Unilever melhora logística na Europa
A multinacional assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Unilever anunciou um ambicioso projecto logístico que visa reduzir, até 2014, cerca de 200 milhões de quilómetros por ano na distância percorrida pela frota de camiões, face a 201.
Esta redução será fruto do novo esquema de gestão de transportes, que estima reduzir de forma “muito significativa” o impacto da sua cadeia de distribuição no ambiente e no tráfego rodoviário europeu.
A Unilever assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa, que será dirigido a partir do centro de operações em Katowice, na Polónia. Este projecto, co-financiado pela União Europeia, utilizará tecnologia de ponta para maximizar a eficiência de carga dos camiões que vão ser utilizados.
Segundo Jan Zijderveld, Presidente da Unilever Europa, “este projecto vai permitir atingir os objectivos delineados no Plano de Sustentabilidade da multinacional do grande consumo. Vamos reduzir as emissões e o impacto que têm no ambiente. Não só reduziremos as emissões, como também prevemos criar novas estratégias de eficiência e eficácia que nos permitam duplicar o nosso negócio, mesmo reduzindo a nossa frota”.
A redução de tráfego será sentida em todos os países da UE, com particular impacto nas áreas mais congestionadas.
O projecto irá remover anualmente o equivalente a cerca de 154 mil viagens entre Bruxelas e Varsóvia e mais de 260 mil viagens entre Berlim e Bruxelas.
No Plano de Sustentabilidade, a Unilever “compromete-se a garantir que as emissões de CO2, provenientes da rede global de logística, deverão ser, até 2020, iguais ou inferiores aos níveis de 2010. O que irá representar uma melhoria de cerca de 40% na eficiência de CO2 da empresa. Em 2011, a empresa registou uma melhoria de 8% na eficiência de CO2, face ao ano de 2010”.