Vírus H7N9 transmitido a humanos em mercado de frescos
O vírus da gripe das aves H7N9 foi transmitido aos humanos por galinhas num mercado de aves. A revelação foi publicada na Lancet
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
O vírus da gripe das aves H7N9 foi transmitido aos humanos por galinhas num mercado de aves, revela um estudo publicado na revista ‘Lancet’.
O estudo, citado pela Lusa, refere ainda não haver provas de transmissão de pessoa para pessoa.
Desde que surgiu pela primeira vez em humanos, em Fevereiro, o vírus H7N9 já infectou pelo menos 108 pessoas, 22 das quais morreram. Até agora a comunidade científica desconhecia a origem exacta do surto.
Uma equipa de cientistas na China, confirma, pela primeira vez, que o vírus foi transmitido por aves – especificamente galinhas num mercado de alimentos frescos – aos humanos, escreve a `Lancet` no comunicado em que anuncia a publicação do estudo.
Depois de os investigadores terem estudado quatro pacientes infectados com H7N9, na província chinesa de Zhejiang, a investigação concluiu que todos tinham tido contacto com aves de capoeira, fosse por causa da sua ocupação, fosse por visitarem mercados de aves.
Para determinar se o vírus estaria a ser transmitido por aves aos humanos, os investigadores recolheram amostras de fezes de 20 galinhas, quatro codornizes, cinco pombos e 57 patos, todos de mercados de aves que terão sido visitados pelos doentes.
Dois dos cinco pombos (40%), e quatro das 20 galinhas (20%) tiveram resultados positivos para a presença de H7N9.
Após analisarem a composição genética do vírus retirado de um dos pacientes, que compararam com a análise do vírus retirado de uma das galinhas, os investigadores concluíram que as semelhanças entre ambos sugerem que o H7N9 foi transmitido esporadicamente de aves para humanos.
Com Lusa