FMCG

Phulia. Nova marca de vinho verde

A nova marca lançou duas referências – Branco e Rosé 2013 – que reavivam as tradições minhotas

Rita Gonçalves
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Phulia. Nova marca de vinho verde

A nova marca lançou duas referências – Branco e Rosé 2013 – que reavivam as tradições minhotas

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Nasceu a Phulia, uma nova marca da região dos Vinhos Verdes, sediada em Viana do Castelo.

A nova marca lançou duas referências – Branco e Rosé 2013 – que transmitem “a cor, os aromas e a alegria associadas às festividades e à cultura minhota”, revela um comunicado desta empresa familiar.

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Domingos Brito, João Martins e Luís Simplício são os responsáveis pelo lançamento deste novo projecto de vinhos. Pediram uma garagem emprestada, reuniram ajuda de familiares e amigos, trabalharam vinhas de família e também emprestadas, socorreram‐se de todo o apoio técnico que procuraram e encontraram, de forma a produzir vinhos de elevada qualidade, com aroma, sabor e folia da região. O próximo passo foi montar uma adega e criar uma estrutura para engarrafar os vinhos que a terra viu nascer.

A determinação destes estudantes e empreendedores fez nascer, agora, os primeiros vinhos comercializados sob a marca Phulia.

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Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional

Através das campanhas ‘A Receita do Ano’ e ‘Fica bem contigo’, as duas marcas do universo Sonae foram distinguidos nos Internationalist Awards for Innovation in Media.

O Continente e a Wells, marcas da MC, empresa de retalho do universo Sonae, foram distinguidos nos Internationalist Awards for Innovation in Media, respetivamente pelas campanhas ‘A Receita do Ano’ e ‘Fica bem contigo’. Foram as únicas marcas portuguesas a alcançar o ouro na edição deste ano.

‘A Receita do Ano’ apresentou na App Cartão Continente um resumo pioneiro do ano anterior de cada família, incluindo as suas compras, os seus produtos favoritos e as suas poupanças. E ofereceu a cada um dos 3,4 milhões de clientes Continente um reflexo do seu ano pela lente das suas compras. Através da tecnologia data driven, foi criada uma narrativa personalizada e envolvente, em formato vídeo, protagonizada por Joana Barrios.

Já a campanha ‘Fica bem contigo’, da Wells, teve como principal objetivo desmitificar os conceitos de beleza e bem-estar e temas considerados ‘tabu’ como a menopausa, para dar voz às mulheres e sensibilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde e do bem-estar feminino.

“O reconhecimento nesta competição internacional, que celebra o que de melhor se faz nos universos de marketing e de media a nível global, reflete os elementos essenciais da proposta de valor da MC, que se apoia na inovação como uma característica transversal, para estar sempre na vanguarda das expectativas dos consumidores e oferecer experiências distintas e personalizadas, nas suas diferentes áreas”, destaca a MC num comunicado.

As campanhas foram desenvolvidas em conjunto com a Arena Media Portugal.

 

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ESG

RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas

Esta iniciativa conta agora com a adesão das nove ilhas dos Açores e dos seus 19 municípios, abrangendo um total de 236 mil habitantes

Um protocolo assinado em Ponta Delgada, Açores, com o impulso da Secretaria Regional do Ambiente do Governo Autónomo dos Açores, confirmou a adesão dos municípios açorianos ao sistema de recolha e reciclagem promovido pela RECAPS (Sociedade de Reciclagem de Cápsulas de Café).

Com o objetivo de levar a reciclagem até à porta dos consumidores de cápsulas de café em Portugal, marcando presença em cada município, esta iniciativa conta agora com a adesão de todas as nove ilhas dos Açores e dos seus 19 municípios, abrangendo um total de 236 mil habitantes.

“A adesão dos 19 municípios dos Açores a este projeto liderado pela RECAPS reveste-se de enorme significado. O contributo dado pelo Governo Regional para que todos os municípios açorianos façam parte desta rede, vem confirmar a importância de assegurar que os resíduos sejam efetivamente reciclados e seja assegurada a circularidade dos respetivos materiais”, afirmou Gonçalo Granado, gerente da RECAPS.

