Retrato do comércio online em Espanha
Um total de 82% das marcas do sector do retalho em Espanha têm pelo menos uma loja online, segundo o estudo “ Retail Digital”, elaborado pela IAB Spain, em parceria com a Corpora360

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Um total de 82% das marcas do sector do retalho em Espanha têm pelo menos uma loja online, segundo o estudo “Retail Digital”, elaborado pela IAB Spain, em parceria com a Corpora360.
O estudo analisou 119 marcas dos dez principais sectores de retalho com presença online.
A saber: jogos (100%), calçado (95%) e moda (93%). Pelo contrário, as indústrias com menor presença na rede são a óptica (20%), o lar (50%) e perfumarias (56%).
Entre as funcionalidades mais comuns destes sites, segundo a infoRetail, que cita o estudo, estão o campo de pesquisa, implantada em 83% das lojas online, seguida da venda cruzada (66%) e a rubrica “visto recentemente” (47%). Pelo contrário, só 3% das lojas online permitem fazer reservas através da rede.
Além de ser o maior sector com presença online, os fornecedores de jogos são também aqueles que apresentam sites com mais facilidades, até mesmo do que os sites dos operadores da moderna distribuição.
No que à entrega dos produtos diz respeito, o estudo dá conta que quase 70% chega aos lares espanhóis até três dias depois da realização do pedido, muito acima, por exemplo, do tempo de entrega nos EUA. Apenas 12% das lojas online permite o envio gratuito. A maior parte das transacções são entre 3 e 5 euros, nas taxas de entrega ao domícilio.
As devoluções são gratuítas em 39% dos casos, 41% dos websites oferece a posibilidade de compra pela Internet e permite a devolução na loja física.
O estudo avalia ainda as promoções. Um total de 31% dos websites comunica promoções, sobretudo as que têm lugar na loja virtulal. Apenas 36% informa sobre as ofertas do espaço físico. A newsletter é o formato mais utilizado para comunicar com o consumidor, seguido do blog e do chat.
A pesquisa avalia ainda a presença dos operadores da Distribuição nos dispositivos móveis. 52% das marcas analisadas têm aplicação, mas apenas 21% oferece a compra online.