Quase metade das embalagens da Tetra Pak são certificadas
A Tetra Pak colocou no mercado ibérico, em 2013, cerca de 7.520 milhões de embalagens certificadas pelo FSC

Rita Gonçalves
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Em média, 75% de uma embalagem da Tetra Pak é constituída por cartão proveniente da madeira.
Enquanto empresa certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC), a multinacional do sector da embalagem “está empenhada em abastecer-se junto de florestas geridas de forma responsável e de outras fontes controladas, com o objectivo de utilizar 100% de cartão certificado pelo FSC. Esta percentagem elevou-se de 38% em 2012 para 41% em 2013. No último ano, foram colocadas no mercado 32 mil milhões de embalagens com o símbolo do FSC, o que traduz um aumento de mais de 5 mil milhões de embalagens em relação a 2012”, revela um comunicado da empresa.
Em Portugal e Espanha, foram colocadas no mercado, em 2013, cerca de 7.520 milhões de embalagens certificadas pelo FSC, o que representa 44% do total de embalagens colocadas no mercado. A meta da empresa é alcançar os 100% até 2015.
A longo prazo, a Tetra Pak tem como meta desenvolver uma embalagem totalmente renovável. Em 2013, foi dado um grande passo nesse sentido, com o lançamento mundial do sistema de abertura LightCap 30 de base biológica, produzido com polietileno de alta densidade (HDPE) derivado da cana de açúcar. Em 2013, chegaram ao mercado 1.1 mil milhões de embalagens com este sistema de abertura, praticamente o dobro do valor registado em 2012.
A Tetra Pak está ainda empenhada em aumentar a reciclagem de embalagens pós-consumo com o objectivo de duplicar para 40% a taxa global de reciclagem até 2020. Em 2013, a taxa de reciclagem global das embalagens atingiu os 24.5%, com mais de 43 mil milhões de embalagens recicladas, mais 4 mil milhões que no ano anterior.
No mercado ibérico, as embalagens atingiram uma taxa de reciclagem de quase 50%, tendo enviado para reciclagem cerca de 3 milhões de embalagens.