México: cidades de média dimensão oferecem oportunidades
O volume de vendas do comércio a retalho mexicano superou os 210 mil milhões dólares em 2012

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O México (21º) subiu sete lugares no ranking do Global Retail Development Index (GRDI) elaborado pela A.T. Kearney, em resultado de um renovado optimismo sobre o ambiente macroeconómico e político do país.
“O consumo per capita cresceu 5,3%, impulsionado pelo aumento da confiança dos consumidores, pelo fortalecimento da moeda, pela redução das taxas de juro e consequente maior disponibilidade de crédito, e pela moderação da inflação”, revela o documento.
O volume de vendas do comércio a retalho mexicano superou os 210 mil milhões dólares em 2012 – metade do qual continuou a ser realizado através dos canais tradicionais. As cadeias Wal-Mart Soriana, Comercial Mexicana e OXXO representaram cerca de 60% do comércio a retalho moderno, tendo cada uma destas empresas planos para se continuar a expandir.
O retalho moderno está fortemente concentrado nas maiores cidades mexicanas, pelo que as cidades de média dimensão oferecem importantes oportunidades de crescimento. As vendas de e-commerce, embora representando ainda uma pequena parcela do comércio a retalho, aumentaram 23% em 2012, alcançando os 3 mil milhões de dólares.