A RECAPS junta seis empresas produtoras de café detentoras de 14 marcas (Bellissimo, Bogani, Buondi, Chave D’Ouro, Delta Q, Dolce Gusto, Ginga, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC). O sistema que promove abrange, atualmente, mais de 26% da população portuguesa e alcançou já um total de 531 toneladas de cápsulas de café recolhidas.

Com esta expansão para o arquipélago dos Açores, tem agora ‘Capsulões’ distribuídos por 42 municípios, designadamente: Alcanena, Albergaria-a-Velha, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Cascais, Cantanhede, Castro Marim, Condeixa, Entroncamento, Figueira da Foz, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Lisboa, Mafra, Moita, Montemor-o-Velho, Oeiras, Proença-a-Nova, Seixal, Sintra, Torres Novas e nos Açores: Calheta, Horta, Madalena, Povoação, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Angra do Heroísmo, Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, São Miguel, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto, Vila Franca do Campo e Corvo.

A separação dos materiais das cápsulas recolhidas no âmbito deste projeto é realizada por entidades recicladoras especializadas. Começa pela remoção da borra de café, que pode ser utilizada para compostagem ou como aditivo agrícola. Seguem-se o alumínio e o plástico, que uma vez separados são encaminhados para reciclagem, onde são transformados em novos produtos. O plástico pode ser reutilizado, por exemplo, na produção de mobiliário urbano, como cadeiras e mesas, enquanto o alumínio pode ser reciclado para, por exemplo, criar estruturas metálicas.

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Alimentar

Carnes Avenida duplamente referenciada no guia TasteAtlas

A Carnes Avenida foi duplamente referenciada no guia TasteAtlas, com dois dos seus artigos mais emblemáticos: Morcela de Arroz e Farinheira.

A empresa sediada em Leiria e uma referência na produção de charcutaria tradicional, sublinha que “estar presente no TasteAtlas, uma das plataformas gastronómicas mais influentes a nível mundial, representa mais do que um marco de qualidade”. “É um selo de prestigio internacional, com um reconhecimento crescendo junto de chefs, distribuidores e consumidores globais”, enaltece.

Estas referências atribuídas na categoria de novos produtos gourmet, colocam não só a Carnes Avenida, mas também Leiria, entre os grandes embaixadores do sabor e da autenticidade portuguesa, visando uma valorização continua da herança gastronómica, acrescenta em comunicado.

 

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Retalho

Auchan abre loja de saúde e bem-estar no Alegro Sintra

Esta é a quinta loja da Auchan neste segmento e reúne um portefólio de produtos de beleza, cuidados pessoais e soluções para um estilo de vida saudável.

A Auchan Retail Portugal inaugurou, no centro comercial Alegro Sintra, uma loja ‘My Auchan Saúde e Bem-Estar’ . Com um investimento de cerca de 400 mil euros e 134 metros quadrados de área, a quinta loja da Auchan neste segmento reúne um portefólio de produtos de beleza, cuidados pessoais e soluções para um estilo de vida saudável.

Um dos grandes destaques da loja, localizada no piso 0 e aberta das 10h às 23h, é a forte aposta em cuidados capilares, com especial ênfase nas marcas Novex e Lola. Apresenta uma seleção de produtos de K-beauty (dermocosmética coreana) e um mask bar com máscaras faciais a preços acessíveis. Para quem procura perfumaria de luxo, a loja disponibiliza insígnias como Calvin Klein, Christian Dior, Prada, Tous e Carolina Herrera.

A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial. Com a aquisição da cadeia Minipreço em 30 de abril de 2024, conta agora com mais de 560 lojas físicas, 30 gasolineiras, quatro armazéns e duas lojas digitais, e emprega  mais de 11 mil colaboradores.

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Retalho

Aldi Portugal convida a explorar os sabores da Ásia com nova campanha temática

Disponível em todas as lojas Aldi no país, a campanha apresenta dezenas de artigos.

