“Portugal precisa de uma estratégia de comunicação” (Ondina Afonso – Portugal Foods)
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods

Rita Gonçalves
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods, por ocasião do Fórum de Internacionalização do Sector Agro-Alimentar, que teve lugar hoje na Alimentaria Lisboa, para reflectir sobre as questões da internacionalização das empresas portuguesas.
Entre as queixas mais comuns das empresas portuguesas exportadoras está a falta de comunicação de Portugal no exterior. “Não existe uma marca. Não se trabalhou uma estratégia, falta um plano de comunicação e também tem um problema operacional, a dispersão dos fundos. Portugal aparece também de forma dispersa nos mercados internacionais”, sublinha Ondina Afonso.
“Nas feiras internacionais, países como Grécia, Espanha e Itália, ocupam quilómetros de área de exposição. Como é que os gregos e os espanhóis fazem? Têm recursos internos que trocam as voltas à legislação europeia”, exemplifica a Directora Executiva da Portugal Foods.