Consumidores são mais leais às marcas ‘verdes’
No próximo ano, à escala global, os consumidores pretendem adquirir mais produtos amigos do ambiente, revela um estudo conduzido pela GFK

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Um total de 80% dos consumidores à escala mundial querem que as empresas se envolvam activamente e contribuam para a resolução dos problemas ambientais e das alterações climáticas, segundo um estudo da FSC – Forest Stewardship Council, realizado pela GfK em 11 países.
O estudo regista que os consumidores têm maior confiança nas empresas e produtos quando estes são apoiados por marcas de certificação, “indicando de forma esmagadora, que preferem produtos sustentáveis e que tenham por base uma gestão responsável”.
No próximo ano, à escala global, os consumidores pretendem adquirir mais produtos amigos do ambiente – “confirmando o potencial de crescimento das marcas e empresas que optam pelas práticas sustentáveis”, estima o documento.
“É prioritário incrementar hábitos de consciencialização, e motivar as empresas a colaborar e implementar práticas ambientais, como factor de crescimento, diferenciação e valor acrescentado”.
Este estudo foi apresentado no âmbito do I Encontro Empresarial Ibérico do FSC. Uma iniciativa que teve como objectivos “demonstrar o impacto e o valor da certificação para as empresas e marcas ibéricas da fileira industrial florestal, e fortalecer parcerias no desenvolvimento de um sector ambientalmente benéfico e socialmente responsável”.
A fileira florestal representa 9,3% do total das exportações nacionais e é responsável por uma contribuição positiva de 2,25 mil milhões de euros para o saldo da balança comercial do País.