A Aldi Portugal lançou uma nova semana temática dedicada à gastronomia asiática, oferecendo aos seus clientes uma seleção de produtos autênticos a preços acessíveis. A iniciativa visa proporcionar uma experiência culinária diversificada, permitindo recriar pratos tradicionais asiáticos em casa.

Disponível em todas as lojas Aldi no país, a campanha apresenta dezenas de artigos que abrangem desde cogumelos secos, folhas de algas, molho sriracha, pão naan, diversos tipos de arroz e massa, biscoitos da sorte, pasta de wasabi até temperos típicos da região.

Grande parte da oferta integra a marca exclusiva Asia Green Garden que a Aldi Portugal refere destacar-se pela sua variedade de receitas e refeições prontas, concebidas para garantir conveniência e sabor, mantendo uma excelente relação qualidade-preço.

As semanas temáticas da Aldi têm-se afirmado como momentos de descoberta gastronómica para muitos consumidores, oferecendo experiências culinárias inspiradas em diferentes culturas. Esta edição dedicada à Ásia promete transformar cada refeição numa verdadeira viagem de sabores, reforçando o compromisso da ALDI em proporcionar produtos de qualidade a preços competitivos.

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Retalho

ZU abre lojas em Setúbal, Ponte de Lima e Barcelos

A marca de retalho da MC para o bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos, abre a loja em Barcelos, a 22 de maio.

Para além de produtos de alimentação, higiene e acessórios, a marca que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos, inclui os serviços de spa com banhos e tosquias para os patudos. Com estas três lojas novas, a empresa vai assegurar cerca de 20 novos postos de trabalho e chegar a um total de 64 lojas em todo o país.

Já tínhamos quatro lojas no distrito de Setúbal e chegamos agora à cidade propriamente dita com um novo espaço ZU na galeria comercial do Continente Modelo de Setúbal. Na semana passada, rumamos a norte com a abertura de uma loja de rua em Ponte de Lima e, a 22 de maio, a cerca de 30 quilómetros desta última localização, vamos inaugurar um espaço em Barcelos, no Continente Modelo daquela cidade”, afirma Bruno Loureiro, diretor de operações da ZU.

A nova loja em Setúbal está localizada na Galeria Comercial Continente Modelo Setúbal e tem um horário de atendimento das 9h às 21h. Em Ponte de Lima, o espaço localiza-se na rua General Norton Matos 209 e está aberto de segunda a sábado, das 9h às 20h. Já a loja que será inaugurada em Barcelos, estará implantada na Galeria Comercial Continente Modelo Barcelos (freguesia Vila Frescainha S Pedro), com horário de funcionamento entre as 9h e as 21h.

Fundada em dezembro de 2014, a ZU é a marca de retalho especializado da MC que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos. Conta uma rede de mais de 60 lojas em diferentes cidades portuguesas e com mais de 300 colaboradores.

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Retalho

Mercadona assinala o Dia Internacional do Celíaco com mais de 750 produtos sem glúten

A cadeia de retalho espanhola comercializa produtos para a comunidade celíaca há 25 anos.

A Mercadona possui um sortido de mais 750 produtos livres desta proteína. A empresa espanhola de supermercados comercializa produtos para a comunidade celíaca há 25 anos e trabalha com mais de 200 fornecedores especialistas. Neste âmbito, a empresa colabora com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) na promoção de iniciativas com o objetivo de informar e consciencializar para esta doença.

Ana Carreto, diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e associações de consumidores da Mercadona, refere que “o compromisso da Mercadona com a comunidade celíaca, realizado através de uma estreita colaboração com a APC, ajuda-nos a desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco, de conhecer melhor as suas necessidades, de perceber os seus gostos, e poder ter uma oferta que faça efetivamente sentido no seu dia a dia”.

Hambúrgueres crunchy chicken, delícias de limão, nuggets de peru, douradinhos de pescada ou batatas pré-fritas, são algumas sugestões de produtos da cadeia de retalho para os consumidores celíacos.

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Logística

Grupo InPost regista 272 milhões de encomendas no primeiro trimestre

Para o segundo trimestre de 2025 a empresa europeia de tecnologia e logística, especializada em entregas não domiciliárias, prevê um crescimento homólogo perto dos 20 pontos percentuais.

