Telecomunicações são o motor do mercado português de tecnologia
O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 11% no terceiro trimestre de 2014. O índice GfK Temaz mostra uma facturação de 617 milhões de euros em todos os segmentos
Ana Catarina Monteiro
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O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 11% no terceiro trimestre de 2014. O índice GfK Temaz mostra uma facturação de 617 milhões de euros em todos os segmentos.
As telecomunicações continuam a ser um dos motores do crescimento, seguidas dos pequenos electrodomésticos. As vendas de televisão abrandaram mas, a fotografia é, de todas as áreas, a que apresenta piores resultados.
Embora as câmaras fotográficas Reflex ainda resistam, as compactas de lentes intermutáveis estejam a crescer e as “smart cameras” continuem a ganhar quota de mercado, esta categoria continua a perder peso na carteira do consumidor, que tem telemóveis disponíveis para tirar fotos de alta resolução.
As vendas de grandes domésticos voltaram a acelerar no terceiro trimestre, fechando com mais 8% da facturação do 3.º trimestre de 2013. Os produtos de lavagem mostraram crescimentos de dois dígitos e os produtos de cocção revelaram a melhor evolução trimestral deste ano, comparando com período homólogo. As secadoras de roupa continuam com vendas muito superiores ao ano passado, com a facturação a crescer cerca de 50% no trimestre. Os produtos de refrigeração foram, assim, os que apresentaram o crescimento mais baixo.
Os pequenos electrodomésticos tiveram, no período em questão, o melhor desempenho, com um crescimento global de 14% em valor. Produtos ligados ao cuidado do cabelo apresentaram um crescimento superior a 20% e o mesmo é válido para alguns produtos de pequeno-almoço, tais como as torradeiras e as chaleiras eléctricas. Mesmo as máquinas de café, que continuam no vermelho, caíram apenas 2%, comparando com os 19% do 1.º trimestre, sendo o único produto em terreno negativo de todos os analisados. As máquinas de cozinhar continuam a contribuir de forma significativa para o crescimento do mercado face a 2013.
A área da informática registou um crescimento de 7%, face ao período homólogo. O sector obteve no último trimestre uma facturação no valor de 149 milhões de euros. Esta boa performance é em grande parte devida à prestação dos Mediatablets, que cresceram 8%. Produto este que representa 28% do total das receitas deste sector. Uma referência ainda para os PC Portáteis que representaram 51% desta categoria, com um crescimento de 1% em valor.
O sector das telecomunicações no período entre Janeiro e Setembro de 2014 registou um forte crescimento, quer em unidades quer em valor, quando comparado com o período homólogo. No terceiro trimestre deste ano, a área cresceu 30% em valor, em comparação com o período homólogo em 2013. Este sector, com um total de 159 milhões de euros, “não só é o mais dinâmico como também aquele que mais contribui para o crescimento do mercado Electro”.
O estudo analisou ainda, o mercado de Office Equipment, no qual há que destacar o crescimento de 2 % em valor, face ao período homólogo. As Impressoras Multi-funcionais, na casa dos 19% em valor no terceiro trimestre de 2014, são os produtos com mais peso neste segmento. Num total de 22 milhões de euros de facturação neste último trimestre, a par com os tinteiros, perfazem mais de 90% deste mercado em valor.
GfK Temax Portugal é um índice desenvolvido pela GfK, com o objectivo de monitorizar o mercado dos produtos tecnológicos. Os resultados da pesquisa são baseados na informação recolhida através do painel retalhista GfK, que conta com mais de 425 000 retalhistas em todo mundo. A empresa de estudos de mercado, de origem alemã, publica o índice em questão desde Fevereiro 2009, em mais de 30 países.