Bacalhau aposta no comércio tradicional
O Bacalhau da Noruega é consumido há quase 400 anos em Portugal

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O fiel amigo dos portugueses, o Bacalhau da Noruega, consumido há quase 400 anos em Portugal, alcançou o estatuto de “Escolha do consumidor’13”, na categoria de ‘Origens’.
Os 60 consumidores deste produto, recrutados pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, deram a melhor pontuação ao Bacalhau especial da Noruega, em prova cega, na categoria de bacalhau salgado seco (simulação da compra) e confeccionado (simulação de consumo).
Segundo o inquérito, levado a cabo pela ConsumerChoice e a Marktest, 76% dos portugueses têm o hábito de comprar bacalhau e, no acto da compra do bacalhau seco salgado, os atributos que valorizam, maioritariamente, são a qualidade e o aspecto, além da marca e preço, variáveis não auditadas nesta iniciativa.
O Natal (Novembro e Dezembro) representa 40% das vendas de bacalhau em Portugal, sendo que 55% é oriundo da Noruega. O consumo total de bacalhau em Portugal é de 180 mil toneladas em fresco (70 mil toneladas salgado seco). Este ano, o consumo cresceu mais de 10%, revela um comunicado da Norge, Conselho Norueguês das Pescas, que representa os exportadores de peixe.
Campanha no ponto de venda
Com o Natal à porta, a Norge lançou um programa direccionado às lojas tradicionais de bacalhau seco salgado. O Conselho Norueguês vai fornecer aos comerciantes kits de comunicação – cartazes, sinalética de porta, marcadores de categoria e preço, autocolantes com selo para colar nos embrulhos de Bacalhau da Noruega e Sacos para transporte – assim como serão oferecidos diplomas, assinados pelo embaixador e pelo representante da Norge em Portugal, certificando-os como contribuintes da conservação da tradição do Bacalhau da Noruega.