O volume de encomendas da InPost subiu para 272 milhões no primeiro trimestre de 2025 “e cresce acima da média do setor de ecommerce”, divulga o Grupo.

O volume de encomendas da InPost no primeiro trimestre deste ano corresponde a um aumento anual homólogo de 12%,. O segmento do Reino Unido liderou com um aumento de 39% do volume em relação ao ano anterior, seguido pela Zona Euro, com 11% (crescimento de 29% na componente de B2C) e pela Polónia, cujo volume de encomendas cresceu 10% em relação a igual período.

O Grupo fundado na Polónia iniciou 2025 com um crescimento significativo das suas receitas, atingindo 705,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 21,7% em relação ao ano anterior. Isto deveu-se aos bons resultados obtidos no Reino Unido e na Irlanda, com um aumento de 145% em relação ao ano anterior, enquanto a Polónia e a Zona Euro registaram taxas de crescimento anual de 11% e 14%, respetivamente.

O volume de encomendas na Zona Euro atingiu as 73,5 milhões, as receitas cresceram 13,5% comparativamente a igual período de 2024 e a margem EBITDA ajustada aumentou para 13,5%, em comparação com 10,0% registada no período homólogo. Este crescimento foi impulsionado por maior volume de encomendas, maior adoção do APMs e uma alavancagem operacional.

Na Polónia, o volume de receitas aumentou 10% em termos anuais, ultrapassando o crescimento do próprio mercado do comércio eletrónico. As PME foram o principal motor, com um crescimento anual de 18%. E no Reino Unido e  Irlanda a InPost entregou 24 milhões de encomendas no primeiro trimestre de 2025 (um aumento de 39% em relação ao ano anterior), enquanto as receitas cresceram 144,8%.

No segundo trimestre de 2025 o Grupo InPost prevê um crescimento anual de cerca de 20 pontos percentuais. Na Polónia o crescimento no volume de encomendas deverá situar-se na casa de um dígito elevado, continuando a tendência de recuo.

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Retalho

Missão Continente beneficiou diretamente 107.751 pessoas em 2024

“Ao longo de 2024, consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades, destaca José Fortunato, presidente da Missão Continente.

A Relatório de Impacto 2024 e Estratégia até 2030 da Missão Continente revela que, no ano passado, esta plataforma central para todas as iniciativas de responsabilidade social da marcas concedeu apoios financeiros diretos de mais de dois milhões de euros, beneficiou  mais de 1000 instituições e foi responsável pela doação de 8.800 toneladas de excedentes alimentares.

“Este Relatório de Impacto é mais do que um documento – é a prova viva do caminho que temos vindo a construir, lado a lado, há mais de 20 anos. Cada página reflete histórias de superação, solidariedade e progresso, testemunhando o impacto do trabalho incansável das pessoas que acreditam e partilham esta visão connosco”, sublinha José Fortunato,  presidente da Missão Continente, numa mensagem publicada no relatório.

A Missão Continente monitorizou no ano passado, 47 projetos sociais e beneficiou diretamente 107.751 pessoas. Foram ainda doados  31.103.463 euros em doações de excedentes e no âmbito das campanhas e peditórios locais, foram dinamizadas 117 iniciativas  – que resultaram em 18.627.19 euros angariados e 51.251,09 quilos reunidos nas recolhas locais. E no âmbito do projeto Green Cook, de reciclagem de rolhas de cortiça, de que o Continente é parceiro, foram recolhidos 38.180 quilos de rolhas

Os Projetos Estrela da Missão

No Global dos programas desenvolvidos pela Missão Continente, três são considerados ‘Projetos Estrela’: a Escola Missão Continente, a Campanha de Natal e os Produtos Solidários: Sacos com Missão.

Nas escolas desde 2016, a Escola Missão Continente promove a sensibilização para um estilo de vida saudável em comunidades escolares da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, através de três temáticas principais: alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. O programa tem uma abrangência nacional e no ano escolar de 2023/2024, chegou a 97.214 alunos e 7.789 professores de 873 escolas inscritas e proporcionou 355 visitas às escolas e 126 visitas às lojas.

