Maior rede europeia de cafetarias expande negócio em Portugal
A rede de cafetarias Costa-Coffee está a investir em Portugal. José Sousa, Sócio-Gerente, revela ao Hipersuper o plano de expansão da cadeia

Rita Gonçalves
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
A rede de cafetarias Costa-Coffee abriu um espaço nos Clérigos, coração do Porto, e vai inaugurar mais dois cafés até ao final do ano, revelou em entrevista ao Hipersuper José Sousa, Sócio-Gerente.
A marca nasce em 1971, pela mão de dois irmãos italianos. Sergio e Bruno Costa moavam café para distribuir em lojas locais. Sete anos depois, abrem o primeiro ponto de venda. E anos mais tarde, quando o negócio prosperava, a Costa-Coffee é adquirida pela Withbread e torna-se a maior rede de Coffee Shops do Reino Unido.
Hoje, detém 2.300 lojas em diversos países, como China, Irlanda, Rússia Grécia, Polónia, República Checa e Dubai, entre outros.
A Costa-Coffee é a maior rede europeia de cafetarias da Europa.
A loja dos Clérigos é uma loja premium, revela José Sousa. “Em todos os aspectos: localização, dimensão e conforto. O formato adoptado na decoração procura estar em linha com o ambiente cosmopolita da cidade e, também, com arquitectura do espaço onde se insere”.
O investimento para abrir uma loja Costa-Coffee “depende da dimensão e do tipo de loja. Pode variar entre os setenta e os quatrocentos mil euros. Para lojas de rua de dimensão média (150 m2) o tempo para o retorno do investimento será de cinco anos”.
O público-alvo da marca é “muito abrangente em termos sócio-económicos, de idade e sexo”.
Com três lojas em Portugal (Faro, Aeroporto Sá Carneiro e Clérigos), a Costa-Coffee vai abrir mais dois cafés até ao final deste ano e sete lojas em 2013. José Sousa levanta um pouco o véu das novas localizações. “Vamos abrir mais uma loja no Aeroporto Sá Carneiro. Penso que o Aeroporto de Lisboa merece também uma loja Costa-Coffee. Iremos continuar a abrir sobretudo lojas de rua, mas também marcaremos presença nos shoppings. Contamos ter em 2014 mais de trinta lojas”.
A Marhotel tem o frachising da marca em Portugal em regime de exclusividade.