“Páscoa representa 35% da produção anual da Imperial”
Por ocasião da celebração da Páscoa, a CEO da Imperial, Manuela Tavares de Sousa, revela as apostas da maior fabricante nacional de chocolate para esta quadra
Rita Gonçalves
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Entrevista a Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial
Por ocasião da celebração da Páscoa, a CEO da Imperial, Manuela Tavares de Sousa, revela as apostas da maior fabricante nacional de chocolate para esta quadra
Quais as grandes apostas da Imperial para esta Páscoa?
A Páscoa é um dos períodos de maior consumo de chocolate, a par do Natal. Este ano, apostamos em várias novidades da marca Regina. Lançámos a “Quinta da Regina”, em que as figuras principais são coelhos, galinhas, pintainhos e ovos de chocolate de leite; amêndoas cobertas com chocolate negro e as avelãs cobertas com chocolate de leite; e os ovos da Páscoa, que este ano surgem com uma nova imagem.
Ainda como novidade, gostava de referir o Ovo Pintarolas, que surge com uma embalagem colorida e com dois brindes que certamente vão deliciar os mais pequenos. Temos ainda outras propostas, como o kit caça aos ovos, que inclui o jogo mais popular desta quadra, e o tripack Coelhos, todos com o selo de garantia e qualidade da Regina, que este ano celebra o 85.º aniversário. As amêndoas e avelãs Jubileu, nas suas embalagens requintadas, são também dos produtos mais procurados nesta época.
Qual o impacto desta época no negócio da empresa?
Sendo um dos picos anuais de consumo de chocolate, o impacto é significativo. A nossa qualidade e oferta alargada de produtos e a ligação emocional do chocolate a esta quadra potenciam-no.
Quanto representam as vendas na Páscoa face ao volume de negócios anual?
Como disse anteriormente, a Páscoa é um dos períodos do ano em que mais se consome chocolate e sendo a Imperial líder de mercado no segmento de Amêndoas com Chocolate, através das suas marcas Regina e Jubileu, naturalmente, tem muita relevância para a empresa, representando 35% da produção anual.
Qual os produtos estrela e os mais vendidos em Portugal, na Páscoa?
Os produtos mais procurados na Páscoa são as amêndoas com chocolate, os ovos de chocolate, as propostas do segmento de fantasias – como a Quinta da Regina, os coelhos de chocolate ou o Kit Caça aos ovos.
Quais as grande tendências de consumo neste sector?
Os consumidores são cada vez mais exigentes e selectivos. Procuram qualidade e sabem distingui-la, o que nos leva a crer, pelo crescimento que temos registado todos os anos, que estamos no caminho certo, com uma política de inovação, desenvolvimento e internacionalização que o comprova. Há uma tendência para procurar diversidade, embora a ligação emocional das pessoas às nossas marcas mantenha intemporais alguns dos nossos produtos históricos, como as Sombrinhas de Chocolate, os Aromas Regina, o Floc Choc, o Coma com Pão, as Pintarolas ou os caramelos Allegro e os chocolates Jubileu.
Qual a estratégia da Imperial para ultrapassar a recessão no consumo e crise económica que se vive no nosso país?
A nossa estratégia passa pela modernização tecnológica, pelo desenvolvimento e investigação, que nos permite criar produtos inovadores e com sucesso, e pela captação de novos mercados com uma política de internacionalização que coloca a nossa oferta já em mais de 45 países. Isto tem-se reflectido no crescimento da quota de mercado e no aumento da distribuição numérica e ponderada, bem como na maior visibilidade das nossas marcas.
Quais os grandes desafios das várias marcas em 2013?
O grande desafio que temos pela frente é o de tornar os nossos produtos cada vez mais atractivos para os nossos consumidores, conquistar novos clientes e expandir a comercialização das nossas marcas para novos mercados geográficos. Só assim será possível manter a Imperial nesta rota de crescimento sustentado, sendo capaz de gerar valor para os nossos clientes e consumidores, os nossos colaboradores e a comunidade onde estamos inseridos.