Já a Campanha Natal Missão Continente, angariou 1.533.939 euros, que beneficiaram mais de 750 instituições, no ano passado. Há mais de duas décadas que a Missão Continente mobiliza milhares de pessoas e organizações sociais através das suas campanhas de Natal, com o objetivo de reforçar o compromisso com as comunidades. Nas mais de  20 campanhas solidárias de Natal desenvolvidas, a Missão Continente já apoiou mais de 2500 projetos e instituições, através da entrega de mais de 12 milhões de euros.

Em 2024, a Missão Continente voltou a desenvolver uma edição dos seus sacos, reforçando o seu apoio a instituições com trabalho reconhecido em temáticas mais prementes da sociedade, como o envelhecimento ativo, educação de qualidade, saúde mental, e acesso a bens essenciais. O impacto deste contributo será medido durante 2025 através de um acompanhamento regular junto das instituições beneficiárias, e partilhado no próximo relatório de impacto.

A plataforma tem vindo a construir relações contínuas com diversas instituições e projetos. Para além das iniciativas desenvolvidas anualmente, a Missão Continente apoia ativamente organizações como a Associação Sara Carreira, Corações com Coroa, Bagos D’Ouro e Stand4Good.

“A nossa atuação assentou em três grandes pilares: pessoas, alimentação e planeta. Mas, é através da alimentação que conseguimos chegar mais perto de quem mais precisa, promovendo soluções concretas e sustentáveis para os desafios sociais atuais”, refere José Fortunato, destacando ainda que ao longo de 2024, “consolidámos ainda mais o nosso papel enquanto investidor social, reforçando o apoio às comunidades com uma atenção redobrada às suas reais necessidades.”

A Estratégia da Missão Continente até 2030 vai procurar garantir a harmonia entre a política de responsabilidade social da plataforma e os territórios endossados pela marca Continente, com um foco que pretende evitar a dispersão e estabelecer critérios claros de atuação.

 

 

 

 

 

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Lagoas Park inaugura praça central e galeria comercial

A reabilitação insere-se numa ampla estratégia de modernização do parque, que visa reforçar a sua atratividade junto de empresas nacionais e internacionais.

O Lagoas Park inaugurou a nova praça central e galeria comercial, dois espaços requalificados que representam um investimento de 25 milhões de euros, liderado pelos proprietários, Henderson Park. A reabilitação insere-se numa ampla estratégia de modernização que vem melhorar as credenciais de sustentabilidade do parque e renovar as instalações. E”ste reposicionamento visa reforçar a atratividade do parque junto de empresas nacionais e internacionais, tornando-o um verdadeiro hub de inovação e comunidade empresarial”, refere um comunicado da CBRE, consultora responsável pela gestão e comercialização do ativo.

A nova praça central e a galeria comercial, agora requalificadas, representam o epicentro da vida do parque e a concretização de um espaço “pensado para ser vivido e para servir a comunidade empresarial que nele trabalha”.

A revitalização do Lagoas Park iniciou-se com a modernização das infraestruturas, criação de novos espaços verdes e implementação de melhorias na mobilidade. Foi concluída a certificação de cinco edifícios de escritórios com a classificação BREEAM in Use Excellent e estão previstas até ao final de 2025 a obtenção de mais cinco certificações, totalizando 80% da área de escritórios do parque. A par deste processo, foi realizado o rebranding profundo da marca.

“O Lagoas Park é um exemplo paradigmático da forma como a CBRE trabalha em estreita colaboração com os seus clientes para criar valor sustentável nos seus ativos. Este é um projeto que reflete o melhor do nosso know-how multidisciplinar, da gestão e da comercialização, da estratégia da marca à experiência do utilizador.”, afirma Cláudia Ribeiro, Director Asset Manager da CBRE Portugal.
“Temos muito orgulho em ver esta nova fase ganhar vida num parque que é agora mais do que um local de trabalho – é um verdadeiro espaço comunitário”, acrescenta Ronan Webster, Managing Director of Asset Management da Henderson Park.

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