Zara adopta RFID em loja
A Zara está a implementar a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) nas suas lojas

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Zara está a implementar a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) nas suas lojas.
Este sistema permite a identificação de cada peça de roupa, desde as plataformas logísticas até à venda no estabelecimento comercial.
“A implementação desta tecnologia de última geração é a maior alteração na operação das lojas do grupo até hoje”, revela à infoRetail o presidente do grupo têxtil Inditex, Pablo Isla.
Este sistema já é uma realidade em 700 lojas da cadeia e oferece maior agilidade na distribuição e uma maior precisão na gestão dos artigos na loja, permitindo aumentar a qualidade da atenção dada ao cliente no ponto de venda.
Todos os centros logísticos da Zara têm implantada a tecnologia e a sua aplicação à totalidade das lojas deverá estar concluída em 2016. Progressivamente, a intenção é adoptar a tecnologia nas restantes insígnias do grupo.
O sistema de RFID codifica cada artigo nos centros logísticos, o que permite que, quando os envios chegam à loja duas vezes por semana, se identifique de forma imediata que tamanhos e modelos a repor nos expositores. A tecnologia permite ainda identificar de imediato a disponibilidade de um artigo nas lojas da cadeia mais próximas.