Consumo “crítico” está a aumentar
Quase metade dos consumidores espanhóis diz ser selectivo na hora de consumir produtos e serviços, valorizando critérios de responsabilidade empresarial, segundo um estudo elaborado pela Fundação Adecco
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Rita Gonçalves
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Quase metade (49%) dos consumidores espanhóis diz ser selectivo na hora de consumir produtos e serviços, valorizando critérios de responsabilidade empresarial, segundo um estudo elaborado pela Fundação Adecco, mais 2% face ao ano anterior.
Apesar da cifra ter aumentado, há ainda 19% de consumidores que não tem em conta a variável de responsabilidade na hora de ir às compras mas comprome-te a fazê-lo num futuro próximo.
Pelo contrário, 34% valoriza outros atributos como o preço, a proximidade, a comodidade e a eficiência.
Um total de 65% dos inquiridos não estão familiarizados com o conceito de Responsabilidade Social das empresas, no entanto, os resultados do estudo indicam que conhecem, mesmo que inconscientemente, o conceito, como provam os mais de 90% que atribui às empresas a mesma responsabilidade que atribui ao Governo na hora de abordar a recuperação económica e dar resposta aos problemas do país.
“Cada vez mais, os consumidores premeiam as marcas e empresas sustentáveis e boicotam as que consideram ‘irresponsáveis’. A responsabilidade social está a ganhar terreno a outros factores como o económico”, diz em declarações à infoRetail Francisco Mesonero, director-geral da fundação.
Quais são, então, os três atributos mais relevantes, perguntou a investigação aos consumidores?
Ética (58%), Transparência (56%) e Diversidade (45%), esta última são empresas que valorizam a competência no processo de recrutamento e não factores como a idade e o sexo.
As empresas que gozam de melhor reputação junto dos consumidores estão nos sectores de Engenharia, Informática, Alimentação, Bebidas e Agricultura.