da marca? Definem-se hoje como um operador puro de e-commerce ou um site de compras colectivas com promoções diárias?
Acima de tudo, estamos orgulhosos de ser os pioneiros na compra com cupões. Quanto ao e-commerce, fomos os fundadores de uma nova cultura de compra online, através de cupões, uma área na qual investimos muitas horas de trabalho para criar plataformas modernas e acessíveis que nos permitem oferecer diariamente descontos exclusivos em actividades de lazer, restaurantes, beleza, saúde, viagens e num vasto leque de produtos. Na verdade, o e-commerce é um sector em crescimento e expansão e estamos seguros que temos as características para continuar a ser uma referência neste mercado. Podemos afirmar que temos as melhores promoções aos melhores preços, mas também a melhor plataforma que facilita o processo de escolha e de compra aos utilizadores.
“A Groupon cresceu de um site de compras diárias para um mercado online com um elevado número de seguidores, nomeadamente nas versões mobile”, disse Eric Lefkofsky, CEO da Groupon. Em que consiste a nova estratégia?
O objectivo da implementação de novas plataformas online, como as aplicações mobile, é chegar a grande parte da população com a experiência da marca. Há alguns anos, a maior parte do público estava centrado nas grandes cidades mas, hoje em dia, com a crescente penetração dos dispositivos móveis como os smartphones e os tablets, os utilizadores podem consumir as nossas ofertas a qualquer altura, em qualquer lugar. É por isso que plataformas como a Groupon crescem diariamente, e é também por isso que sublinhamos a importância e o sucesso deste tipo de plataformas e a sua contribuição para o desenvolvimento e a promoção do e-commerce. É por isso que estamos a lançar novas funcionalidades nas nossas aplicações móveis, que nos proporcionam uma maior proximidade aos nossos utilizadores através de uma nova secção que permite ver quais as ofertas promocionais em vigor próximo do local onde o utilizador se encontra. Facilita assim a procura – agora localizada no topo da app. Tudo isto mais rápido e uma oferta mais ampla de experiências e produtos.
Quais as perspectivas para o negócio em 2015?
O nosso principal objectivo é continuar a consolidação no mercado, ser uma referência para os nossos clientes e parceiros. O lançamento do novo site, em Setembro passado, e das novas funcionalidades mobile são a chave para o mercado português, visto que permite agilizar o processo de compra aos clientes e oferece-lhes as melhores ofertas aos melhores preços.
Segundo uma análise do Observador Cetelem, Portugal encontra-se no topo da lista de países onde os consumidores tendem a pesquisar cada vez mais na internet informações sobre os produtos que pretendem adquirir, comparando preços e características. Como tiram partido desta tendência?
Ao longo dos anos, temos vindo a notar uma grande evolução dos portugueses quanto ao e-commerce, têm vindo a quebrar algumas barreiras existentes. Este estudo do Observador Cetelem mostra essa evolução: os utilizadores baseiam as suas decisões de compra na informação que encontram online…por isso, sem dúvida alguma, o e-commerce será beneficiado. O sector tem vindo a melhorar nos últimos anos, tornando-se mais seguro e cómodo. Isso tem contribuído notoriamente para que a percepção dos utilizadores se altere. Por outro lado, e num contexto económico de crise, a marca tornou-se uma grande ajuda para as pessoas, porque permite que não deixem de desfrutar de experiências diferentes numa altura em que não têm muito dinheiro para gastar. Além disso, verificamos que as pessoas, a fim de encontrar novas experiências, utilizam o Groupon como um guia de tendências, o que nos leva a tornar uma boa ferramenta de ajuda no contexto económico atual.
Quantas pessoas em Portugal já descarregaram a app da Groupon?
Mais de 50 milhões de pessoas, em todo o mundo, já fizeram download da aplicação.
Qual a vossa estratégia para conquistar mais consumidores para os vossos canais digitais? Utilizam as potencialidades da analítica no relacionamento com os consumidores? Em que medida?
A nossa estratégia não se baseia em números: baseia-se na qualidade dos serviços e produtos que oferecemos. O nosso principal objectivo é melhorar a experiência dos utilizadores e dos parceiros, com novas formas de tornar fácil e cómodo o acesso a uma mais ampla oferta, ao melhor preço.
Quantos produtos têm em média à venda por dia? Qual a rotatividade da oferta?
Depende do tipo de campanhas (única, durante uma semana, mensal) que os nossos merchants fazem connosco, portanto o número de ofertas online e a sua rotatividade vai mudando ao longo dos meses.
Quais os produtos estrela da loja em Portugal?
Em Portugal, as ofertas mais procuradas são as de restaurantes e tratamentos de beleza.
Qual a dimensão da vossa base de dados no nosso País?
A Groupon está localizada em 48 países, presente em mais de 500 mercados em todo o mundo. Temos mais de 200 milhões de subscritores e 42,6 milhões de clientes activos a nível global. A nível de negócios, a Groupon promoveu mais de 500.000 merchants em todo o mundo.
Qual o papel dos fornecedores portugueses no vosso negócio?
Não temos fornecedores: trabalhamos com os negócios locais, os nossos merchants. Temos uma equipa que trabalha exclusivamente a relação com os merchants, à procura das melhores contrapartidas. Há algo muito importante a ter em conta quando estabelecemos as ofertas: os nossos merchants não gastam dinheiro algum até ao cliente ir ao seu negócio e usufruir dos seus produtos ou serviços. De facto, os nossos parceiros tiram grande proveito da sua relação com a Groupon, não só a nível publicitário, mas também com a redução de possíveis riscos, e obtêm resultados reais.
Têm algum ponto de venda físico para a recolha dos produtos em Portugal ou lá fora? Qual a vossa posição nesta matéria?
A nossa génese e o nosso futuro estão focados no e-commerce e continuaremos nessa inha: o futuro está na evolução do comércio online e no desafio do mobile commerce, para o qual estamos preparados e determinados em manter-nos focados. Assim, continuaremos a melhorar a experiência neste tipo de compra.