João Costa, director da Yunit Corporate
Central de compras da YUNIT estima crescimento de 20% em 2012
O serviço de central de compras da YUNIT intermediou no ano passado um volume de negócios de 10 milhões de euros
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Rita Gonçalves
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O serviço central de compras da YUNIT, empresa que conheceu a luz do Sol em 2001 através de uma parceria entre o BES, a CGD e a PT, é especialista na negociação com fornecedores e na gestão das ferramentas tecnológicas onde são efectuadas as transacções.
“A YUNIT não adquire os produtos e serviços que negoceia nem os vende posteriormente aos aderentes. A encomenda e factura é sempre directa entre fornecedor e comprador”, explica ao Hipersuper João Costa, director da Yunit Corporate.
A aquisição dos produtos através da central de compras traz benefícios sobretudo económicos, sublinha o responsável. “Há vantagens económicas e de visibilidade sobre todo o processo de compras. As empresas conseguem obter melhores condições de compra por agregação de volume de compras e partilha de preços, mas também passam a ter menos custos afectos à negociação, uma vez que os custos destes recursos são partilhados por diferentes entidades. Além das vantagens económicas, a transparência do processo e o quebrar de relações instituídas, que algumas podem não ser benéficas às empresas, são outras das vantagens”.
A central de compras da YUNIT intermediou no ano passado um volume de negócios de 10 milhões de euros e estima crescer este ano 20%.
Como funciona?
O serviço de Central de Compras da YUNIT consiste essencialmente em três processos. No processo de negociação com fornecedores, agregando os volumes de compras dos diferentes participantes nas Centrais de Compras. No de transacção, simplificando o processo de encomenda pelo comprador e de recepção da mesma pelo fornecedor, aumentando a transparência e a fiabilidade. Por fim, através da implementação de soluções tecnológicas de comunicação entre compradores e fornecedores e tendo a informação das transacções efectuadas, é possível disponibilizar a todos os interessados um conjunto de informação estruturada, que de outra forma seria muito mais difícil de obter.
É dirigido a todas as empresas que se pretendam associar para “obterem melhores condições de negociação, quer através da partilha de informação, quer pela agregação dos volumes de compras. O mais difícil é ultrapassarem a questão de partilharem informação com um “concorrente vizinho”, perceberem que os seus concorrentes hoje em dia estão à escala global, e que as empresas portuguesas são de uma forma geral muito pequenas para poderem conseguir condições de compras competitivas face a players de dimensão internacional”.