Testar a tecnologia em ambiente real
A PHC recriou uma loja de retalho tradicional para exibir as suas aplicações de gestão em ambiente real
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Rita Gonçalves
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Numa pequena sala de reuniões, no Lagoas Park, a poucos minutos do centro de Lisboa, nasceu uma nova loja – a PHC Store.
“Investimos cerca de 5 mil euros, talvez nem tanto, para decorar este espaço que simula em ambiente real uma loja de retalho tradicional, para aproximar a marca dos mais de 300 parceiros que instalam as nossas soluções de software e dos seus clientes”, revela em entrevista ao HIPERSUPER Céu Mendonça, Sales Director da fabricante nacional de aplicações de gestão.
“Este espaço é um misto de laboratório e montra, onde se podem testar os produtos e onde os clientes podem contactar com as soluções em ambiente real”.
O projecto está a ser um sucesso e Céu Mendonça ambiciona abrir uma nova loja com o mesmo conceito no Porto, em 2015, e, a prazo, estima levar a ‘cadeia’ de lojas para a delegação de Madrid, Espanha.
No ‘showroom’ está em demonstração a solução de mobilidade da software-house, denominada Digital CS. “O monitor, neste caso, é da HP, mas o nosso objectivo é renovar os equipamentos de hardware a cada seis meses. É inovador porque funciona em ambiente de tablet. Dotado de um leitor de código de barras, oferece ao colaborador mobilidade para acompanhar o cliente na loja. Para obter a factura, basta colocar o tablet na ‘dock’, ligada à gaveta do dinheiro e da impressora, e solicitar a impressão. Através do dispositivo, o colaborador tem acesso a dados como a disponibilidade dos artigos, consulta de stocks e preços, entre outros dados que permitem um atendimento mais personalizado”, explica, por sua vez, Armando Gaspar, Product Manager da PHC.
A grande vantagem do espaço é permitir testar um equipamento com garantias. “Em vez de irem às cegas escolher o equipamento A ou B podem aqui perceber rapidamente em ambiente de teste como funcionam as soluções”.
Segundo ecrã
Outras das soluções para o retalho em demonstração designa-se POS CS e consiste num conceito mais tradicional. “Além da impressora, gaveta do dinheiro e do leitor do código de barras, temos nesta solução um segundo ecrã, onde podemos exibir informação sobre a venda ou um vídeo promocional, por exemplo”. A solução oferece um controlo total sobre a actividade das lojas. “Vamos dotar esta solução com um sistema de balanças checkout e estamos a ultimar para sair ainda nesta versão a ligação de Terminal de Pagamento Automático (TPA), para que o valor da venda passe automáticamente para o TPA, sem intervenção humana, de forma a minimizar eventuais erros”.
A PHC está ainda a fazer parcerias na área dos pagamentos electrónicos. “Quer seja através de QR Code (no display virado para o cliente) quer através da tecnologia NFC (comunicação por proximidade). Actualmente, as soluções nacionais estão mais orientadas à rede multibanco, enquanto as soluções internacionais estão assentes maioritariamente numa estrutura de cartões de crédito ou de débitos directos”.
As soluções da PHC, na versão mais simples, para um posto, custam a partir de €200. “A licença é perpétua mas tem um ‘fee’ anual para as actualizações fiscais e de novas funcionalidades, entre outras”.
“Há muitas empresas das áreas de retalho e de serviços que encaram estas soluções como oportunidades de negócio mas ainda não tinham à disposição um espaço para testar os produtos, uma vez que é preciso muito tempo e disponibilidade para estudar os melhores equipamentos para cada negócio. Fornecemos ainda um guia técnico detalhado de utilização. É um ganho de produtividade ter o cenário final”, remata Armando Gaspar.