Monliz investe mais €2,5 milhões na fábrica ainda este ano
A fabricante de vegetais congelados vai investir mais 2,5 milhões de euros na fábrica de Alpiarça. Metade do valor vai ser aplicado numa nova linha de embalamento

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Monliz, fabricante de vegetais congelados, inaugurou recentemente um investimento de 18 milhões de euros na segunda fase de expansão da unidade industrial que detém em Alpiarça, Santarém.
A empresa inaugurou uma nova linha de produção – onde lava, corta e congela os vegetais – mais uma câmara frigorífica para armazenar a produção com capacidade para 32 mil paletes e ainda uma nova unidade de embalamento.
“Vendemos os congelados a granel ou em caixas para as cadeias de retalho. O embalamento para a distribuição tem crescido muito e é uma grande aposta, porque antes o embalamento era feito noutras fábricas. Com este investimento, queremos converter parte das vendas a granel em produto embalado”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Mauro Cardoso, director-geral da Monliz.
Por isso, a terceira, que deverá estar operacional ainda este mês, e o restante em outros projectos, como a autonomização do tratamento de efluentes.
“Este investimento vai permitir aumentar o valor integrado dos produtos, aumentar o volume de vendas e ganhar margem de manobra para dar resposta a picos de procura”.
Desde 2005, a empresa já investiu um total de 45 milhões de euros, contabilizando já o investimento deste ano, na fábrica de Alpiarça. “Duplicámos a capacidade de produção e armazenamento da unidade que, em 2013, se situou nas 31.515 toneladas. Estamos ainda longe da utilização plena da capacidade instalada (45.000 toneladas). Podemos crescer muito, sobretudo nas culturas de Primavera e Inverno, como sejam a ervilha, a fava e o brócolo”.