Quem lidera a Distribuição em Espanha?
Retrato da Distribuição Alimentar em Espanha, segundo um estudo da filial espanhola da Kantar Worldpanel
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Rita Gonçalves
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A cadeia retalhista espanhola Mercadona fechou 2012 com uma quota de mercado em valor de 21%, mais 1,3 pontos percentuais (p.p.) e é líder do mercado de FMCG (alimentação, drogaria, perfumaria, baby e pet food), segundo um estudo da filial espanhola da Kantar Worldpanel.
A par da Mercadona, só mais cinco empresas do TOP 20 da Distribuição em Espanha conseguiram aumentar a quota de mercado no ano passado. O grupo DIA cresceu 0,4 pontos para um “market share” de 7,9%. É a segunda empresa do TOP, à frente do Carrefour (7,6%).
A Alcampo, com uma subida de 0,2 p.p. (totaliza uma quota de 3%), também registou uma evolução acima da linha de água em 2012. Os supermercados Carrefour (0,7% de ‘market share’) e a Aldi (0,6% de quota) também aumentaram a quota de mercado em 2012, em 0,1 p.p.. E a Ahorramás aumentou a quota para 1,5%.
Do outro lado da barricada, estão os hipermercados Eroski (-0,2 p.p.), Capabro e Condis (ambos -0,1 p.p) que perderam quota de mercado no ano passado.
“As cadeias que mais cresceram em 2012 foram as que focaram a sua estratégia no preço, apesar de, neste sentido, ser surpreendente que o Lidl não tenha aumentado a quota de mercado, sublinha Susana Magdaleno, da Kantar, acrescendo que provavelmente se deve “a uma incorrecta gestão do mix das marcas de distribuição e de fabricante”.
A Mercadona, presidida por Juan Roig, aumentou a penetração nos lares espanhóis em 1,7% durante 2012, somando 370.000 novos clientes e a fidelidade dos seus consumidores aumentou 5%. Já o grupo DIA “cresceu pelas aberturas realizadas e pela gestão que faz dos produtos frescos”, esclarece a responsável da Kantar. A penetração das lojas DIA aumentou 2% (300.000 clientes) e a sua taxa de fidelidade subiu 3,7%. “A Alcampo também cresceu graças à aposta em marca própria, frescos e novas aberturas (penetração subiu 1% para 100.000 clientes), e a Ahorramás, aumentou a penetração em 2,4% durante o ano passado (60.000 clientes).