Jerónimo Martins enfrenta concorrente de peso na Colômbia
O Carrefour já vendeu a operação de retalho na Colômbia. Saiba quem é o mais recente concorrente da portuguesa Jerónimo Martins naquele país da América Latina
Rita Gonçalves
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O negócio já foi confirmado. O grupo retalhista mexicano Cencosud comprou a operação do Carrefour na Colômbia, país onde a portuguesa Jerónimo Martins vai abrir os primeiros supermercados até Março de 2013.
A operação foi avaliada em 2.500 milhões de dólares, cerca de 1.910 milhões de euros.
A retalhista mexicana dá mais um passo no seu agressivo plano de expansão na América Latina, depois da aquisição de várias cadeias de retalho de pequena e média dimensão no Brasil nos últimos cinco anos.
A Cencosud detém operações no Chile, Brasil, Peru, Argentina e também na Colômbia, onde entrou em 2007. “Não só adquirimos uma grande operação, como o bilhete de expansão num mercado extraordinário. Nada disto teria sido possível através do crescimento orgânico”, esclarece Horst Paulmann, presidente da cadeia mexicana.
A venda da operação do Carrefour enquadra-se na estratégia da multinacional de focar o negócio apenas nas geografias onde já é líder de mercado ou onde tem condições para desenvolver posições de liderança.
O segundo maior retalhista do Mundo operava 72 hipermercados e outras 20 lojas na Colômbia com um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de euros.
A Jerónimo Martins, com operações em Portugal e na Polónia, anunciou no final de 2011 que vai desembolsar 400 milhões de euros em três anos para erguer uma operação de retalho alimentar naquele país da América do Sul. As primeiras lojas abrem até ao final do primeiro trimestre do próximo ano. O objectivo da Jerónimo Martins na Colômbia é estar entre as três maiores empresas do sector em 2020.