Retrato do comércio online em Espanha
Um total de 82% das marcas do sector do retalho em Espanha têm pelo menos uma loja online, segundo o estudo “ Retail Digital”, elaborado pela IAB Spain, em parceria com a Corpora360
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Um total de 82% das marcas do sector do retalho em Espanha têm pelo menos uma loja online, segundo o estudo “Retail Digital”, elaborado pela IAB Spain, em parceria com a Corpora360.
O estudo analisou 119 marcas dos dez principais sectores de retalho com presença online.
A saber: jogos (100%), calçado (95%) e moda (93%). Pelo contrário, as indústrias com menor presença na rede são a óptica (20%), o lar (50%) e perfumarias (56%).
Entre as funcionalidades mais comuns destes sites, segundo a infoRetail, que cita o estudo, estão o campo de pesquisa, implantada em 83% das lojas online, seguida da venda cruzada (66%) e a rubrica “visto recentemente” (47%). Pelo contrário, só 3% das lojas online permitem fazer reservas através da rede.
Além de ser o maior sector com presença online, os fornecedores de jogos são também aqueles que apresentam sites com mais facilidades, até mesmo do que os sites dos operadores da moderna distribuição.
No que à entrega dos produtos diz respeito, o estudo dá conta que quase 70% chega aos lares espanhóis até três dias depois da realização do pedido, muito acima, por exemplo, do tempo de entrega nos EUA. Apenas 12% das lojas online permite o envio gratuito. A maior parte das transacções são entre 3 e 5 euros, nas taxas de entrega ao domícilio.
As devoluções são gratuítas em 39% dos casos, 41% dos websites oferece a posibilidade de compra pela Internet e permite a devolução na loja física.
O estudo avalia ainda as promoções. Um total de 31% dos websites comunica promoções, sobretudo as que têm lugar na loja virtulal. Apenas 36% informa sobre as ofertas do espaço físico. A newsletter é o formato mais utilizado para comunicar com o consumidor, seguido do blog e do chat.
A pesquisa avalia ainda a presença dos operadores da Distribuição nos dispositivos móveis. 52% das marcas analisadas têm aplicação, mas apenas 21% oferece a compra online.