Barbot ergue fábrica em Moçambique
A estratégia do grupo nacional Barbot em Moçambique, depois do “sucesso” da filial angolana

Rita Gonçalves
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A Barbot, marca portuguesa de tintas e vernizes, inaugurou instalações em Maputo, Moçambique, onde conta com uma unidade de produção e uma loja própria.
Após o sucesso da Barbot Angola, que em 2012 registou um crescimento de 25% face ao ano anterior, Moçambique é o país que se segue na estratégia de internacionalização do grupo.
A unidade de produção em território moçambicano arranca com uma capacidade de produção de 7.500 toneladas por ano.
A loja própria está localizada numa das principais artérias de Maputo, a Avenida 24 de Julho, sendo que conta ainda com uma rede de revendedores por todo o país. O investimento inicial foi de cerca de 1 milhão de dólares.
João Carlos Barbot, administrador-delegado em Angola e Moçambique, justifica a aposta no novo mercado com “as perspectivas de crescimento económico do país, que se apresenta como a próxima potência dos PALOP” – Países Africanos de Língua Oficial portuguesa.
O Grupo, que em 2012 facturou 48 milhões de euros, está presente em Angola, Cabo Verde, França, Bélgica, Luxemburgo e agora Moçambique. O volume de exportação representa actualmente cerca de 40% do total do negócio.
Em Angola, a unidade de produção tem capacidade para produzir 17.500 toneladas por ano, e opera seis lojas próprias, além de contar com uma rede de revendedores em todo o país.