A estratégia da Barbot na Moderna Distribuição
Conheça a estratégia da Barbot na Distribuição Moderna, pela voz da directora de marketing da marca de tintas, Cristina Veríssimo
Rita Gonçalves
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Entrevista a Cristina Veríssimo, Directora de marketing da Barbot
Conheça a estratégia da Barbot na Distribuição Moderna, pela voz da directora de marketing da marca de tintas, Cristina Veríssimo
Qual a estratégia delineada pela Barbot este ano para o canal da grande distribuição?
A estratégia da Barbot para a grande distribuição passa pela aposta em soluções que vêm responder à crescente tendência “faça você mesmo”, em que o consumidor tem assumido pequenos trabalhos de pintura em casa, oferecendo uma gama de produtos de fácil utilização e uma oferta de cores direccionada para as tendências de decoração.
Nesse sentido, desenvolvemos produtos especificamente direccionados para este segmento e que estão presentes na grande distribuição – como a gama de cores Spicy, com uma embalagem muito prática e fácil de utilizar.
Como está a marca a contornar a crise? Qual o desempenho no ano passado?
A Barbot é uma marca histórica e uma referência no seu sector. A crise económica tornou os clientes mais exigentes, mas também mais fiéis, ou seja, arriscam menos nas suas decisões de compra, preferindo manter-se com as marcas que conhecem e nas quais confiam.
Prova disso, é o facto da Barbot ter merecido, entre o final de 2012 e o início de 2013, dois importantes prémios atribuídos pelos consumidores – a tinta Dioplaste foi eleita “Escolha do Consumidor” e o produto Barbot Infinity acaba de ser distinguida com o selo “Produto do Ano”. Este produto é pioneiro no mercado e distingue-se pela capacidade de se adaptar a qualquer superfície sem necessidade de primário, permitindo pintar paredes, madeiras, PVC, alumínio e outras superfícies com uma tinta única.
Que acções tem a marca desenhadas para dinamizar o negócio em Portugal?
O mercado está desafiante, sem dúvida, mas isso obriga-nos a procurar novas oportunidades e é o que temos feito. Temos apostado no desenvolvimento de diferentes soluções técnicas de alta performance para pinturas e reabilitação de fachadas, como é o caso dos revestimentos energeticamente eficientes Barbotherm e Barbotherm Cork.
Estamos também a reforçar a marca junto do consumidor final, apostando no desenvolvimento de produtos de fácil utilização, no lançamento de catálogos de cor para inspiração e nos canais de contacto directo com o consumidor, como as redes sociais, onde damos dicas e sugestões, esclarecemos dúvidas e divulgamos os nossos produtos.
Quais os objectivos da marca em 2013?
Os objectivos da Barbot mantêm-se: reforçar o posicionamento da marca como principal referência na decoração de interiores e soluções técnicas, continuar a investir na inovação e desenvolvimento das nossas soluções para responder às necessidades do mercado e dar continuidade à estratégia de crescimento da empresa, dentro e fora do país.
Vão apresentar novidades brevemente? Em que categorias e quais as inovações que trazem ao mercado?
A Barbot é, desde a sua génese, uma marca inovadora, que procura estar sempre um passo à frente das tendências da cor, do comportamento do consumidor e das necessidades do sector profissional. Para responder a todos estes desafios, temos investido cada vez mais em I&D, que representa actualmente cerca de 5% do nosso orçamento.
Este ano, vamos continuar a surpreender o mercado com novos lançamentos, sendo que o destaque vai para o alargamento da nossa gama de soluções técnicas – revestimentos e pavimentos, uma aposta forte para este ano.
Como está a correr o negócio internacional? Quais os planos da marca em Angola, onde estão a abrir lojas?
O projecto de internacionalização da Barbot tem vindo a evoluir de uma forma muito sustentável, crescendo à medida das necessidades dos mercados em que actuamos.
Em Angola contamos já com uma fábrica, seis lojas Barbot e uma rede de revendedores, que nos permitem uma boa cobertura do território. A nossa crescente presença em solo angolano permite-nos responder com rapidez e eficácia a essa procura e solidificar a nossa posição no mercado, não apenas com as grandes obras, mas como serviço directo a profissionais e clientes finais.
Trata-se de um mercado com uma evolução muito interessante e onde Barbot é actualmente uma das principais referências do sector das tintas.
Em outros países estão presentes? Quanto representa o negócio internacional?
A Barbot está presente em Angola, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo, sendo que o volume de exportação representa cerca de 40% do total do grupo.