5 visões do Mundo dos negócios em 2050 (com ilustrações)
Um estudo da DHL lança um olhar sobre o futuro do comércio, dos negócios e da sociedade. São cinco cenários diferentes para a vida em 2050
Rita Gonçalves
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O estudo “Delivering Tomorrow: Logística 2050”, levado a cabo pela Deutsche Post DHL com a ajuda de 42 especialistas em diversas áreas, lança um olhar sobre o futuro do comércio, dos negócios e da sociedade.
O estudo traça cinco cenários diferentes para a vida em 2050. Estas cinco visões do futuro são baseadas numa análise detalhada dos factores mais críticos, incluindo o comércio e hábitos de consumo, tendências tecnológicas e sociais, assim como as alterações climatéricas.
Cenário 1: “Economia selvagem – colapso iminente”
O mundo é caracterizado pelo materialismo e consumo de massa desenfreado. Este estilo de vida insustentável é alimentado pela exploração incessante dos recursos naturais e um grande desenvolvimento, situação que leva ao aumento da poluição e, inevitavelmente, a mudanças climáticas que provoca o aumento de desastres naturais em todo o mundo. Num mundo em crescimento tumultuoso, a procura por serviços de logística e transporte aumenta exponencialmente. Uma super rede de transporte global assegura a rapidez da circulação das mercadorias entre os centros de consumo. Com a aceleração das alterações climáticas, as cadeias de abastecimentos sofrem cada vez mais interrupções, causando o surgimento de novos desafios para as empresas de logística.
Cenário 2: “Eficiência das Megacidades”
As “megacidades” emergem como os centros de poder do mundo e o grande epicentro do crescimento sustentável. São simultaneamente as principais impulsionadoras e as beneficiárias da mudança de paradigma em direcção a um crescimento mais “verde e ecológico”. Para superar os desafios colocados pela expansão das estruturas urbanas, como sejam os congestionamentos e as emissões poluentes, as megalópoles tornaram-se campeãs da colaboração. A robótica revoluciona o mundo da produção e dos serviços. Os consumidores mudam os seus hábitos: os produtos passam a ser cada vez mais alugados em vez de adquiridos. Conceitos de tráfego altamente eficientes têm aliviado os congestionamentos. Uma super rede de transportadores globais, compreendendo camiões, barcos e aeronaves, assim como transportes espaciais, abriu importantes rotas comerciais entre as grandes megacidades do mundo. O sector de logística é agora responsável pela gestão de logística das cidades, nos serviços públicos, aeroportos, hospitais e centros comerciais.
Cenário 3: “Estilo de Vida Personalizado”
Este cenário descreve um mundo onde a individualização e consumo personalizado são penetrantes. A fabricação personalizada de produtos e a sua reciclagem acelerada permitem a produção ecológica e promovem a sustentabilidade. Os consumidores têm a capacidade de criar, projectar e fabricar seus próprios produtos. O desenvolvimento das impressoras 3D são essenciais para esta realidade. Isto leva a um aumento do fluxo do comércio regional, apenas as matérias-primas e os dados continuam a circular no mundo. Os sistemas de personalização e de produção regional são complementados por redes de energia e infra-estruturas descentralizadas. Para o sector da logística sobra apenas uma necessidade muito reduzida de transporte para longas distâncias de produtos prontos ou semi-acabados devido à localização das cadeias de valor. Os fornecedores de serviços logísticos asseguram fisicamente toda a cadeia de valor. Estes gerem igualmente a transmissão do fluxo de dados criptografados de construção e design dos produtos para alimentar as impressoras 3D. O acesso a boas condições logísticas em termos regionais, assim como uma forte rede local de alta qualidade serão factores essenciais para o sucesso de uma organização descentralizada de produção.
Cenário 4: “O proteccionismo paralisante”
Este cenário descreve um mundo onde o processo de globalização foi parado, devido a dificuldades económicas, ao nacionalismo exacerbado e ao surgimento de barreiras proteccionistas. O desenvolvimento de novas tecnologias deixou de ser uma prioridade e foi deixado completamente para trás. Simultaneamente a falta generalizada de recursos eliminou a mentalidade descartável e levou à produção de produtos de duráveis. Os elevados preços da energia e a drástica escassez da oferta levam a conflitos internacionais para o controle dos recursos energéticos. O sector da logística é então confrontado com os desafios colocados pelo declínio no comércio mundial e a regionalização das cadeias de abastecimento que daí resultam. Os Estados passam a considerar a logística como uma indústria estratégica. Devido às relações tensas existentes entre os blocos que se vão formando e alguns países, os fornecedores de serviços logísticos localizados em países de blocos livres agem como intermediários de um comércio num mercado internacional.
Cenário 5: “Resiliência Global – Adaptação Local”
Este cenário descreve um mundo muito marcado por um alto nível de consumo e que é sustentado por uma produção automatizada de baixo custo. As alterações climáticas, aceleram e acabam por provocar catástrofes naturais frequentes. Estes desastres vêm perturbar as cadeias de abastecimento e as estruturas de produção, provocando falhas repetidas de abastecimento. O novo paradigma económico aposta na transição para um estado onde se optimiza a eficiência, procurando simultaneamente reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência. A transformação radical dos sistemas de produção redundantes e a preferência pelas cadeias de abastecimento regionais ao invés dos sistemas globais anteriores, criam condições à economia mundial global para melhor resistir à adversidade. O mundo resiliente de 2050, cujas trocas de mercadorias foram regionalizados, tem por base uma actividade logística onde a segurança do abastecimento é a prioridade absoluta. As infra-estruturas sólidas garantem transportes fiáveis, mesmo nos períodos mais instáveis e perigosos. Para substituir os complexos processos de entregas “just-in-time”, grandes áreas de armazenamento, considerados infra-estruturas indispensáveis ficam localizadas próximas das instalações do fabricante.