Estudo: mercado português de bricolage sofre reviravolta este ano
“O ritmo de crescimento das receitas em Espanha acelerará moderadamente em 2015, ano em que se iniciará uma fase ascendente do negócio em Portugal”, segundo o estudo Sectores “Estabelecimentos de Bricolage no Mercado Ibérico”

Rita Gonçalves
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Apesar de no ano pasado os estabelecimentos especializados na venda a retalho de artigos de bricolage no mercado ibérico terem registado vendas de 2930 milhões de euros, mais 2,8% face ao ano anterior, a recuperação esteve concentrada no mercado espanhol.
Segundo o estudo Sectores “Estabelecimentos de Bricolage no Mercado Ibérico”, publicado pela Informa D&B, “estima-se que, em 2014, tenha ocorrido um crescimento adicional do volume de negócios em Espanha, num contexto de aumento do número de pontos de venda e recuperação do consumo final das famílias, enquanto no mercado português é previsível que se tenha mantido a tendência de descida observada nos últimos anos. O ritmo de crescimento das receitas em Espanha acelerará moderadamente em 2015, ano em que se iniciará uma fase ascendente do negócio em Portugal”.
Promoções agressivas e descontos
Em Setembro de 2014, o número de estabelecimentos especializados na venda a retalho de artigos de bricolage a operar no conjunto do mercado ibérico era de 695, dos quais 550 localizados em Espanha e os 145 restantes em Portugal.
Em 2013, a facturação agregada dos estabelecimentos especializados na venda a retalho de artigos de bricolage no mercado ibérico tinha registado um crescimento de 0,5%, situando-se nos 2850 milhões de euros, pondo termo à tendência descendente do biénio 2011-2012.
Nesse ano, a facturação em Espanha cresceu 1,9%, atingindo os 2355 milhões de euros, impulsionada pelo aumento do número de estabelecimentos, enquanto em Portugal se situou nos 495 milhões de euros, o que representa uma quebra de 5,7% face a 2012.
“Em ambos os mercados mantém-se a tendência de orientação da procura para artigos de preços mais baixos, tendo como consequência que as estratégias de marketing das empresas do sector se focalizem no lançamento de promoções agressivas e descontos”.
5 empresas com 90% de quota
As receitas médias por estabelecimento em Espanha foram de 4,4 milhões de euros, excedendo os 3,2 milhões registados em Portugal, o que reflecte a maior superfície média dos pontos de venda com actividade no mercado espanhol.
Cerca de metade dos pontos de venda em Espanha localizam-se nas Comunidades Autónomas da Catalunha, Andaluzia, Comunidade Valenciana e Madrid, enquanto aproximadamente 30% dos estabelecimentos a operar em Portugal se situam nos distritos de Porto e Lisboa.
“O sector caracteriza-se pelo importante grau de concentração da oferta, representando os cinco principais operadores do mercado ibérico 80% das vendas totais em 2013. A quota das cinco principais empresas em Espanha situou-se próxima dos 85% e em Portugal atingiu os 90%”.
O potencial de crescimento que apresenta a procura de artigos de bricolage no médio prazo favorecerá o aumento do número de pontos de venda especializados, estima o estudo. “Destacam-se as aberturas previstas por algumas das principais cadeias, que continuarão a ganhar quota de mercado”.