4 dicas para melhorar a experiência de compra na abordagem omnicanal
Apesar de os grandes retalhistas dedicarem elevados recursos para venda multicanal, novas soluções surgem agora para o mercado de massas que permitem às empresas de menor dimensão competirem com as grandes organizações

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Para conquistarem novos clientes e mais receitas, os retalhistas estão a vender os seus produtos onde quer que seja que os consumidores desejem comprar – sejam canais fisicos ou online.
As grandes empresas distribuidoras de bens de grande consumo têm vindo a investir nesta abordagem omnicanal nos últimos anos, mas os negócios de pequena dimensão não têm os mesmo recursos dos grandes retalhistas e, por isso, devem adoptar uma série de estratégias que vão certamente ajudar o negócio a crescer e manter-se competitivo. Aqui ficam quatro dicas, segundo o MultiChannel Merchant.
1. Vá para onde vão os consumidores
No actual mundo globalizado, os negócios de pequena dimensão podem capitalizar a oportunidade de alcançar um número de pessoas impensável há algum tempo atrás, sobretudo devido à oferta ‘low cost’, as soluções de “mass market” à sua disposição. Isto permite aos pequenos retalhistas o desenvolvimento de uma abordagem omnicanal que chegue aos consumidores onde quer que estes se encontrem. Por exemplo, se os seus produtos são dirigidos a adolescentes deve marcar presença comercial nas redes sociais, particularmente no Facebook, já que 77% dos adolescentes tem um perfil nesta rede social, segundo o Pew Research. Por sua vez, os consumidores que estão permanentemente em movimento (on-the-go) têm vindo a comprar mais através dos dispositivos móveis. Em 2014, as compras mobile cresceram 45% face ao ano anterior, segundo a mesma fonte.
“Certifique-se que o acesso ao seu negócio é feito facilmente a partir de qualquer canal, seja um site, uma página de social media, marketplaces ou mesmo o tradicional cara-a-cara, para alcançar o maior retorno para o seu investimento”, aconselha o o MultiChannel Merchant.
2. Encontre formas criativas para vender
Como os pequenos negócios não têm a infra-estrutura ou os meios financeiros necessários para configurar e operar uma loja física, é preciso estar acessível “em pessoa” para os clientes.
Para fazer isto, considere alternativas, opções de relacionamento cara-a-cara que vão permitir dinamizar o relacionamento e contactar potenciais clientes. Por exemplo, pode estabelecer-se numa feira ou mercado locais, aceitar pagamentos através do telemóvel ou vender os seus produtos através de retalhistas locais.
3. Personalize a experiência de compra
Os benefícios da venda online versus na loja diferem em alguns aspectos importantes. No online, a compra está apenas à distância de um clique e os consumidores podem comprar onde e quando quiserem. Na loja, os consumidores recebem atendimento especializado de empregados que, além de apoiarem a compra, podem ajudar a causar uma boa impressão junto dos shoppers.
Se o seu negócio é nativo da net, personalize a experiência de ‘checkout’ da sua loja e forneça recomendações sobre os produtos para aumentar o tamanho médio da cesta de compras e melhorar o envolvimento com o cliente.
Investir numa linha telefónica e serviços de chat em tempo real também podem ajudar a dar um toque humano à experiência de compra.
4. Optimize a loja online para pagamentos mobile
O comércio mobile está a crescer. As vendas através dos dispositivos representaram 27% das vendas a retalho no fim-de-semana do Black Friday (24% em 2013). Com este crescimento, é vital que os negócios de pequena dimensão atendam aos shoppers mobile. A chave é oferecer uma fácil navegação no site mobile, disponibilizar os produtos certos, e permitir completar a compra.
Quando optimizar o site para o mobile, tenha em conta as soluções de “responsive design”, que ajusta automaticamente o site ao tamanho do ecrã do cliente.
Apesar de os grandes retalhistas dedicarem elevados recursos para venda multicanal, novas soluções surgem agora para o mercado de massas que permitem às empresas de menor dimensão competirem com as grandes organizações.