Importações sobem 7% no trimestre
As exportações aumentaram 5,4% no trimestre terminado em Fevereiro e as importações subiram 7%

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As exportações aumentaram 5,4% no trimestre terminado em Fevereiro, face ao período homólogo, e as importações subiram 7% no mesmo período, traduzindo um abrandamento do crescimento no caso das exportações, mas uma aceleração no caso das importações.
De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações aumentaram 5,9% entre Novembro e Janeiro, em termos homólogos, abrandando o ritmo de crescimento para os 5,4% no trimestre até Fevereiro.
Já as importações aumentaram 6,1% no trimestre até Janeiro, acelerando este crescimento no período entre Dezembro e Fevereiro, para os 7%.
O comportamento das exportações ficou a dever-se sobretudo ao comércio dentro da União Europeia (UE), que registou uma variação positiva em quase todos os produtos, destacando-se os veículos e outro material de transportes, os plásticos e borrachas e o vestuário.
No caso das importações, o seu aumento também se deveu ao comércio com outros países da UE, uma vez que o comércio com países fora do espaço europeu diminuiu.
A taxa de cobertura situou-se em 80,7%, o que corresponde a um decréscimo de 1,2 pontos percentuais entre Dezembro de 2013 e Fevereiro de 2014 e face ao período homólogo.
Considerando apenas Fevereiro e comparando com o mesmo mês de 2013, as exportações aumentaram 4,7% e as importações subiram 5%.
No entanto, comparando Fevereiro com Janeiro, as exportações diminuíram 2,6% e as importações caíram 5,4%, quedas que o INE explica com a paragem geral programada para a manutenção da refinaria de Sines em Março.
Com Lusa