“Portugal precisa de uma estratégia de comunicação” (Ondina Afonso – Portugal Foods)
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
É preciso criar um plano de comunicação para promover Portugal no exterior, defende Ondina Afonso, Directora Executiva da Portugal Foods, por ocasião do Fórum de Internacionalização do Sector Agro-Alimentar, que teve lugar hoje na Alimentaria Lisboa, para reflectir sobre as questões da internacionalização das empresas portuguesas.
Entre as queixas mais comuns das empresas portuguesas exportadoras está a falta de comunicação de Portugal no exterior. “Não existe uma marca. Não se trabalhou uma estratégia, falta um plano de comunicação e também tem um problema operacional, a dispersão dos fundos. Portugal aparece também de forma dispersa nos mercados internacionais”, sublinha Ondina Afonso.
“Nas feiras internacionais, países como Grécia, Espanha e Itália, ocupam quilómetros de área de exposição. Como é que os gregos e os espanhóis fazem? Têm recursos internos que trocam as voltas à legislação europeia”, exemplifica a Directora Executiva da Portugal Foods.