Selo “Portugal Sou Eu” chega a 1.400 produtos
No final do ano passado, cerca de 1400 produtos, de 200 empresas, ostentavam o selo “Portugal Sou Eu”

Rita Gonçalves
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A primeira grande campanha do “Portugal Sou Eu” arranca hoje (7 de Fevereiro) com a assinatura “Faço do meu País o melhor para mim”.
O ‘claim’ evidencia os “propósitos económicos e sociais do projecto e a forte ligação afectiva dos consumidores aos produtos com incorporação nacional e produzidos em Portugal”, explica um comunicado das entidades responsáveis pelo programa (AEP, AIP-CCI, CAP e IAPMEI).
Recorrendo a imagens fortes, baseadas em grandes planos de produtos emblemáticos para a nossa economia, aposta em tons quentes e suaves que remetem para um ambiente de modernidade e prosperidade.
Mas, a campanha “Portugal Sou Eu” vai além dos meios publicitários.
É uma campanha integrada que decorre também noutros suportes promocionais, como eventos de relações públicas, presença em feiras e congressos, debates em fóruns de discussão online e offline, acções em escolas, passatempos, depoimentos de líderes de opinião, programas televisivos, comunicação segmentada em redes sociais, entre outros.
A campanha promocional tem três grandes objectivos: captar aderentes para o projecto; sensibilizar o grande público para a escolha informada e para as vantagens sociais e económicas do consumo de produtos portugueses; e dinamizar uma ‘network comercial’ mais competitiva entre empresas nacionais.
No final do ano passado, tinham sido qualificados para usarem o selo “Portugal Sou Eu” cerca de 1400 produtos de 200 empresas. No seu conjunto, estas empresas representam um volume de negócios agregado de 800 milhões de euros e empregam cerca de 6 mil trabalhadores, numa dimensão média de 35 trabalhadores por empresa. Até à data, a esmagadora maioria dos produtos qualificados tem patentes e/ou marcas registadas e 76% é do sector alimentar.