China é já o maior consumidor mundial de vinho tinto
A China tornou-se o maior consumidor de vinho tinto do Mundo, à frente de França, Itália e EUA
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A China tornou-se o maior consumidor de vinho tinto do Mundo, à frente de França, Itália e EUA, segundo um estudo realizado pela Vinexpo, feira internacional do sector do vinho e das bebidas espirituosas, que regressa em Maio a Hong Kong.
Em 2013, foram consumidas 1.865 biliões de garrafas de vinho tinto (155 milhões de caixas de 9 litros), mais 136% face a 2008. O gigante asiático é agora o maior consumidor mundial de vinho tinto, logo seguido pela França, que desceu para a segunda posição com perto de 150 milhões de caixas de vinho e Itália com 141 milhões.
Os consumidores chineses começaram a aumentar o consumo de vinho tinto a partir de 2005. Entre 2007 e 2013, o consumo de vinho tinto multiplicou quase três vezes, enquanto em Itália desceu 18% e em França caiu 5,8%.
Além das conhecidas vantagens para a saúde, o vinho tinto é cada vez mais popular na China como alternativa ao consumo de bebidas espirituosas à base de arroz. Além disso, a cor vermelha é simbólica para os chineses. O encarnado é uma cor muito positiva na cultura chinesa, associada à saúde, poder e boa sorte. No mundo dos negócios, estes três valores são fundamentais.
A China é já o quinto maior produtor de vinho do Mundo. Mais de 80% dos néctares consumidos são produzidos no próprio país. No entanto, as importações estão a conquistar cada vez mais quota de mercado. Entre 2007 e 2013, as importações de vinho multiplicaram por sete e representam actualmente cerca de 18% de todo o vinho consumido no país asiático.