Bacalhau aposta no comércio tradicional
O Bacalhau da Noruega é consumido há quase 400 anos em Portugal
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O fiel amigo dos portugueses, o Bacalhau da Noruega, consumido há quase 400 anos em Portugal, alcançou o estatuto de “Escolha do consumidor’13”, na categoria de ‘Origens’.
Os 60 consumidores deste produto, recrutados pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, deram a melhor pontuação ao Bacalhau especial da Noruega, em prova cega, na categoria de bacalhau salgado seco (simulação da compra) e confeccionado (simulação de consumo).
Segundo o inquérito, levado a cabo pela ConsumerChoice e a Marktest, 76% dos portugueses têm o hábito de comprar bacalhau e, no acto da compra do bacalhau seco salgado, os atributos que valorizam, maioritariamente, são a qualidade e o aspecto, além da marca e preço, variáveis não auditadas nesta iniciativa.
O Natal (Novembro e Dezembro) representa 40% das vendas de bacalhau em Portugal, sendo que 55% é oriundo da Noruega. O consumo total de bacalhau em Portugal é de 180 mil toneladas em fresco (70 mil toneladas salgado seco). Este ano, o consumo cresceu mais de 10%, revela um comunicado da Norge, Conselho Norueguês das Pescas, que representa os exportadores de peixe.
Campanha no ponto de venda
Com o Natal à porta, a Norge lançou um programa direccionado às lojas tradicionais de bacalhau seco salgado. O Conselho Norueguês vai fornecer aos comerciantes kits de comunicação – cartazes, sinalética de porta, marcadores de categoria e preço, autocolantes com selo para colar nos embrulhos de Bacalhau da Noruega e Sacos para transporte – assim como serão oferecidos diplomas, assinados pelo embaixador e pelo representante da Norge em Portugal, certificando-os como contribuintes da conservação da tradição do Bacalhau da Noruega.