15% das PME têm negócios em 6 ou mais países
O número de empresas que espera gerar cerca de 40% das suas receitas nos mercados internacionais vai aumentar 36% nos próximos três anos

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O número de empresas que espera gerar cerca de 40% das suas receitas nos mercados internacionais vai aumentar 36% nos próximos três anos, conclui um estudo mundial levado a cabo em parceria pela SAP AG e a Oxford Economics, um analista de mercado independente.
15% dos inquiridos tem actualmente negócios em seis ou mais países, número que se espera que venha a subir para os 35% em três anos, tendo por base as respostas obtidas neste estudo. Mais de um quarto dos inquiridos refere a crescente concorrência global como uma das três principais tendências que afectam os seus negócios actualmente.
Quase 60% afirma que a concorrência de empresas estrangeiras aumentou substancialmente nos últimos dois anos. E 59% dizem que estão presentemente a competir mais com grandes empresas que no passado.
Mais de metade dos inquiridos diz ainda estar a estabelecer, cada vez mais, parcerias com fornecedores e outros vendedores localizados fora dos seus mercados internos. Um número semelhante está a colaborar crescentemente com outras empresas através de plataformas e redes de negócios online para ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento. Quase 40% das PME referem a formação de alianças e parcerias estratégicas como um desafio-chave à medida que transformam as suas empresas para o mercado global. A computação na Cloud e as redes sociais são consideradas como importantes facilitadores.