“Hong Kong é o portal estratégico para o comércio com os mercados asiáticos”
A posição geográfica, além das facilidades legislativas que impulsionam os negócios, fazem de Hong Kong um dos principais pontos de contacto comercial entre os mercados europeus e asiáticos. O Conselho para o Comércio do território chinês promove mais de 30 feiras profissionais por ano, que receberam mais de 500 expositores portugueses em 2014
Ana Catarina Monteiro
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A posição geográfica, além das facilidades legislativas que impulsionam os negócios, fazem de Hong Kong um dos principais pontos de contacto comercial entre os mercados europeus e asiáticos. O Conselho para o Comércio do território chinês promove mais de 30 feiras profissionais por ano, que receberam mais de 500 expositores portugueses em 2014.
Em visita a Portugal, Johnny Wan, Director de Exhibitions Market Developments do Conselho de Comércio e Desenvolvimento de Hong Kong (Hong Kong Trade Development Council, HKTDC), agendou reuniões e eventos com associações empresariais e responsáveis comerciais, em Lisboa e Porto, com o intuito de fortalecer a colaboração comercial entre o País e Hong Kong.
No dia 11 de Fevereiro, o HIPERSUPER marcou presença no encontro realizado na capital portuguesa, no Hotel Tivoli, para conhecer as perspectivas para os próximos meses dos exercícios comerciais realizados entre Portugal e a região chinesa, que recebe vários certames, com marcas presentes de todo o mundo, ao longo de 2015.
“Portugal é um dos parceiros comerciais mais influentes em Hong Kong”
Em 2014, as trocas comerciais entre Portugal e Hong Kong atingiram os 314 milhões de euros, subindo 16,9% face ao ano anterior. As exportações portuguesas para o mercado asiático totalizaram os 107 milhões de euros, uma subida de 8,9% face a 2013, sendo que os artigos mais exportados são os de relojoaria (39%), equipamento eléctrico e electrónico (13%) e peças para automóveis (10%).
Como um ponto geográfico que dinamiza o volume de negócios ocorridos na Ásia e regiões em redor, Hong Kong reflectiu um crescimento económico de 2,4% nos três primeiros trimestres de 2014, face ao período homólogo, e prevê-se agora que o crescimento total correspondente ao ano passado tenha atingido os 2,2%, uma vez que, contas feitas, a exportação de bens cresceu 3,2%.
Um dos principais factores responsáveis pelo rápido crescimento da economia daquela região oriental é o turismo. O sector contabilizou, em 2013, um total de 54,3 milhões de visitantes, cerca de sete vezes o número de habitantes locais. O número aumentou 12.4% nos primeiros 11 meses do ano de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 75% destes visitantes da China continental, um dos principais motores do crescimento turístico do território. As receitas de turismo em 2013 totalizaram 36,2 mil milhões de euros, mais 14,8% do que o ano anterior.
Feiras HKTDC recebem mais de 35 000 exposições de 85 diferentes países em 2014
O Conselho do Comércio, cujo Director visitou Portugal, organiza cerca de 40 feiras por ano em Hong Kong, dando visibilidade a activos na indústria mundial, ligados sectores como moda, telecomunicações, alimentação ou vinhos. À medida que o comércio mundial se vai deslocando cada vez mais para a Ásia, em particular para a China, os eventos servem como um “trampolim” de entrada nos circuitos asiáticos.
Sendo que a primeira feira começa brevemente, entre as dezenas que acontecem ao longo do ano, há quatro feiras consideradas as maiores do sector, nomeadamente, a “Hong Kong Gifts & Premium Fair”, a “Hong Kong Watch & Clock Fair”, a “Electronic Asia”, e o agora designado “Hong Kong International Diamond, Gem & Pearl Show”.
Em 2014, 52 mil participantes europeus juntaram-se às exposição, que contaram no total com mais de 35 000 expositores, de 85 países, e 755 000 interessados em compras, provenientes de 189 países. Portugal conta com cerca de 500 expositores participantes, sendo que os principais sectores representados são cerâmica, alimentar e calçado, além do vinho, que representa a feira com maior participação portuguesa.
A “Hong Kong International Wine & Spirits Fair” é a principal feira do sector na região, com mais de 1000 expositores. Incluindo países europeus como a França, Itália e Portugal, além da China que entrou agora para o mercado, 38 países e regiões marcaram presença na última edição da feira de vinhos, com uma participação que rondou os 20 mil produtores, de 75 países e regiões diferentes.
Com a estreia da zona de Whisky e Bebidas Espirituosas, no ano passado, a feira serviu de montra para uma vasta variedade de vinhos, acessórios e equipamentos e serviços da área vinícola.
“Desde que o governo de Hong Kong eliminou as tarifas aduaneiras sobre vinhos em 2008, Hong Kong tornou-se a porta de entrada do comércio de vinho para a China continental. Antevemos que o número de comerciantes internacionais de vinhos e entusiastas do sector continue a crescer”, afirmou o responsável.
A 8ª edição da feira de vinhos e bebidas espirituosas de Hong Kong, terá lugar de 5 a 7 de Novembro de 2015.