Wincor World 2014 mostra futuro do retalho
A Wincor World 2014 abriu as portas na cidade alemã de Rheda-Wiedenbruck para dar a conhecer as lojas do futuro
Rita Gonçalves
Conveniência na alimentação e marcas próprias impulsionam consumo em Portugal
Enólogo Carlos Lucas e Praxis criam a primeira cerveja de Encruzado do mundo
Nacex prevê aumento de 25% da sua atividade durante a campanha de Black Friday
Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso
Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio
Indústria alimentar e bebidas aumenta exportações em 10,2% entre janeiro e setembro
Porto recebe conferência sobre democracia e inteligência artificial
A Wincor World 2014 abriu hoje as portas na cidade alemã de Rheda-Wiedenbruck para exibir as lojas do futuro.
A feira que anualmente divulga as mais recentes inovações da fabricante de soluções de hardware e software, desenhados para optimizar os processos nas lojas de retalho, está este ano focada em soluções que permitem aumentar a eficiência nas operações e melhorar a experiência de compra do cliente.
Um total de 46 expositores, parceiros da Wincor, exibem numa área de 10 mil metros quadrados, uma panóplia de soluções de TI (Tecnologias de Informação) que prometem revolucionar o futuro do retalho e da banca.
“Os consumidores, actualmente, fazem negócios através dos seus smartphones e tablets, ao mesmo tempo que não dispensam a visita às lojas. Os retalhistas estão a mudar a forma de trabalhar para integrar esta tendência nas suas estratégias de negocio. Lançámos, por isso, varias soluções, sobretudo de software, para ajudar os retalhistas nesta tarefa”, disse Eckard Heidloff, presidente e CEO da Wincor Nixdorf, por ocasião da abertura da feira que tem lugar até amanha.
As lojas do futuro vão ter POS inteligentes, com dupla funcionalidade. Dependendo do objectivo dos retalhistas, estes POS podem ser operados pelos trabalhadores da loja e, através de um simples toque num botão, transformarem-se em ‘self-checkouts’ onde o consumidor faz a compra e o pagamento sem necessidade de intervenção do operador.
As lojas do futuro vão ter gigantes displays – sistemas polytouch – que reflectem a nossa imagem, permitem experimentar virtualmente uma série de produtos, como roupa e cosmética, fazer a compra e, logo de seguida, o pagamento. Tudo sem intervenção do funcionário.
As lojas de nova geração vão ter também o sistema “360 Scan Portal”. O consumidor coloca, um por um, os produtos no tapete rolante, que são lidos de forma automática quando passam num túnel, sem necessidade de passar o código de barras no scan.
Tablets que permitem fazer a compra e o pagamento através de cartão e imprimir o recibo, prateleiras com displays electrónicos, soluções para fazer compras em supermercados através do telemóvel, criação de zonas “cash point” para os clientes fazerem o apenas o pagamento das compras, destacam-se ainda na edição de 2014 no certame da Wincor.
Para responder à crescente aposta dos retalhista em lojas de proximidade, de menor dimensão, os self-checkouts estão mais compactos de forma a ocupar o menor espaço em loja e são compatíveis com cartões de fidelizações, talões de desconto ou vauchers de oferta.