Insígnias de conveniência substituem retalho tradicional
Esta revitalização do comércio de proximidade traz oportunidades para as empresas que operam no sector dos produtos frescos e básicos
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Rita Gonçalves
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Novos conceitos de retalho estão a surgir na Europa.
“São lojas de conveniência e de proximidade que estão a transformar o comércio tradicional” em muitas cidades europeias, revela Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen.
“Estas lojas têm marca, apostam num sortido ajustado, com um preço atractivo e na marca própria”.
Coviran, Meu Super, Amanhecer, Ten to Ten, são algumas das insígnias que têm vindo a dinamizar o comércio alimentar tradicional em Portugal, com a abertura de novas lojas, mais ajustadas ao consumidor dos dias de hoje.
Na Europa, a Marks&Spencer, a Dia, o SPAR e a Rewe, estão a apostar forte na modernização do comércio tradicional, criando insígnias ajustadas ao novo consumidor. Dia Fresh, Marks&Spencer ou Rewe TO GO, são alguns exemplos dos nomes escolhidos para dar voz a esta tendência.
Esta revitalização do comércio de proximidade traz oportunidades para as empresas que operam no sector dos produtos frescos e básicos. Legumes, pão, iogurtes, leite e básicos, constituem o TOP 5 das categorias com maior frequência de compra neste formato. Também o sector do take away revela potencial, segundo Ana Barbosa.
Segundo um inquérito da consultora, 48% dos shoppers comprou take away – excluíndo frango assado e churrasqueira – em 2012 (em 2010 eram 37%) e 36% comprou em super e hipermercados.
A conveniência não se resume, no entanto, à distância. Na Europa, o retalho prolifera o lançamento de soluções para facilitar a vida ao consumidor, como a criação de pontos de recolha exclusivos para produtos encomendados pela Internet, entre outros serviços.