Unilever melhora logística na Europa
A multinacional assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Unilever anunciou um ambicioso projecto logístico que visa reduzir, até 2014, cerca de 200 milhões de quilómetros por ano na distância percorrida pela frota de camiões, face a 201.
Esta redução será fruto do novo esquema de gestão de transportes, que estima reduzir de forma “muito significativa” o impacto da sua cadeia de distribuição no ambiente e no tráfego rodoviário europeu.
A Unilever assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa, que será dirigido a partir do centro de operações em Katowice, na Polónia. Este projecto, co-financiado pela União Europeia, utilizará tecnologia de ponta para maximizar a eficiência de carga dos camiões que vão ser utilizados.
Segundo Jan Zijderveld, Presidente da Unilever Europa, “este projecto vai permitir atingir os objectivos delineados no Plano de Sustentabilidade da multinacional do grande consumo. Vamos reduzir as emissões e o impacto que têm no ambiente. Não só reduziremos as emissões, como também prevemos criar novas estratégias de eficiência e eficácia que nos permitam duplicar o nosso negócio, mesmo reduzindo a nossa frota”.
A redução de tráfego será sentida em todos os países da UE, com particular impacto nas áreas mais congestionadas.
O projecto irá remover anualmente o equivalente a cerca de 154 mil viagens entre Bruxelas e Varsóvia e mais de 260 mil viagens entre Berlim e Bruxelas.
No Plano de Sustentabilidade, a Unilever “compromete-se a garantir que as emissões de CO2, provenientes da rede global de logística, deverão ser, até 2020, iguais ou inferiores aos níveis de 2010. O que irá representar uma melhoria de cerca de 40% na eficiência de CO2 da empresa. Em 2011, a empresa registou uma melhoria de 8% na eficiência de CO2, face ao ano de 2010”.