Exclusivo: Makro de Alfragide aumenta vendas com nova estratégia
A Makro de Alfragide aumentou as vendas de bens alimentares invertendo uma tendência de quebras que vinha vigorando até aqui. Saiba porquê
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Rita Gonçalves
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A nova estratégia da Makro em Portugal está a dar frutos. Pelo menos, na loja de Alfragide.
A nova organização do sortido e o investimento na redução do preço final de cerca de 4.000 bens essenciais permitiram a esta loja de Lisboa aumentar em 2% as vendas em valor de bens alimentares, e inverter uma tendência de quebras que vinha vigorando até aqui, explicou ao Hipersuper o director de loja, Ricardo Sá Nuno.
A área alimentar é responsável por cerca de 90% das vendas do estabelecimento.
“Estamos a recuperar clientes que se tinham esquecido da Makro e também a ganhar novos clientes”, garante Ricardo Sá, acrescentando que prevê um crescimento de 3% no volume de negócios da loja no acumulado de 2013. “Queremos ser a loja número 1 na Península Ibérica”.
A unidade de Alfragide, com cerca de 14 mil metros quadrados e 20.000 referências em carteira, adoptou no ano passado uma nova linha de exposição dos produtos, segmentada por “mundos de soluções” e direccionada para a “lógica de consumo”. “Facilitar a identificação e dar mais visibilidade aos artigos, foi um dos principais objectivos da remodelação do parque de lojas, assim como impulsionar a compra por impulso”.
Ricardo Nuno, que transitou de Gaia há cerca de um ano para dirigir a loja de Afragide, explica que o modelo aplicado em Portugal foi importado da Makro Espanha. “Designa-se BMM – Business Model Migration e deu provas de crescimento nas lojas da grossista em Espanha”. Recorde-se que, em Abril de 2012, a administração da Makro passou para Madrid, agora a única sede da empresa na Península.
Além da nova organização do layout da loja, o modelo BMM prevê uma reestruturação “profunda” nos recursos humanos, avaliando cada colaborador de forma a atribuir-lhe a função onde revela mais qualificações. Para isso, os 1.190 colaboradores da Makro em Portugal (227 em Alfragide), vão receber formação. Também a gestão de categorias é uma área intervencionada pelo projecto. “Vamos detectar o que querem realmente os clientes em cada categoria e melhorar o nosso perfil de compras”.
A bebida Coca-Cola é o produto mais vendido na Makro de Alfragide, mas a marca própria de óleo alimentar e azeite também está no topo das preferências dos clientes da Makro (retalho e hotelaria). As marcas próprias representam 20% das vendas.
No ano em que assinala o 23º aniversário em Portugal, o resultados de Alfragide são uma lufada de ar fresco na performance de uma empresa que tem vindo a perder terreno no nosso País. O impacto da subida do IVA neste sector foi a machada que faltava para abalar um sector em declínio há alguns anos, em Portugal e na Europa.