Suntory adquire distribuidor de bebidas norte-americano
A multinacional japonesa de bebidas Suntory comprou a empresa norte-americana Beam

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A multinacional japonesa de bebidas Suntory comprou a empresa norte-americana Beam, fabricante do bourbon ‘Jim Beam’, por 16.000 milhões de dólares (11.765 milhões de euros).
A Beam é proprietária de uma ampla gama de bebidas, especialmente de bourbon (Maker´s Mark, Jim Beam), mas também produz tequila, vodka, rum e conhaque. A empresa vendeu 2.500 milhões de dólares em 2012.
A transacção vai permitir ao grupo japonês tornar-se no terceiro maior operador do segmento premium de bebidas espirituosas, com vendas anuais de 4.300 milhões de dólares (3.161 milhões de euros), revela a Inforetail.
A Suntory vai pagar 83,50 dólares por cada acção da Beam, o que representa uma subida de 25% face ao preço dos títulos da norte americana na passada sexta-feira.
A operação, que deverá estar concluída na segunda metade de 2014 caso receba luz verde do regulador, conta com o apoio dos conselhos de administração de ambas as empresas.
O presidente e conselheiro-delegado da Beam, Matt Shattock, vai continuar a conduzir os destinos da empresa.
O Suntory é o maior grupo de distribuição de bebidas no Japão, com vendas de 17.600 milhões de dólares em 2012. No seu plano de expansão internacional, destaca-se a compra da Orangina Schweppes, em 2009, e das marcas de bebidas energéticas Lucozade e Ribena. Actualmente, emprega 28.000 pessoas no mundo.