João Carlos Barbot, responsável pela filial de Moçambique
Barbot ergue fábrica em Moçambique
A estratégia do grupo nacional Barbot em Moçambique, depois do “sucesso” da filial angolana
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Rita Gonçalves
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A Barbot, marca portuguesa de tintas e vernizes, inaugurou instalações em Maputo, Moçambique, onde conta com uma unidade de produção e uma loja própria.
Após o sucesso da Barbot Angola, que em 2012 registou um crescimento de 25% face ao ano anterior, Moçambique é o país que se segue na estratégia de internacionalização do grupo.
A unidade de produção em território moçambicano arranca com uma capacidade de produção de 7.500 toneladas por ano.
A loja própria está localizada numa das principais artérias de Maputo, a Avenida 24 de Julho, sendo que conta ainda com uma rede de revendedores por todo o país. O investimento inicial foi de cerca de 1 milhão de dólares.
João Carlos Barbot, administrador-delegado em Angola e Moçambique, justifica a aposta no novo mercado com “as perspectivas de crescimento económico do país, que se apresenta como a próxima potência dos PALOP” – Países Africanos de Língua Oficial portuguesa.
O Grupo, que em 2012 facturou 48 milhões de euros, está presente em Angola, Cabo Verde, França, Bélgica, Luxemburgo e agora Moçambique. O volume de exportação representa actualmente cerca de 40% do total do negócio.
Em Angola, a unidade de produção tem capacidade para produzir 17.500 toneladas por ano, e opera seis lojas próprias, além de contar com uma rede de revendedores em todo o país.