Unilever melhora logística na Europa
A multinacional assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa

Rita Gonçalves
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
A Unilever anunciou um ambicioso projecto logístico que visa reduzir, até 2014, cerca de 200 milhões de quilómetros por ano na distância percorrida pela frota de camiões, face a 201.
Esta redução será fruto do novo esquema de gestão de transportes, que estima reduzir de forma “muito significativa” o impacto da sua cadeia de distribuição no ambiente e no tráfego rodoviário europeu.
A Unilever assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa, que será dirigido a partir do centro de operações em Katowice, na Polónia. Este projecto, co-financiado pela União Europeia, utilizará tecnologia de ponta para maximizar a eficiência de carga dos camiões que vão ser utilizados.
Segundo Jan Zijderveld, Presidente da Unilever Europa, “este projecto vai permitir atingir os objectivos delineados no Plano de Sustentabilidade da multinacional do grande consumo. Vamos reduzir as emissões e o impacto que têm no ambiente. Não só reduziremos as emissões, como também prevemos criar novas estratégias de eficiência e eficácia que nos permitam duplicar o nosso negócio, mesmo reduzindo a nossa frota”.
A redução de tráfego será sentida em todos os países da UE, com particular impacto nas áreas mais congestionadas.
O projecto irá remover anualmente o equivalente a cerca de 154 mil viagens entre Bruxelas e Varsóvia e mais de 260 mil viagens entre Berlim e Bruxelas.
No Plano de Sustentabilidade, a Unilever “compromete-se a garantir que as emissões de CO2, provenientes da rede global de logística, deverão ser, até 2020, iguais ou inferiores aos níveis de 2010. O que irá representar uma melhoria de cerca de 40% na eficiência de CO2 da empresa. Em 2011, a empresa registou uma melhoria de 8% na eficiência de CO2, face ao ano de 2010”.