Importações sobem 7% no trimestre
As exportações aumentaram 5,4% no trimestre terminado em Fevereiro e as importações subiram 7%
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
As exportações aumentaram 5,4% no trimestre terminado em Fevereiro, face ao período homólogo, e as importações subiram 7% no mesmo período, traduzindo um abrandamento do crescimento no caso das exportações, mas uma aceleração no caso das importações.
De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações aumentaram 5,9% entre Novembro e Janeiro, em termos homólogos, abrandando o ritmo de crescimento para os 5,4% no trimestre até Fevereiro.
Já as importações aumentaram 6,1% no trimestre até Janeiro, acelerando este crescimento no período entre Dezembro e Fevereiro, para os 7%.
O comportamento das exportações ficou a dever-se sobretudo ao comércio dentro da União Europeia (UE), que registou uma variação positiva em quase todos os produtos, destacando-se os veículos e outro material de transportes, os plásticos e borrachas e o vestuário.
No caso das importações, o seu aumento também se deveu ao comércio com outros países da UE, uma vez que o comércio com países fora do espaço europeu diminuiu.
A taxa de cobertura situou-se em 80,7%, o que corresponde a um decréscimo de 1,2 pontos percentuais entre Dezembro de 2013 e Fevereiro de 2014 e face ao período homólogo.
Considerando apenas Fevereiro e comparando com o mesmo mês de 2013, as exportações aumentaram 4,7% e as importações subiram 5%.
No entanto, comparando Fevereiro com Janeiro, as exportações diminuíram 2,6% e as importações caíram 5,4%, quedas que o INE explica com a paragem geral programada para a manutenção da refinaria de Sines em Março.
Com Lusa