Europac aumenta produção em Viana do Castelo
O Grupo Europac registou um aumento de 10% nas vendas agregadas dos primeiros seis meses do ano

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O Grupo Europac registou um aumento de 10% nas vendas agregadas dos primeiros seis meses do ano face ao primeiro semestre de 2012.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado cresceu para 49,29 milhões de euros, um avanço de 20% face ao período homólogo.
O resultado líquido, esse, foi de 10,74 milhões de euros e representa uma evolução positiva de 360% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
A produção da fábrica de papel Kraftliner em Viana do Castelo aumentou 8,4% com os ganhos de eficiência introduzidos na máquina e o aumento da capacidade produtiva (+7,1%), explica um comunicado do gigante da indústria europeia do papel e cartão.
As vendas consolidadas da fábrica portuguesa cresceram 25% para 86,2 milhões de euros e o EBITDA da unidade aumentou quase 116% para os 25 milhões de euros, representando 49% do EBITDA total do grupo.
“Esta melhoria justifica-se com o aumento dos preços do kraftliner e com a evolução positiva das vendas”.
O conselheiro delegado do Grupo Europac, Enrique Isidro, sublinha que “num contexto macroeconómico complicado, os resultados do grupo no primeiro semestre de 2013 destacam-se pelo aumento do volume de vendas em todas as áreas de negócio, com uma descida da volatilidade dos preços da matéria-prima e do produto acabado que se vivia desde 2011, e pela melhoria da margem do papel kraftliner”.