“A Zurich tem 21% de quota de mercado na agro-indústria”
As soluções Zurich Agricultura Alimentar e Zurich Alimenta foram relançadas este ano. Conheça melhor as propostas.

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As soluções Zurich Agricultura Alimentar e Zurich Alimenta foram relançadas este ano. Conheça melhor as propostas.
Qual a oferta da Zurich para agro-indústria?
A Zurich oferece soluções dirigidas e criadas especificamente para as empresas que operam no sector agro-alimentar, através do seguro Zurich Agricultura Alimentar, e para as empresas que operam no sector da agro-indústria através do seguro Zurich Alimenta. Com a oferta destas duas soluções abrangemos o processo completo desde a produção até à transformação industrial, a um preço competitivo.
Em que consiste a Zurich Agricultura Alimentar?
Dirigida para as empresas e empresários que operam no sector agrícola nas áreas da cerealicultura, horticultura, fruticultura, viticultura e olivicultura, integra numa única solução a protecção do património, através do seguro multi-riscos do edifício e do conteúdo, a protecção das pessoas através do seguros de acidentes de trabalho que garante todos os colaboradores da empresa de acordo com a legislação em vigor, das mercadorias, do automóvel e ainda a responsabilidade civil do segurado emergente da sua actividade rural.
E a solução Zurich Alimenta?
Direccionada para as empresas que operam no sector da agro-indústria: empresas relacionadas com a produção de lacticínios, azeite, vinho e outras bebidas não alcoólicas, possibilita numa única solução inovadora e completa o acesso a um plano de coberturas exclusivas, integrando a venda conjunta do multi-riscos, acidentes de trabalho, responsabilidade civil, acidentes pessoais e automóvel, permitindo combinar produtos de acordo com as especificidades de cada empresa. A Solução Zurich Alimenta contempla, na sua essência, um conjunto de riscos associados numa cobertura base como, por exemplo, a responsabilidade civil exploração; inclusão de novos bens ou beneficiação nos já existentes; danos em bens de empregados; danos em bens de terceiros, perdas de exploração entre outros, que respondem às principais necessidades do segmento, permitindo ainda a contratação de coberturas complementares, como a combustão espontânea, bens refrigerados ou equipamento electrónico fixo e portátil.
Quais as principais vantagens?
Também para estas empresas a grande vantagem de contratar as soluções na Zurich é ter um serviço de qualidade disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, já que os imprevistos não têm hora para acontecer. Além do serviço de reconhecida qualidade da Zurich, as empresas têm a possibilidade de escolher as coberturas que mais lhe interessam, de acordo com as suas necessidades, mas também em função da disponibilidade financeira no momento. A Zurich efectuou um estudo de mercado antes da reformulação destas soluções e disponibiliza algumas das coberturas consideradas mais pertinentes pelos empresários.
Qual a quota de mercado da Zurich neste segmento?
Actualmente, a nossa quota de mercado nos alvos Agricultura Alimentar e Alimenta é de 19% e 21% respectivamente, valores que nos deixam bastante orgulhosos.
Quais as principais tendências de mercado neste sector?
Atendendo à aposta que actualmente se verifica no sector agro-alimentar, considerado como estratégico para Portugal, que importa cerca de 70% dos produtos alimentares que consome, à valorização da marca Portugal através de campanhas institucionais de âmbito nacional e internacional, a uma profissionalização cada vez maior dos nossos empresários e à qualidade reconhecida dos nossos produtos, com especial enfoque no azeite e nos vinhos portugueses, acreditamos que nos próximos anos o sector conheça uma evolução favorável.
Qual a facturação de cada uma das áreas?
A Zurich tem já uma carteira consolidada nestes alvos que no conjunto representam já mais de meio milhão de euros em produção.