Foto de Sara Matos
Mercado de telecomunicações em contra-ciclo, por João Fanha (Gateway)
Segundo um estudo efectuado pela Digitimes Research, a venda de tablets será superior à venda de computadores portáteis em 2013
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Por João Fanha, director de marketing da Gateway Portugal
De acordo com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), no barómetro de vendas relativo ao primeiro semestre de 2013, a evolução do consumo de telecomunicações em Portugal foi um dos dois únicos mercados retalhistas não alimentares que registaram crescimento – neste caso de 4,8%. O outro mercado foi o dos medicamentos não sujeitos a receita médica que cresceu 1,2%.
O estudo inclui dados sobre a evolução do consumo em Portugal nos mercados alimentar, de bens de equipamento, de entretenimento e papelaria, de vestuário, de telecomunicações, de informática e de combustíveis. Relativamente ao retalho não alimentar, este sofreu de forma considerável o contexto macroeconómico recessivo e a consequente quebra no rendimento das famílias. O volume de vendas desceu 6,4% face ao ano anterior.
Quanto ao retalho alimentar, este obteve um ligeiro crescimento de 1,3% em 2012. Segundo a APED, foram a forte política de promoções e a oferta de propostas de valor que permitiram ao retalho alimentar travar quedas.
Mas efectivamente, o mercado de electrónica foi o que mais cresceu (4,8%), e tal deve-se à evolução tecnológica na área dos gadgets com a comercialização das últimas novidades deste mercado de telemóveis, smartphones e tablets. Sendo actualmente dos artigos mais procurados pelos consumidores é fácil apercebermo-nos do interesse do retalho na sua comercialização. Mas e a exposição? Esta deve ser atractiva e de experimentação confortável para que o teste dos artigos pelos visitantes de loja seja feita de forma simples e cómoda, potenciando o seu interesse para a compra. Mas claro, tal exposição acaba por fragilizar os artigos perante o furto se não forem tomadas medidas de segurança eficazes.
Segundo um estudo efectuado pela Digitimes Research, a venda de tablets será superior à venda de computadores portáteis durante o ano 2013. Os resultados deste estudo revelam ainda que a venda combinada de todos os tablets com sistema operativo Android (fora os tablets da Apple) está prevista alcançar os 121 milhões de unidades em 2013, o que se traduz num crescimento de 40,2%, perante os resultados de 2012.
Prevendo o crescimento no sector dos tablets, prognóstico apresentado aponta para que em 2015 sejam vendidos 300 milhões de tablets, 200 milhões dos quais serão de grandes marcas e os restantes 100 milhões pertencerão às denominadas marcas brancas.
Com base nestes números, é de salientar a importância de uma protecção adequada dos equipamentos electrónicos para um contínuo crescimento desta área de retalho. Mesmo em tempo de crise, em que o factor preço/benefício continua a ser um dos mais valorizados, o cliente continua a procurar uma experiência de compra positiva que o ajude a tomar uma decisão mais acertada. A procura pela compra certa é um processo mental complexo para os consumidores, uma vez que artigos como tablets e smartphones não são de compra por impulso dado os valores comerciais que apresentam.
Então como conseguir que os consumidores escolham determinada loja/montra em detrimento de outra? Já apontámos que a livre exposição com um merchandising apelativo consegue atrair visitantes à loja. Também ressalvámos a importância de uma experiência de compra confortável para “prender” o consumidor ao artigo exposto e ajudá-lo na sua decisão de compra. Como tornar todos estes factores compatíveis? Qual a estratégia para promover as vendas, sem deixar que roubem os artigos das lojas?
A Gateway continua a oferecer as soluções mais adequadas para responder às necessidades de cada área de retalho, tendo em Junho, no seu Road Show 2013, apresentado várias novidades, entre elas modelos inovadores de POD Displays que asseguram uma proteção eficaz, potenciando as vendas e gerando maior nível de satisfação aos visitantes/clientes.
Os POD Displays são as soluções mais requisitadas pelos retalhistas da área telecomunicações para protegerem estes artigos em loja. Desta forma, a Gateway tem desenvolvido soluções à medida para equipamentos móveis de telecomunicações que além de oferecerem um merchandising seguro, potenciam a livre comercialização com segurança, e oferecem uma experiência de compra muito positiva para os clientes. O livre acesso ao equipamento móvel, com experimentação dos menus e de todo o seu funcionamento é um factor motivador para o cliente, aumentando grandemente a possibilidade de compra. O staff de loja deixa de ser requisitado “a toda a hora”, ficando livre para outras operações de loja que necessitem mais recursos humanos, como um atendimento personalizado sobre um artigo já na fase de compra.