Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro
Exportações de café ultrapassam €50 milhões, por Rui Nabeiro (AICC)
“O mercado internacional assume uma importância extrema no sector do café, em Portugal, tendo em conta que, segundo dados no INE, em 2012, as exportações ultrapassaram os 50 milhões de euros”

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Por Rui Miguel Nabeiro, Presidente da AICC *
Num contexto em que cerca de 80% dos portugueses ingere diariamente café, a bebida aparece associada a hábitos sociais e tradições, como traço distintivo da cultura portuguesa.
De uma forma geral, os portugueses preferem o “café expresso”, um tipo de café que sendo comum também em outros países do sul da Europa, em Portugal apresenta características únicas que definem o Expresso Português.
De acordo com os últimos dados da ECF (European Coffee Federation) relativos a 2011, a diferença de consumo de café entre portugueses e os congéneres europeus está mais estreita: a média de consumo de café em Portugal ronda os 4,7 kg por pessoa/ano enquanto nos países europeus se situa perto dos 6,4 kg por pessoa/ano.
Neste momento, segundo dados Nielsen, o mercado de café em Portugal vale 424.441.528 euros. À escala global, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e a segunda matéria-prima comercializada em todo o mundo (a seguir ao petróleo).
A constante reinvenção do sector e adaptação às exigências do mercado – como, por exemplo, através introdução de cápsulas para o segmento lar – e a aposta contínua nos mercados externos, faz com que se registe uma dinamização bastante positiva das vendas no sector.
O consumo de café ainda se faz maioritariamente fora de casa
A maioria dos portugueses continua a beber café fora de casa. No entanto, o consumo em casa tem vindo a aumentar nos últimos dois anos, registando-se uma aproximação aos hábitos de consumo de café verificados no resto da Europa, ou seja uma redução do peso do consumo do canal Horeca no consumo total.
Num cenário de mudança de hábitos de consumo, em que o consumidor final, um pouco por todo o mundo, tende a consumir mais café em casa sem, no entanto, se privar desse hábito, as vendas no retalho têm contribuído para a dinamização do sector. Segundo dados da Nielsen, o início do ano de 2013 pautou-se por um aumento de valor em +46% e de volume em +30% relativo às cápsulas, apresentando quotas de 105 milhões de euros e 2586 toneladas, respectivamente.
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e uma das principais matérias-primas comercializadas. Nesse sentido, o mercado internacional assume uma importância extrema no sector do café, em Portugal, tendo em conta que, segundo dados no INE, em 2012, as exportações ultrapassaram os 50 milhões de euros.
*A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) é uma associação patronal sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é promover e divulgar o café e apoiar todo um sector industrial e comercial que lhe está associado