Dicionário de Marketing integra 400 novos vocábulos
Touch points, big data, prosumer e blue angel. Estes são apenas quatro dos 398 novos termos e expressões que evidenciam algumas das tendências e práticas que eclodiram ao longo dos últimos dez anos
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Blended marketing, Endomarketing, Eprocurement, Prosumer e Blue angel. Estes são apenas cinco dos 398 novos termos e expressões que evidenciam algumas das tendências e práticas que eclodiram ao longo dos últimos dez anos e que agora passam a integrar o novo Dicionário de Marketing, a mais recente obra das Edições IPAM.
Precisamente uma década depois do lançamento da última edição, e no ano em que o IPAM celebra 30 anos de actividade, os criadores do Dicionário de Marketing, Gonçalo Caetano Alves – fundador do IPAM e considerado o maior impulsionador do ensino de marketing em Portugal – e Sílvia Bandeira – docente do IPAM nas áreas de marketing e consumo –, voltam a reunir-se para actualizar uma obra que serve de referência para marketeers e estudantes nesta área do conhecimento.
“Do mercado B2B ao B2C, passando pelo targeting e brand equity, até à big data e ao CRM fomentados pela era digital. O marketing é um terreno fértil em terminologias e ávido por novas expressões que obrigam qualquer marketeer a estar permanentemente atualizado”, explicam os autores da obra.
Em língua portuguesa mas utilizando termos de expressão internacional, o Dicionário de Marketing dá definições “mais amplas de acordo com a sua importância e estado de conhecimento no marketing da atualidade, incorporando as distintas posições doutrinais existentes”.
É neste contexto que o Dicionário de Marketing passa agora a reunir um conjunto de 1.870 termos e conceitos.
Notícia corrigida àsc17h30 do dia 22 de Janeiro