“Portugal Sou eu” com projectos para alavancar a atribuição do selo
O primeiro Fórum “Portugal Sou Eu” decorreu no dia 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima

Ana Catarina Monteiro
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O primeiro Fórum “Portugal Sou Eu” decorreu no dia 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima.
O potencial de evolução do projecto, que consolida a portugalidade junto dos consumidores, foi o tema central da tarde de debate e reflexão sobre o balanço e a estratégia para o futuro do programa, lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal.
O evento contou com uma audiência acima dos 600 convidados. 26 oradores debateram a portugalidade, as potencialidades e os benefícios do programa, além das perspectivas futuras, com a moderação dos jornalistas Júlio Magalhães e Fernanda Freitas, embaixadores do “Portugal Sou Eu”.
Miguel Cruz, Presidente do IAPMEI, salientou que “para que o programa possa cumprir a sua função de desígnio nacional há que aliar criatividade ao estabelecimento de uma estratégia de longo prazo com um modelo de sustentabilidade que garanta a sua perenidade, focada nos principais objectivos do “Portugal Sou Eu”: contribuir para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas, para a promoção do equilíbrio da balança comercial, para o combate ao desemprego e para o crescimento sustentado da economia”.
A abertura do programa ao sector dos serviços, o desenvolvimento do conceito ‘estabelecimento aderente’ para os sectores do comércio e da restauração e o alargamento do órgão operacional foram também comunicados pelo Presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, além de algumas linhas de orientação estratégica para futuro.
No final do evento, foi apresentado pela primeira vez o Fado “Portugal Sou Eu”, da embaixadora Cuca Roseta. A nova embaixadora do programa será a apresentadora Fátima Lopes.
Foi ainda assinado um protocolo com o INATEL para o desenvolvimento de projetos-piloto que permitem alavancar a atribuição do selo, em diversos sectores de actividade.
Quase um terço das empresas aderentes ao programa marcou presença no Fórum com uma exposição de produtos com o selo, em sectores tão diversificados como alimentação e bebidas, moda e acessórios, artesanato e lazer, entre outros. A exposição foi visitada pelo Ministro da Economia, e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.