Quase metade das embalagens da Tetra Pak são certificadas
A Tetra Pak colocou no mercado ibérico, em 2013, cerca de 7.520 milhões de embalagens certificadas pelo FSC

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Em média, 75% de uma embalagem da Tetra Pak é constituída por cartão proveniente da madeira.
Enquanto empresa certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC), a multinacional do sector da embalagem “está empenhada em abastecer-se junto de florestas geridas de forma responsável e de outras fontes controladas, com o objectivo de utilizar 100% de cartão certificado pelo FSC. Esta percentagem elevou-se de 38% em 2012 para 41% em 2013. No último ano, foram colocadas no mercado 32 mil milhões de embalagens com o símbolo do FSC, o que traduz um aumento de mais de 5 mil milhões de embalagens em relação a 2012”, revela um comunicado da empresa.
Em Portugal e Espanha, foram colocadas no mercado, em 2013, cerca de 7.520 milhões de embalagens certificadas pelo FSC, o que representa 44% do total de embalagens colocadas no mercado. A meta da empresa é alcançar os 100% até 2015.
A longo prazo, a Tetra Pak tem como meta desenvolver uma embalagem totalmente renovável. Em 2013, foi dado um grande passo nesse sentido, com o lançamento mundial do sistema de abertura LightCap 30 de base biológica, produzido com polietileno de alta densidade (HDPE) derivado da cana de açúcar. Em 2013, chegaram ao mercado 1.1 mil milhões de embalagens com este sistema de abertura, praticamente o dobro do valor registado em 2012.
A Tetra Pak está ainda empenhada em aumentar a reciclagem de embalagens pós-consumo com o objectivo de duplicar para 40% a taxa global de reciclagem até 2020. Em 2013, a taxa de reciclagem global das embalagens atingiu os 24.5%, com mais de 43 mil milhões de embalagens recicladas, mais 4 mil milhões que no ano anterior.
No mercado ibérico, as embalagens atingiram uma taxa de reciclagem de quase 50%, tendo enviado para reciclagem cerca de 3 milhões de embalagens.